De acordo com o gestor do CHRDJC, o evento foi muito importante, produtivo e norteador. “Ontem nós participamos de um momento ímpar onde as ações do Governo do Estado na área da saúde foram apresentadas, com resultados já alcançados e também a serem atingidos, com as diretrizes, objetivos e indicadores. Saímos de lá com metas bastante arrojadas”, explica Francisco.
Segundo o diretor do Complexo, o espaço onde será instalado o equipamento de hemodinâmica começa a ser preparado em janeiro. “A expectativa é que nossa hemodinâmica comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2022. Isso nos trará uma capacidade muito melhor de atendimento aos pacientes que precisam de intervenções emergenciais, a exemplo de pacientes enfartados que precisam de cateterismo de urgência, que hoje precisam ser encaminhados para CG ou João Pessoa para fazer o procedimento ou ainda pacientes que precisam de alguma ação imediata na área vascular” explica Francisco Guedes.
Falas de autoridades*
Na abertura do evento, o governador João Azevêdo agradeceu o empenho dos profissionais e reforçou o compromisso da gestão com a saúde dos paraibanos. “Como cidadão, tenho muita gratidão a todos vocês que tanto se dedicaram durante esse período de pandemia. Não podemos deixar de lembrar que, mesmo enfrentando todas as dificuldades, continuamos avançando, tivemos expansão dos serviços prestados, melhorias nas estruturas físicas e uma importante e necessária aquisição de equipamentos”, disse o chefe do poder executivo estadual.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, mencionou a importância do PES para nortear as ações com base na análise da situação de saúde do estado da Paraíba, necessidades da população e da gestão do SUS. “Entregamos ao Governador o Plano Estadual de Saúde 2020-2023 e mostramos também as ações que já foram executadas ao longo dos anos 2020/2021. Nesse contexto, eu destaco o sucesso do Opera Paraíba, que já ultrapassou a marca prevista de 12 mil cirurgias e a entrega de três hemodinâmicas para atender as 2ª e 3ª Macrorregiões de Saúde, evitando a sobrecarga do Hospital Metropolitano e proporcionando mais agilidade no atendimento dos pacientes daquelas localidades”.
A reunião aconteceu na Sala de Concertos do Espaço Cultural José Lins do Rêgo e contou com a presença dos secretários de Saúde da Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros, Dr. Daniel Beltrammi e Dra. Renata Nóbrega, além de diretores de hospitais e gerências regionais e executivas de Saúde.
Com informações da SECOM/PB