Sistema de cobrança bancária
por chat é pioneiro no Brasil
Para usar a ferramenta, o
cliente deve acessar o WhatsApp do BB e iniciar uma conversa com o especialista
PJ, o assistente virtual do banco no aplicativo, digitando “#PJ”. Em seguida,
basta escrever “Preciso registrar um boleto” para aparecerem instruções na tela
de conversas.
O aplicativo pedirá as
informações do pagante (CPF, nome, endereço, complemento) e os detalhes de
pagamento (valor, vencimento). O boleto é gerado assim que as informações forem
confirmadas, com o cliente podendo encaminhá-lo ao destinatário.
O recurso também permite a
realização de consultas, quando o usuário digita “Preciso consultar um boleto.
Os documentos podem ser alterados com o comando “Preciso alterar um boleto”. As
duas opções permitem a geração de um PDF para compartilhamento.
No ano passado, o BB foi o
primeiro banco a oferecer um assistente especializado em pessoa jurídica no
WhatsApp. Além das transações da cobrança, o assistente faz atendimentos sobre
crédito, capital de giro, desconto de títulos, desconto de cheques, folha de
pagamentos, conta corrente, cartão de crédito e suporte técnico. A ferramenta
também permite consultas de saldo, de extrato e de limite do cartão.
Agência Brasil