terça-feira, 2 de agosto de 2016

Executiva Estadual do PT afasta presidenta do Diretório de Pedras de Fogo e amplia veto de apoios para as Eleições de 2016

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba esteve reunida nesta segunda-feira (01), e entre os assuntos debatidos estavam às táticas eleitorais de alguns municípios, além da situação da presidenta municipal do PT de Pedras de Fogo, Loredana Ramos, que segundo a imprensa é funcionária do gabinete do deputado federal Manoel Júnior (PMDB).

Durante a reunião foi oficializado o afastamento da presidenta do PT de Pedras de Fogo do partido, algo que já estava acertado que seria feito pela Executiva, e que coincidiu com a apresentação de uma carta escrita por Loredana Ramos. Com o seu afastamento, os membros da Executiva encaminharam o pedido para a sua desfiliação e retirada do seu registro junto à Justiça Eleitoral.

A Executiva ainda deliberou, por ampla maioria, que naquele município o PT só se manterá na chapa proporcional se os demais partidos da coligação não estiverem vinculados a chapa majoritária do PMDB.

Na mesma reunião também foi vetada a aliança do PT com o PSDB na cidade de Lastro, e vetada à aliança do PT com o DEM em Alhandra.

Segue abaixo a Ata da reunião:

“ATA DA REUNIÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PT DA PARAÍBA, REALIZADA EM 01 DE AGOSTO DE 2016”.
 
No primeiro dia do Mês de Agosto de 2016 às 14h horas, na Sede Regional do PT PB, depois de verificado o quórum, instalou-se a reunião da Executiva Estadual. A Reunião teve inicio com a seguinte Pauta: Informes, Eleições de 2016, Conjuntura e Alianças 2016 nos Diretórios e Comissões provisórias. Não tendo informes, foi dado inicio de imediato a pauta da reunião, obre recursos e tática eleitoral dos municípios do PT da PB, sendo encaminhado por esta executiva da forma que segue no quadro abaixo:

Município: Lastro
Situação: Solicitação de apoio a candidato do PSDB
Encaminhamento: Vetado o Apoio
Votação: UNANIMIDADE com uma Abstenção

Município: Jacaraú
Situação: O município não realizou o Encontro e não definiu sua Tática Eleitoral
Encaminhamento: Realizar reunião do Diretório Municipal até às 12h do dia 03/08 para definição da tática. Caso não seja realizada a reunião a Executiva Estadual definirá a política de alianças do DM para as eleições 2016.
Votação: UNANIMIDADE

Município: Alhandra
Situação: Solicitação de apoio a candidato do DEM
Encaminhamento: Vetado o apoio.
Votação: 06 votos favoráveis ao veto, 03 contrários e 01 abstenção.

Município: Monte Horebe
Situação: Recurso do filiado Olavo de Souza solicitando “intervenção” na instancia municipal daquela cidade alegando a falta de “democracia interna ..., acordos e apoios a candidatos ...”
Encaminhamento: Rejeitado o recurso por ausência de provas para fundamentar o pedido.
Votação: UNANIMIDADE

Município: Igaracy
Situação: Recurso do Vice Presidente do PT de Igaracy contra a aliança do PT local com o PTB e PSDB na indicação do Vice.
Encaminhamento: Rejeitado o recurso. O veto a apoios do PT ao PSDB se dá apenas na indicação do candidato a Prefeito.
Votação: UNANIMIDADE

Ainda, sobre o município de Pedras de Fogo, foi debatida matéria de vários blogs locais afirmando que a Presidenta do DM daquela cidade, a filiada Loredana Ramos é funcionária do gabinete parlamentar do Deputado Manoel Junior. Em seguida, foi apresentada pelo Dirigente Enio Joab, uma carta da presidenta do DM solicitando “afastamento” do PT por motivos “profissionais e particulares”. Assim, esta Executiva ACATA O PEDIDO DE AFASTAMENTO do partido e solicita a SORG Estadual que proceda pela retirada da mesma do filiweb, sisfil e do registro como presidenta do DM de Pedras de Fogo junto à justiça eleitoral. Continuando o debate, foi colocada na discussão a vinculação política que o DM de Pedras de Fogo tem com o Deputado Federal Manoel Junior do PMDB, este sendo um dos principais opositores de nosso partido em nível nacional e estadual. Desta forma, ficou aprovado por MAIORIA que a presença do PT na coligação proporcional em Pedras de Fogo nas eleições 2016, com os partidos PSD, PP, SD, PSDB, PSL, PTdoB só poderá acontecer caso estes partidos também, não estejam vinculados a chapa majoritária do PMDB. Esta informação da não vinculação destes partidos com o PMDB foi repassada pelo dirigente Enio Joab. Foi marcada a próxima reunião da Executiva Estadual para o dia 03 de agosto de 2016, 15h na sede regional do PT. Sem mais para tratar a ATA vai assinada por mim, Secretário de Organização Jackson Azevedo de Macêdo com a lista de presença em anexo.


Jackson Azevedo de Macêdo
Secretário de Organização do Partido dos Trabalhadores da Paraíba
João Pessoa, 01 de Agosto de 2016