domingo, 28 de fevereiro de 2021

Ministério Público Federal mira negócios de Renan Bolsonaro

Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do presidente da República.
Foto: reprodução/Instagram.
De acordo com a revista Veja, Renan teria atuado como lobista, junto ao Governo Federal, para empresas que investem em seus negócios privados. Uma dessas empresas procurou fechar um acordo com o Ministério do Desenvolvimento para a construção de casas populares com granitos e mármores.Os negócios de Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do presidente da República, entraram na mira do Ministério Público Federal, que instaurou uma notícia de fato — procedimento preliminar para iniciar uma investigação.

Outra empresa observada pelo MPF é a produtora Astronautas Filmes, que tem contratos de R$ 1,4 milhão com o Executivo Federal e realizou, de graça, filmagem e fotografia da inauguração da empresa do filho caçula de Bolsonaro, como revelado pela Folha.


Com Folha/Focus

Cajazeiras inicia nova etapa de vacinação nesta segunda-feira 1º de março

O município de Cajazeiras recebeu uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, e já tem seu cronograma definido para iniciar a aplicação das 870 doses recebidas, a partir desta segunda-feira, 01 de março.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a programação para o público entre 80 e 89 anos, no Centro de Imunização instalado na zona norte para as pessoas que podem se locomover e com equipes volantes para quem está impossibilitado de se deslocar de suas residências.

Conforme o cronograma anunciado, a vacina será aplicada seguindo o cadastro das unidades básicas de saúde da família da cidade e das comunidades rurais, com o auxílio dos agentes comunitários de saúde.


Assessoria

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Reino Unido segue exemplo brasileiro ao adotar combustível renovável

O governo do Reino Unido decidiu nesta última quinta-feira (24), a adição de 10% de etanol na gasolina em todo o seu território, a partir de setembro deste ano. A medida abre discussão em todo o mundo: a Índia deverá elevar o uso do etanol para 20%, já nos EUA a adição de etanol deverá ser elevada para 15%. Autoridades mundiais começam a seguir o exemplo brasileiro desta mistura, que começa no tanque e traz grandes benefícios para a qualidade do ar e a consequente melhoria na respiração da população como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), principalmente em tempos de uma pandemia que afeta o sistema respiratório.

A gasolina E10 definida para lançamento em setembro de 2021 no Reino Unido é uma mistura ecológica de gasolina e etanol que poderá reduzir as emissões de CO2 para transporte em 750 mil toneladas por ano. A redução das emissões de transporte equivalente a 350 mil carros a menos nas estradas.

A adição do biocombustível etanol ocorrerá nas bombas em todo o país. O Reino já utilizava 5% e agora aumenta para 10%. A medida vai garantir a reativação de usinas e aumentar o número de empregos. Com isso, haverá redução nas emissões de CO2 e acelerar um país em direção a um futuro de transporte mais verde.

A introdução do E10 aumentará as oportunidades de emprego no Nordeste com a reabertura da fábrica de biocombustíveis vai garantir até 100 empregos.

Após uma consulta com os motoristas e a indústria, a introdução do combustível E10, que é uma mistura de gasolina e etanol feita de materiais que incluem grãos de baixa qualidade, açúcares e resíduos de madeira, vai impulsionar as ambições do governo de chegar a zero líquido até 2050.

O secretário de Estado de Transportes, Grant Shapps disse: “Estamos indo mais longe e mais rápido do que nunca para reduzir as emissões de nossas estradas, limpando nosso ar, enquanto aceleramos em direção a um futuro de transporte com emissão zero. Embora cada vez mais motoristas estejam dirigindo veículos elétricos, existem medidas que podemos tomar para reduzir as emissões de milhões de veículos que já circulam em nossas estradas, e essa pequena mudança para a gasolina E10 ajudará os motoristas em todo o país a reduzir o impacto ambiental de cada viagem”, informou.

“As duas misturas de gasolina que estão amplamente disponíveis no Reino Unido não contêm mais do que 5% de etanol, conhecido como E5. Já o combustível que está sendo lançado em setembro tem até 10%. Usar o bioetanol no lugar da gasolina tradicional pode reduzir as emissões de CO2 e, portanto, aumentar o teor de etanol na gasolina pode nos ajudar a cumprir nossas metas de mudança climática”, informou Shapps.


