Em relação à pesquisa Ipec anterior, divulgada no dia 22 de setembro, há pouco mais de uma semana, portanto, Veneziano cresceu seis pontos, passado de 15% para 21%, o que dá uma média de praticamente um ponto por dia. O segundo foi o candidato João Azevedo (PSB), que cresceu dois pontos, passando de 35% para 37%. Pedro Cunha Lima subiu um ponto, passando de 20% para 21%. Já Nilvan Ferreira (PL) não apresentou crescimento, pois obteve 14% nas duas pesquisas.
Veja os números:
João Azevêdo (PSB): 37%
Veneziano Vital do Rêgo (MDB): 21%
Pedro Cunha Lima (PSDB): 21%
Nilvan Ferreira (PL): 14%
Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Antônio Nascimento (PSTU) e Major Fábio (PRTB) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4%. Não sabem/não responderam, 3%.
A pesquisa Ipec mostrou tres fatos importantes: o primeiro é que a eleição na Paraíba será decidida mesmo em dois turnos. O segundo é que, considerando a espiral positiva de Veneziano, com crescimento mais acentuado que os demais postulantes, a probabilidade maior é de que o 2º turno seja disputado por João Azevedo e Veneziano.
O terceiro fator reforça o segundo, pois além de ter apresentado o crescimento mais acentuado, Veneziano é o candidato que tem a menor rejeição (quando o pesquisador pergunta em que candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum), dentre os candidatos que pontuaram na pesquisa.
Veja os números:
Nilvan Ferreira (PL): 29%
João Azevêdo (PSB): 27%
Pedro Cunha Lima (PSDB): 17%
Veneziano Vital do Rêgo (MDB): 16%
A pesquisa Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 36 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02427/2022.
Da Redação, com G1 e Jornal da Paraíba