quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Hospital da Rede Ebserh em Cajazeiras conscientiza sobre o "Dezembro Vermelho"

O “Dezembro Vermelho” lembra importância da prevenção ao HIV. O número de novas infecções pelo vírus e adoecimento por Aids caiu em 2020, comparando-se com quatro anos anteriores. Porém, ela é uma doença grave, que ainda não tem cura e se expande entre a população. Sem um tratamento adequado, a enfermidade, que precisa ser combatida, pode causar a morte.

O Comitê de Humanização do HUJB-UFCG/Ebserh representado pela presidente, Idelane da Silva, em conjunto com os membros, realizará durante o mês de dezembro, ações educativas nas salas de espera, nos corredores da instituição e nas redes sociais sobre a importância da doação de sangue nos bancos de coleta, da prevenção em relação às doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a Aids, causada pelo HIV.

Atualmente, no Brasil, cerca de 1,4% da população doam sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para promover a conscientização das pessoas e aumentar esse índice. Quanto mais pessoas doando melhor e maiores as chances de manter os estoques de sangue sempre em níveis seguros (Ministério da Saúde).

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.



Assessoria de Comunicação