Após ser procurado por partidos como REDE e PCdoB, a Executiva Nacional do PSOL aprovou nesta sexta-feira (10/12) a abertura de conversas formais entre os três partidos na perspectiva de consolidação de um Federação Partidária.
Em se consolidando esse unidade, o PSOL entra em outro patamar de disputa nos estados em 2022, na Paraíba passa a ter condições de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e superar a cláusula de barreira para Câmara Federal. Já para as eleições de 2024, em se repetindo ou ampliando a votação de eleições anteriores, a militância considera que o PSOL está com a mão em uma das vagas para Câmara Municipal da capital.
Resolução Aprovada:
1. A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados apoiou o projeto que cria as federações partidárias. Reconhecemos que essa é uma medida democrática diante das novas restrições da legislação eleitoral.
2. Consideramos que as federações permitem, ainda, o enfrentamento da cláusula de barreira, medida antidemocrática criada para asfixiar os partidos ideológicos com a justificativa de combater a “pulverização” do sistema partidário brasileiro.
3. Assim sendo, a Executiva Nacional do PSOL aprova a instauração de conversas formais com Rede Sustentabilidade e PCdoB, com vistas a avaliar a conveniência de uma federação entre um ou mais partidos de esquerda.
4. Propostas de diálogo com outras agremiações de esquerda serão apreciadas oportunamente pela Executiva Nacional do PSOL.
Executiva Nacional do PSOL
10 de dezembro de 2021