Assessoria

Ontem seria um dia de festa no Sítio Bom Jesus, mas foi só lamento e tristeza pela dor da partida precoce de José Hugo afirma Jeová

Nesta última quinta-feira (25), José Hugo Félix Lins, completaria 16 anos. No auge da mocidade ele tinha sonhos, era aluno do 9º ano da escola João Batista Campos, no Bom Jesus, distrito de São José de Piranhas, alimentava a esperança de ganhar o mundo, de ampliar horizontes além da cerca do sítio onde morava, ser alguém na vida quando crescesse. Seus pais, Jeová Lins e Maria Luiza Félix Lins, também viam seu filho crescer bonito, forte, destemido e alegre e também planejavam um futuro feliz para ele. Mas, ao invés de bolo e comemoração, esse 25 de fevereiro ficou marcado pela tristeza e lamento, além de um dor que não há descrição que a simbolize. 
Infelizmente, o jovem José Hugo, engrossou as estatísticas de vítimas da Covid e faleceu no dia de seu aniversário, em Cajazeiras. “Esse vírus que ignora o amor, que não tem compaixão, nem distinção de idade, raça, condição social deixa órfãos pais e filhos, acaba famílias, interrompe vidas sem a menor cerimônia. O que dizer para atenuar a tristeza de Jeová Lins, meu primo-irmão e de Maria Luiza, a mãe de José Hugo. Nem sei o que falar, a garganta engasga só de pensar em tamanha dor”, disse hoje (26), o deputado Jeová Campos, ao lamentar a morte do adolescente.

A morte por Covid é ainda mais cruel que por outras doenças, reitera Jeová, pois ela nos nega até a despedida do ente querido. “Ao ver a filmagem de Jeová Lins acompanhando solitariamente o carro que levava o corpo do filho, passa um filme na nossa cabeça. O do quanto somos frágeis e pequenos diante dos desígnios de Deus e o quanto essa doença é terrível e cruel”, afirma Jeová, questionando porque ainda há tanta gente que insiste em ignorar essa pandemia. “Não é brincadeira não. Está morrendo gente de todas as idades, com e sem comorbidades, gente pobre, gente rica, pois a manifestação do vírus é uma incógnita e ninguém sabe ao certo como o organismo vai reagir diante da doença, então, só nos resta se proteger e esperar pela imunização através da vacinação”, alerta o parlamentar lembrando ainda que as medidas preventivas de uso da máscara, do álcool em gel, de evitar aglomerações.

Sobre o caso de José Hugo - Ainda muito abalada, a família de José Hugo tenta entender a rapidez com que a doença o levou ao óbito e questiona até uma possível negligência médica. No último domingo, ele foi levado a UPA de Cajazeiras e depois da consulta foi liberado pelo médico para ir para casa. Na terça-feira, como o caso se agravava, ele voltou para a UPA com um exame de sangue que mostrava um PCR de 239, quando o normal é em torno de 6, mas, mesmo assim foi liberado para retornar para casa. A médica da UPA indicou para fazer o exame de Covid, mas, a coleta não foi feita na UPA, apesar dos sintomas que ele apresentava serem um indicativo de coronavírus. Mais uma vez, ele foi liberado, retornando depois para a UPA que, com o agravamento do quadro e após um Raio X, foi transferido na quarta-feira à tarde para o Hospital de Cajazeiras, com indicação de cirurgia no estômago, mas, foi a óbito poucas horas depois. “Diante disso tudo, penso que meu filho não teve a assistência que poderia tê-lo salvo, mas entrego a Deus a minha dor, na esperança que ele possa confortar meu coração que está dilacerado”, afirma Jeová Lins, o pai de José Hugo que comoveu muita gente num vídeo que viralizou na internet, ao acompanhar solitariamente o carro que levava o corpo de seu filho para o sepultamento.

 

Assessoria

Rostand Paraíba diz que seu mandato será “instrumento de valorização da cultura de Campina Grande e da Paraíba”

O vereador Rostand Paraíba (PP) afirmou nesta sexta-feira (26), através de suas redes sociais, que o seu mandato parlamentar será um importante instrumento de valorização da cultura de Campina Grande e da Paraíba. Ele deu como exemplo da riqueza cultural de nosso estado a cultura indígena, que, na Paraíba, tem seu ponto forte na região da Baía da Traição.

