segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Secretaria de Saúde de Cajazeiras capacita enfermeiros das UBS’s visando aprimorar conhecimentos sobre tratamento de Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cajazeiras, que tem a frente à Secretária Dra. Paula, junto a Coordenadora da Divisão e do Controle da Tuberculose e Hanseníase, Sananda Maciel, com os Coordenadores do Rede Escola, Renata Emanuele e Anderson Andrade, ofertaram um curso de atualização em HANSENÍASE para os enfermeiros atuantes das Unidades Básicas de Saúde, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência aos usuários dos serviços.

A capacitação se fez necessária, já que a região ainda é considerada endêmica para o agravo. A ação resultou em atividades teóricas e práticas, e aconteceu nos dias 15 e 16 desse mês, em alusão ao Janeiro Roxo, período no qual se comemora a Luta Mundial Contra a Hanseníase.

O treinamento foi ministrado pela palestrante Rayrla Temóteo, Mestra em Saúde Pública – UEPB e Doutoranda em Enfermagem – UFRN.

Sobre a Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente. 

A orientação é que as pessoas procurem o serviço de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.


Secom-CZ