terça-feira, 11 de outubro de 2022

Direção nacional de partido da base de Bolsonaro é o segundo maior doador da campanha de João Azevêdo na Paraíba

Com o início do segundo turno das eleições estaduais na Paraíba, muitos questionam quem os candidatos a governador na disputa estão apoiando para Presidente da República. O candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) evita ter um “lado” político e afirma que a disputa tem que ser focada no estado. Já o candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) afirma estar apoiando o candidato a presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Porém, quando se verificam detalhes da campanha de cada candidato, ligações não publicáveis acabam vindo à tona. No caso de João, a sua prestação de contas mostra que ele vem recebendo apoio logístico de um dos maiores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é a direção nacional do Progressistas.

A partir de uma consulta ao site Divulgacand, que registra as receitas e gastos dos candidatos, verifica-se que o segundo maior doador da campanha de João Azevêdo na Paraíba vem sendo a direção nacional do Progressistas, que tem como maiores expoentes o atual presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, e o senador e Chefe de Gabinete do presidente da República, Ciro Nogueira, ambos fies escudeiros do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o TSE, a direção nacional do PP já repassou para a campanha de João Azevêdo o valor exato de R$ 443.780,00. Vale ressaltar que não foi a direção estadual do PP, que tem como candidato a vice-governador Lucas Ribeiro, que fez as doações, mas a direção nacional do PP, que é o maior aliado de Bolsonaro no primeiro e segundo turno destas eleições. Veja detalhes: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2022/2040602022/PB/150001613757

Outro fato que chamou a atenção nesta semana foi o lançamento, na Paraíba, do comitê João/Bolsonaro, que fica localizado na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. O questionamento sobre esse assunto fica sobre quem pagou o aluguel deste comitê, já que este dado não aparece na prestação de contas do candidato Joao Azevêdo junto à justiça eleitoral. Mais um mistério que poderá trazer novidades na política da Paraiba para os próximos dias.


Da Redação