Rostand publicou nas suas redes sociais um vídeo produzido pelo Sebrae-PB que mostra pontos turísticos e gastronômicos da Baía da Traição, destacando os costumes do povo e as tradições culturais, sobretudo dos povos indígenas, e enalteceu a publicação. “Este vídeo produzido pelo Sebrae mostra o quanto a Paraíba é rica na manutenção da cultura indígena”, afirmou.

Esta semana o vereador apresentou-se no plenário da Câmara de Campina Grande com indumentárias indígenas, a exemplo de cocar e colares, e disse que a manifestação teve o objetivo de alertar para a necessidade de valorização dos povos indígenas do nosso estado e do fortalecimento de suas tradições culturais.

“Sou um grande defensor da nossa cultura e quero que nosso mandato parlamentar seja instrumento de consolidação das riquezas culturais de Campina Grande e da nossa Paraíba. Viva a cultura indígena!”, finalizou Rostand.


Assessoria

Senadores Nilda e Veneziano garantem destinação de emendas no valor de R$ 500 mil para instalação da Casa da Mulher Brasileira na PB

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), um equipamento de atendimento humanizado que facilita o acesso a serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência doméstica e autonomia econômica das mulheres, deve se tornar uma realidade na Paraíba, por meio de iniciativa da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB). Na última quarta-feira (24), durante reunião por videoconferência com o defensor público geral da Paraíba, Ricardo Barros, a senadora Nilda Gondim garantiu a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para a construção do equipamento.

Nilda Gondim também falou em nome do senador Veneziano Vital do Rêgo, que também se comprometeu com a destinação de uma emenda no mesmo valor, totalizando R$ 500 mil de incremento para a instalação do equipamento, que é concebido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A parlamentar lembrou que, quando deputada federal, teve a oportunidade de discutir violência doméstica no Brasil estando à frente da Subcomissão Especial sobre Violência contra a Mulher. Além da destinação de emenda, ela se comprometeu em angariar apoio para a instalação da CMB junto à bancada paraibana no Congresso Nacional. “Esta é uma causa nobre, necessária e urgente”, pontuou.

O DPG Ricardo Barros destacou a importância do equipamento para o estado, ressaltando que o atendimento à mulher vítima de violência doméstica não pode ocorrer apenas no ambiente jurídico e que o apoio e proteção às vítimas, por meio de um conjunto de órgãos voltados a essa finalidade, é fundamental.

“Já estivemos no MMFDH, que nos disponibilizou três plantas de engenharia e construção com valores pré-definidos. Na Capital, dispomos de um prédio que pode ser adaptado para esta finalidade. Já em Campina Grande, temos avançado na aquisição de um imóvel e nas demais cidades adotaremos Centros de Referência. Só dependemos dos recursos para providenciar as instalações”, adiantou o DPG.

Também participaram da reunião a subdefensora pública geral, Madalena Abrantes, que aproveitou a ocasião para pedir à senadora apoio na aprovação das emendas apresentadas pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) ao texto da Reforma Administrativa no que se refere à autonomia das Defensorias Públicas; a coordenadora de Projetos da DPE-PB, Josefa Elizabete, e a coordenadora do Núcleo de Patos e representante da Coordenadoria de Defesa da Mulher da DPB, Monaliza Montinegro.

CASA DA MULHER BRASILEIRA - Criada em 2013, a Casa da Mulher Brasileira faz parte do programa Mulher Segura e Protegida, do MMFDH, e representa uma inovação em termos de gestão. Cada unidade reúne em um único espaço: Juizado Especial; Núcleo Especializado da Promotoria; Núcleo Especializado da Defensoria Pública; Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher; alojamento de passagem; brinquedoteca; apoio psicossocial e capacitação para autonomia econômica. Veja mais detalhes no link: https://www.defensoria.pb.def.br/noticias.php?idcat=1&id=2709

 

Redação com assessorias

JFPB já produziu mais de 200 mil atos judiciais desde o início da pandemia

É possível acompanhar, diariamente e em tempo real, o quantitativo no site da JFPB

Mais de 200 mil atos judiciais. Esse é o quantitativo já produzido pela Justiça Federal na Paraíba (JFPB) desde que foi instituído o regime diferenciado de trabalho (preferencialmente em home office) no órgão, em decorrência da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Segundo balanço apresentado no site da JFPB, desde 17 de março, foram proferidos 86.729 despachos, 57.500 sentenças, 35.584 decisões e 21.775 acórdãos, totalizando 201.588 atos.

