sexta-feira, 7 de outubro de 2022

HUAC participa de ensaio clínico inédito para comprovar eficácia de hidrogel produzido a partir de elemento encontrado na casca do camarão

Um estudo inédito que busca comprovar a eficácia de um hidrogel à base de quitosana, que é um elemento encontrado na casca de camarão, está sendo conduzido no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh). O estudo está na fase clínica, na qual 18 pacientes estão sendo observados. Nove deles fazem o tratamento  com o hidrogel de quitosana e os demais outras técnicas curativas já utilizadas. 

O HUAC-UFCG/Ebserh possui Serviço de Neuropatia Diabética e P´w diabética atendimento a diabéticos e realiza cerca de 180 atendimentos mensais. A pesquisa havia se iniciado com a aplicação de películas com a base de camarão. No entanto, evoluiu para o uso do hidrogel, devido a uma maior adesão dos pacientes e facilidade no uso.  

“A pesquisa já tinha resultados excelentes e agora na fase clínica 3 também é muito promissor. É um tratamento pioneiro que estamos utilizando. Os pacientes recebem o hidrogel e fazem a aplicação diária em casa. Todos os dias mandam fotos para que a equipe possa acompanhá-los. Ele ainda não é comercializado, mas essa fase do ensaio clínico também já é uma das etapas para uma futura comercialização”, disse a médica Alana Abrantes, coordenadora da Sala do Pré-diabético do hospital escola.  

O estudo é realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que atuam no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio). Com função antimicrobiana e antifungica e capaz de evitar infecções, aumentando a produção de colágeno aumentando a capacidade de cicatrização. O hidrogel está ajudando no tratamento de ferimentos de difícil cicatrização, como nos casos de pé diabético.


Assessoria de Comunicação