quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Prefeito do PSDB defende que parlamentares federais foquem no municipalismo e lembra exemplo de Lira

Municipalista convicto, o prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho (PSDB), defendeu, em recente entrevista à imprensa, que os parlamentares federais da Paraíba deveriam se unir em prol dos interesses das 223 cidades paraibanas e cita, como exemplo a ser seguido, o senador Raimundo Lira (MDB), que vem, segundo ele, sendo um aguerrido municipalista.

Segundo o prefeito, o Governo Federal arrecada os impostos, mas não os divide de forma equânime, o que vem prejudicando os municípios, que ficam com a maior parte dos serviços prestados à população. Ele cita como exemplo o Programa de Saúde da Família (PSF), que as prefeituras têm que arcar com mais de 40% dos custos.

“Desde 2005 não houve um aumento na atenção básica. Então, a variação sofrida nos salários dos médicos nesse período é a prefeitura que arca. Aqui em Lagoa Seca, hoje, o próprio FUNDEB não dá para se pagar o magistério. Tem que haver um complemento da prefeitura para a gente continue pagando a folha em dia”, disse o tucano.

Ele destacou que, para conseguir botar as contas em dia, vem tomando medidas austeras de corte de contratações de prestadores e comissionados. “Para você ter uma ideia, hoje temos uma população de aproximadamente (trinta mil) pessoa e somente 49 prestadores. Além disso, assinamos um decreto solicitando a redução em 20% de todas as despesas”.

Fábio Ramalho disse que -, uma alternativa que vem buscando é o apoio, em Brasília, dos parlamentares federais. Para ele, exemplos como o do senador Raimundo Lira, que através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) propõe o aumento da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1% no mês de setembro, são muito importantes, destacando o compromisso do senador com os municípios. Ele lembrou que, fora isso, o senador também já destinou emenda para sua cidade, juntamente com outros parlamentares.

“O foco dele com os municípios ajuda muito, pois, tanto Lira como outros, sabem que somos como uns cabos eleitorais, pois para que eles possam retornar lá, é preciso que estejamos bem na cidade. Até porque a mentalidade do eleitor hoje é muito evoluída. Portanto, se os eleitores não sentirem que os parlamentares não estão ajudando as gestões municipais, com certeza esses parlamentares não terão aquelas votações expressivas. Então, temos hoje parlamentares que, além de se preocuparem com seus mandatos, viraram municipalistas e Raimundo lira tem dado exemplo disso”, afirmou o prefeito do PSDB.



Assessoria