De acordo com o diretor do Foro da JFPB, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, independentemente da pandemia, magistrados, servidores e colaboradores da Seção Judiciária paraibana estão empenhados em realizar um trabalho eficiente. “Estamos trabalhando para garantir a mesma prestação jurisdicional no âmbito da Justiça Federal, no entanto, com uma preocupação ainda maior pela preservação da saúde de todos os envolvidos“, declarou o magistrado, referindo-se ao trabalho preferencialmente remoto.

Para facilitar o acesso à informação, é possível acompanhar, diariamente e em tempo real, o quantitativo de atos judiciais proferidos pelos magistrados da JFPB (Sentenças, Decisões, Despachos e Acórdãos) na página principal do Portal do órgão (www.jfpb.jus.br). Os dados são disponibilizados pela ferramenta Business Intelligence (BI), disponibilizada pelo Tribunal Federal da 5ª Região (TRF5).



Assessoria de Comunicação 

Justiça Federal na Paraíba - JFPB

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Nova linha de crédito da Caixa tem juros atrelados à poupança

Financiamentos serão de até 35 anos e valem para construção e reformas

A Caixa anunciou, hoje (25), a criação de uma nova linha de crédito imobiliário. O financiamento, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (1), terá taxas de juros atreladas ao percentual de rendimento da Poupança, mais um percentual que irá variar de acordo com o perfil do cliente.

As taxas efetivas partem de 3,35% ao ano, somados à remuneração adicional da poupança: 70% da taxa Selic quando esta for igual ou menor a 8,5% ao ano; ou 6,17% ao ano quando a Selic superar 8,5% ao ano. O saldo devedor do financiamento será atualizado mensalmente pela Taxa Referencial (TR). O prazo de pagamento é de 35 anos (420 meses). O financiamento será válido para aquisição de imóveis novos, usados, construção e reformas.

Inicialmente, a Caixa prevê destinar R$ 30 bilhões à nova modalidade de financiamento, batizada de Crédito Imobiliário Poupança Caixa. No entanto, o banco admite a possibilidade de ampliar esta quantia caso haja demanda.

A linha de crédito também estará disponível para clientes de outros bancos a partir de março. Os interessados poderão fazer simulações no site da Caixa ou no app Habitação Caixa, por meio do qual também é possível efetuar a negociação. Aos que optarem por ter conta no banco, é possível pedir a portabilidade.

“Temos uma posição única [para operar com] este produto”, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães, apontando que, hoje, a instituição já conta com 145 milhões de clientes e R$ 387,6 bilhões depositados em contas poupança.

Guimarães destacou que, entre 2019 e 2020, as contratações de crédito imobiliário com recursos da poupança (SBPE) feitas pelo banco evoluíram de R$ 26,6 bi para R$ 53,7 bi – repetindo o crescimento superior a 100% que já tinha sido registrado entre 2018 (quando foram concedidos R$ 13,5 bi) e 2019.

Com a nova linha, a Caixa passa a oferecer quatro opções de financiamento imobiliário com recursos da poupança (SBPE), para aquisição de imóvel novo ou usado, construção e reforma. “Os clientes com relacionamento com a Caixa têm sempre juros menores. Quanto maior o relacionamento, menor a taxa de juros”, acrescentou Guimarães, frisando que, entre servidores públicos, as taxas variam entre 4,75% e 5,15%, enquanto para trabalhadores da iniciativa privada elas variam de 4,75% a 5,35%, enquanto para quem não tenha relacionamento bancário com a Caixa, ela é de 5,39%.


Agência Brasil

Hospital do Bem firma parceria com empresa que produz perucas e beneficia pacientes

Uma parceria firmada nesta quarta-feira (24), entre a direção do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, que administra o Hospital do Bem que integra a unidade, com a empresa Perucas Santa Catarina vai possibilitar que pacientes oncológicos recebam perucas de cabelos naturais. Caberá ao Hospital recolher os cabelos e enviar para a empresa que fará a confecção das perucas. O contrato firmado já está em vigor e como forma de consolidar a parceria, a empresa já doou 20 perucas que serão entregues durante uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no próximo 08 de Março.

“Sabemos que os cabelos é um item importante para manter a auto estima em alta e o tratamento oncológico, via de regra, afeta diretamente os cabelos. Daí, ser tão importante essa parceria que vai ajudar nossos pacientes a recuperarem a autoestima e enfrentarem o tratamento ainda mais motivadas”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, que junto ao diretor da Perucas Santa Catarina, Tiago Lamego, assinou o contrato, que não trará nenhum ônus para o Hospital, na noite desta quarta-feira.

