quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Professor na Paraíba escolhe Projeto de Vida e ministra aulas virtuais de motivação durante a Pandemia

Inspirado pelo modelo pedagógico, Ronaldo Magella escreveu livros e investiu em palestras virtuais para motivar jovens e professores  

 

É no dia a dia dentro da escola, em contato com os professores, que jovens presenciam experiências tão essenciais para o aprendizado quanto às aulas. A importância desses profissionais, para além da educação, também se faz presente na formação e desenvolvimento socioemocional dos estudantes.  

Na momento de isolamento e aulas remotas, durante o período da Pandemia, histórias como as de Ronaldo Magella, atual coordenador pedagógico do ECI Padre Jerônimo Lauwen, de Santa Luzia, na Paraíba, de Ensino Médio Integral, reforçam ainda mais que nesse processo aqueles que ensinam também aprendem e se transformam.  

Aluno de escola pública desde a infância, Magella se formou no curso de Jornalismo e Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e se tornou professor. Em 2017, ao entrar em contato com o EMI - Ensino Médio Integral, se encantou com as ferramentas pedagógicas existentes, em especial o pilar do Projeto de Vida, que foca na orientação e preparo do estudante não só para o mercado de trabalho ou vestibular, mas também para o futuro. Eixo central do EMI, o Projeto de Vida é um tema que ganhou bastante relevância com o anúncio do Novo Ensino Médio (NEM) pelo Governo Federal, já que a disciplina também deve se integrar ao ensino médio em todo o país.  

Com olhar voltado para uma educação pública de qualidade, moderna e atenta às necessidades dos estudantes e da comunidade, Ronaldo decidiu investir seu tempo em difundir e aprofundar o trabalho com o Projeto de Vida dos jovens. "Muitos alunos, por não terem referências, se sentem desacreditados. Grande parte vem de famílias simples e de uma realidade que não o motiva. A pandemia também refletiu na relação dos alunos com a escola, que apresentaram dificuldades com a modalidade de aula online. Meu intuito é mostrar que o ambiente escolar é repleto de seres sociais distintos, que precisam ser ouvidos, acolhidos e estimulados cada vez mais", explica o professor.  

Caravana do Projeto de Vida - Para motivar os jovens e trazer de volta o interesse pelos estudos e pelo planejamento de metas para o futuro, Ronaldo atualmente trabalha com caravanas online por toda a Paraíba, por meio de palestras e aulas mostrando sua paixão pelo Projeto de Vida e a potência dessa disciplina como um elo para a formação integral do estudante. Além disso, Magella também direciona ações dentro da coordenação pedagógica para engajar outros professores a escutarem seus alunos e se apoiarem nas ferramentas do EMI para incentivar a construção desse processo de autoconhecimento e aprendizado.  

"A pedagogia da presença só faz sentido se nós, professores e formadores educacionais, ouvirmos os alunos. É preciso fazer com que eles entendam que mesmo com nosso apoio, cabe a cada um deles mudar a sua própria realidade e desenhar os caminhos para alcançar seus objetivos. O Projeto de Vida não é apenas um pilar da escola, mas sim um projeto pessoal, criado para que eles construam e desenvolvam de acordo com seus interesses. É assim que os empoderamos e damos a eles a liberdade de escreverem suas histórias", reforça Magella.  

Conheça o EMI - Através de uma jornada escolar ampliada, de 7h a 9h diárias, o EMI oferece uma proposta diversificada, além do conteúdo pedagógico regular. Os estudantes têm aulas e atividades para conhecer técnicas que desenvolvem o hábito de estudar com autonomia por meio de suas próprias buscas e pesquisas, por exemplo.  

Em todo o Brasil são cerca de 3720 escolas no modelo e 778 mil estudantes. A modalidade apresentou crescimento exponencial no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), reforçando sua assertividade. Os índices de desempenho e rendimento também surpreendem. Enquanto a média nacional do IDEB foi de 3.9 pontos, o Ensino Médio Integral atingiu 4.7 pontos na média nacional, superando a meta Brasil de 4.6 pontos. Apesar de acumular os melhores resultados do Ensino Básico, o modelo, que promove a formação integral e cidadã dos jovens, ainda é pouco conhecido.  

Lançamento  

Professor e escritor Ronaldo Magella lançará livro de crônicas sobre modelo de Escola Cidadã Integral da Paraíba  

Lançamento acontecerá na Livraria Nobel de Patos dia 14 e na Livraria Nobel de Campina Grande dia 17  

O professor, escritor e jornalista, Ronaldo Magella, estará lançando no mês de dezembro o livro, Crônicas de uma escola cidadã: da escola para a vida, a coragem de sonhar e transformar, pela editora SF Editorial do Rio de Janeiro.  

O livro reunirá textos, crônicas e reflexões da experiência do professor no modelo de Escola Cidadã Integral, implantado na Paraíba há cincos, uma experiência educacional que vem transformando a Educação do Estado, ensejando uma perspectiva nova para jovens, alunos e estudantes.  

Ronaldo Magella começou a escrever sobre o modelo em 2017, quando teve contato com o mesmo na ECIT Seráfico Nóbrega de São Mamede, e veio ao longo dos anos escrevendo e reunindo os textos, que agora será transformado em livro.  

“Desde 2017, quando iniciamos no modelo da ECI, Escola Cidadã Integral, começamos, aqui e ali, escrever sobre a experiência educacional implantada na Paraíba, reunimos cerca de 100 textos, textos que buscam motivar professores, refletir sobre o modelo, a experiência, buscando sempre transmitir aos professores, coordenadores, alunos e gestores um pouco de ânimo e alegria, motivação e esperança’’. Comentou o professor  

Esse será o quinto livro de Ronaldo Magella, que espera ainda, até o final do ano, lançar mais três obras, um livro de crônicas, uma antologia de textos sobre Projeto de Vida e um romance que está escrevendo, além de um conto que sairá no livro Amores de Outono.  

Esse ano o professor participou do livro Outra Dose de Saudade, com dez poemas sobre saudade, esse livro esse que contou com a participação de nove poetas paraibanos, além de Ronaldo Magella.   

“Estamos escrevendo um romance, Nunca de Desista do Seu Projeto de Vida, que será o centro do Novo Ensino Médio, nesse livro uma aluna vai descobrir a sua identidade, o seu projeto de vida e como a escola, o modelo ECI, irá ajudar nessa busca”. Disse Magella.


Assessoria de Imprensa