sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Paraíba sediará ‘I Encontro Nacional de Forrozeiros’ entre os dias 20 e 22 de novembro

A Paraíba será palco de um dos maiores eventos de forró de raiz do país. O I Encontro Nacional de Forrozeiros acontecerá em João Pessoa, entre os dias 20 e 22 de novembro, e reunirá artistas, gestores culturais, pesquisadores do ritmo e autoridades políticas de vários estados brasileiros que debaterão a salvaguarda do forró como Patrimônio Imaterial do Brasil.

O evento, que acontecerá na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), conta em sua programação com shows-manifestos, mesas redondas, rodas de conversa, entre outras atividades. O ponto alto do I Encontro Nacional de Forrozeiros será o II Fórum Nacional de Forró de Raiz, que trará no dia 20 de novembro uma audiência pública organizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. A CDR é presidida pela Senadora Fátima Bezerra, responsável pelo encaminhamento do pedido de promoção da audiência púbica na cidade João Pessoa como parte do evento. “O forró tem um importante papel no desenvolvimento da região Nordeste e do país, na medida em que é responsável por milhares de empregos que vão além da sazonalidade dos festejos juninos. Neste sentido, avançar na construção da sua salvaguarda, significa lançar um ponto de partida para fomento de políticas publicas para este setor da cultura brasileira”, afirmou a Senadora.

Além do Governador da Paraíba Ricardo Coutinho, foram convidados a participar da audiência o Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, a Presidente do IPHAN, Cátia Bógea, a Presidente da Associação Balaio do Nordeste, Joana Alves e o cantor Santanna.

Para Lau Siqueira, uma audiência pública do Senado aqui no estado tem uma grande importância simbólica, “principalmente porque coloca a Paraíba no centro do debate sobre a apropriação do forró pelo povo brasileiro, para muito além do registro institucional”.

Já Joana Alves, principal articuladora do Fórum Nacional do Forró de Raiz, lembra que “o objetivo primordial do fórum é transformar o ritmo do forró tradicional em Patrimônio Imaterial do Brasil através da produção de Cartas de Diretrizes voltadas para a instrução técnica do registro e elaborada por cada um dos Estados participantes”.

O Encontro Nacional de Forrozeiros é iniciativa do Fórum Nacional do Forró de Raiz, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular – NUPLAR/COEP/PRAC/UFPB.

Artistas como Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Cezzinha, Chambinho do Acordeon, entre outros expoentes nacionais do forró já confirmaram participação no evento, que também terá “shows-manifestos” no palco da Praça do Povo no Espaço Cultural da Paraíba.


As inscrições para I Encontro Nacional de Forrozeiros podem ser realizadas de forma gratuita no site www.encontronacionaldeforrozeiros.com, onde também está disponível a programação completa do evento.


Assessoria Funesc