Ainda segundo Francisco, no próximo dia 08 de Março as primeiras 20 perucas doadas serão distribuídas com as pacientes da unidade. “Vamos realizar uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e nada mais oportuno que distribuir as perucas, nesta data tão emblemática, para as nossas pacientes”, afirma Francisco, lembrando que por causa do período de pandemia, a comemoração será restrita e obedecerá todos os protocolos de proteção, principalmente, em função dos pacientes oncológicos terem sua imunidade baixa por causa do tratamento.


Assessoria de Imprensa

Senador Veneziano e governador João Azevedo tratam no Ministério da Infraestrutura sobre obras rodoviárias

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e o governador da Paraíba, João Azevedo, trataram, na tarde desta quarta-feira (25), em audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em Brasília, sobre a execução de obras rodoviárias no estado e da dragagem do Porto de Cabedelo.

Veneziano avaliou como produtiva a audiência, na qual o governador elencou para o ministro as principais obras de infraestrutura que serão executadas com recursos do governo estadual, em parceria com o governo federal.

“São obras estruturantes, como os Arcos Metropolitanos de Campina Grande e de João Pessoa, o viaduto da BR-101 - na direção do Distrito Industrial, para desafogar o trânsito na região, e a dragagem do porto de Cabedelo, além da renovação, por mais 20 anos, da delegação do referido porto”, informou o parlamentar.

Veneziano destacou ainda que a maioria das obras listadas pelo governador será executada com recursos do governo estadual e que precisa da anuência do Ministério da Infraestrutura.

Ele frisou que, juntamente com os demais membros da bancada federal, vai assegurar, no orçamento da União, os recursos para que as obras sejam implementadas, a exemplo da dragagem do porto de Cabedelo.

Ao final, o ministro Tarcísio Freitas acolheu totalmente os pleitos encaminhados e destacou a atuação do governador paraibano, que tem tocado um pacote de obras rodoviárias no estado e que busca, no governo federal, o apoio para destravar impedimentos que estão no âmbito do Dnit.

Já o governador João Azevedo considerou positiva a audiência e agradeceu o trabalho do senador Veneziano e dos demais membros da bancada federal.

Também estiveram na audiência os deputados federais Hugo Mota e Efraim Filho e o secretário Executivo de Representação Institucional do Governo do Estado em Brasília, Adauto Fernandes.

 

Assessoria de Imprensa

Neoenergia inicia formação do Complexo Eólico de Chafariz com mil quilômetros no Sertão paraibano

Cada equipamento pesa aproximadamente 1,4 tonelada e deve percorrer cerca de mil quilômetros até as obras de instalação do Complexo Eólico de Chafariz, no sertão paraibano. Quando concluído, empreendimento terá capacidade instalada de 471,2 MW.

As três primeiras naceles, das 136 que formarão os aerogeradores do Complexo Eólico de Chafariz, iniciaram suas jornadas de entrega nesta quinta-feira (25). 

Com cerca de 1,4 tonelada, os equipamentos fabricados pela Siemens/Gamesa percorrerão cerca de mil quilômetros até as instalações do complexo em Santa Luzia, na Paraíba. As naceles, de fabricação nacional, são desenvolvidas em Camaçari, na Bahia, e ficarão instaladas a 84 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares, movimentando pás que chegam a 129 metros de diâmetro. Ao todo, o empreendimento contará com 136 aerogeradores, em 15 parques eólicos, um dos modelos mais modernos do mercado global.

O complexo, quando totalmente concluído, em 2022, terá potência instalada de 471,2 MW de energia limpa e renovável. Desde o início das obras, em outubro de 2019, foram criados aproximadamente 1,4 mil postos de trabalho. A construção dos parques beneficiou a região também com ações voluntárias sociais e ambientais, como a capacitação e contratação de profissionais e a doação de painéis solares para escolas e unidades de saúde públicas. Os municípios do Sertão paraibano vão continuar recebendo investimentos da Neoenergia, com a implantação de uma linha de transmissão e a primeira usina solar de grande porte da empresa.

SOBRE A NEOENERGIA: companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

 

Gerência de Comunicação

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Deputado Jeová compara dados de mortes no Brasil e Cuba e afirma que país deveria investir mais na produção da vacina contra a Covid

Com 46.197 registros de pessoas contaminadas pela Covid-19,  das quais 40.979 se recuperaram e com um número de óbitos pequeno (304), Cuba prepara-se para ofertar aos seus 11,34 milhões de habitantes a vacina ‘Soberana 2’, produzida pelo Instituto Finlay de Vacinas de Havana. Para o deputado estadual paraibano Jeová Campos, o Brasil poderia se inspirar no exemplo de Cuba, investir em pesquisas e estimular a fabricação de vacinas contra a doença. “Cuba, mais uma vez, dá exemplo para o mundo, enfrentando essa pandemia estimulando seus cientistas a produzirem vacinas e já fala em imunizar em massa a população. Isso é o que deveria estar sendo feito aqui em nosso país”, afirma o parlamentar.

O deputado lembra que fazendo uma comparação com os dados do Brasil, proporcionalmente, em relação ao número de pessoas, há claramente uma discrepância no número de mortes. “Enquanto Cuba só registrou 304 óbitos, nós já estamos na casa dos 250 mil mortos e o número de óbitos não para de crescer. Essa segunda onda do Covid, ainda mais forte que a primeira, é não apenas uma constatação que a população não colaborou como deveria com as medidas restritivas, mas, sobretudo, que o governo Bolsonaro negligenciou e muito nesta pandemia”, afirma Jeová.

Os estudos clínicos da vacina ‘Soberana 2’ entram na fase 3 de testes clínicos agora em março e, segundo divulgação na Imprensa, o imunizante deve ser usado em caráter emergencial logo em seguida. “Enquanto assistimos perplexos o Governo Bolsonaro sequer ter um plano nacional de vacinação e ainda se recusar a comprar a vacina russa Sputnik V, Cuba nos dá uma lição de cidadania e respeito não só aos seus habitantes, inclusive, estendendo esse benefício aos turistas que visitarem a ilha este ano e ofertando as vacinas até para outros países, a exemplo de Vietnã, Irá, Venezuela e Índia”, destaca Jeová.

 

Assessoria de Imprensa

Stepan Nercessian lança o livro Garimpo das almas

Atrizes e atores possuem, talvez, mais vidas em si do que qualquer um de nós. Transformam-se em instrumentos e levam vidas destinadas a abrigar experiências daqueles que, muitas das vezes, sequer existem – personagens são criações com origem em muitos seres, formados a partir de memórias, imagens e ideias. Uma amálgama humana, em que um homem comporta cem. É partindo dessa experiência de múltiplas vidas e vozes que Stepan Nercessian, premiado artista e ator brasileiro, conhecido por trabalhos para a televisão e cinema, se lança em outra forma de contar histórias: a narrativa de ficção.

Publicado pela editora Tordesilhas Livros Garimpo das almas é um livro de prosa experimental no qual a poesia, a memória e um olhar elegantemente desprendido do ego imperam, como o olhar que só se pode conferir à vida em nossos últimos dias. No romance, um homem é abalado pela dura imposição do tempo sobre sua estada no mundo, criando contraste entre o que foi e o que é. Nessa desilusão derradeira, Nercessian constrói um personagem real, que poderia ser qualquer um de nós.

Em sua carreira de anos como ator, Stepan Nercessian conquistou a maestria sobre seu ofício e o reconhecimento do público e da crítica, tendo recebido o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de Melhor Ator em 2019 por seu trabalho interpretando o personagem principal no longa de Andrucha Waddington, Chacrinha: O Velho Guerreiro (2018).

Agora, em Garimpo de almas, Nercessian leva a mesma maestria ao construir vidas para o texto, fazendo das palavras e da literatura sua nova ferramenta e campo de estudo para viver vidas para além de si.

“A mente do escritor Stepan Nercessian é, antes de tudo, uma mente brasileira de colonização carioca, capaz de rir do que lhe faz mal, como nossos melhores sambistas, chargistas e escritores. O movimento do nosso autor pode ter duas direções distintas, sempre com as mesmas consequências – ou ele parte de uma desgraceira danada para rir-se dela, ou começa rindo da realidade banal para depois elevá-la a tragédia”. – CACÁ DIEGUES

Stepan Nercessian nasceu em 02 de dezembro de 1953, em Goiás. Filho de Karabet Nercessian, armênio, e dona Luiza Nercessian, cearense. Tem quatro irmãs, Armenia, Hayni, Anita e Celina. Casado com Desireé Nercessian, mora no Rio de Janeiro e tem mais de 50 anos de atuação nas artes. Premiado por suas atuações no cinema, na televisão e com passagens marcantes pelo teatro, Stepan também trabalhou como revisor e repórter no Jornal Cinco de Março, em Goiânia. Agora dedicado à literatura, promete outras obras após sua estreia com Garimpo de almas.

"Devemos ser gratos aos que realizam nossos sonhos e gratíssimos aos que sonham por nós, que nos ensinam a sonhar."

Sobre Tordesilhas

Ampliar sua atuação em outros segmentos do mercado, com ênfase nos gêneros de não ficção mais valorizados pelos leitores brasileiros, como biografias, memórias e livros de reportagem. Esse é o objetivo do selo Tordesilhas em sua nova etapa. O apuro na produção dos títulos continua sendo marca registrada do selo, assim como seu compromisso com o rigor das edições e da busca por autores renomados. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, estão no radar da nova Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do mundo no início do século 21.

 

Serviço:

Garimpo de Almas

 

Assessoria de Imprensa

CREF10 inicia ações alusivas aos 20 anos da Autarquia

O Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região - Paraíba (CREF10/PB) deu início às ações alusivas aos 20 anos de existência e atuação, que serão comemorados, especificamente, no mês de setembro de 2021. Nesta quarta-feira (24), o CREF10 divulgou a logomarca que representa a trajetória da instituição e, durante o ano, anunciará outras atividades relacionadas ao marco histórico.

Criado em 2001, o CREF10 era responsável, inicialmente, pela jurisdição da Paraíba e do Rio Grande do Norte, mas em 2015, após um redimensionamento do Sistema CONFEF/CREFs, o Conselho passou a ter responsabilidade, apenas, pelo estado da Paraíba. Atualmente, o CREF10 conta com uma Sede, localizada em João Pessoa; uma Seccional, em Campina Grande; e uma Representação, em Cajazeiras, abrangendo alguns dos principais pontos do estado. O número de profissionais registrados gira em torno das oito mil pessoas e cerca de mil estabelecimentos estão cadastrados no Conselho para atuar na área da Educação Física. 

“Ao longo desses 20 anos, trabalhamos ao lado, e em prol, da categoria que é tão relevante para o âmbito social. Sabemos das dificuldades referentes à pandemia da Covid-19 e vamos realizar ações alusivas ao momento, de maneira segura e viável” enfatizou o presidente do CREF10, Francisco Martins da Silva. 


Assessoria de Comunicação do CREF10

Eva apresenta requerimento pedindo atenção especial as famílias assistidas pelo CRAS Aluizio Campos

Requerimento da vereadora aprovado em plenário pede ao poder executivo e a fábrica de automóveis que dê preferência, quando da contratação de pessoal, aos moradores da região

A Vice-Presidente do Poder Legislativo Municipal apresentou na sessão da terça, 23, um Requerimento de Indicação sugerindo ao poder executivo municipal que quando da contratação dos primeiros funcionários para a instalação da fábrica de automóveis em Campina Grande no Complexo Multimodal Aluízio Campos se dê preferência de contratação dos moradores do Conjunto Habitacional, principalmente os assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social instalo na região.

Quando o melhor prefeito da história de Campina Grande, Romero Rodrigues, criou o Complexo Aluízio Campos, ele pensou em três áreas fundamentais que deveriam ser instaladas no local: Saúde, Educação e Assistência Social. E a equipe do CRAS faz um excelente trabalho de acompanhamento das famílias em vulnerabilidade social, destacou Eva.

Eva Gouveia também falou que a Câmara de Vereadores tem um trabalho fundamental na fiscalização desses investimentos para que a contrapartida social seja feita beneficiando os moradores do local.

Comemoramos e não poderíamos deixar de aprovar a geração de emprego e renda em Campina Grande, porém nosso trabalho vai continuar em defesa das famílias mais carentes, disse a parlamentar.

O CRAS instalado num dos maiores conjuntos habitacionais do Brasil foi inaugurado na gestão de Eva Gouveia como Secretária da Assistência Social no governo do ex-prefeito Romero Rodrigues.


Assessoria de Imprensa

Senador Veneziano debate na bancada sobre prioridades do orçamento de 2021 para a Paraíba

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou da reunião da bancada federal realizada na manhã desta quarta-feira (24/02), no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O encontro contou também com a presença do governador João Azevedo, que apresentou as emendas prioritárias do Governo do Estado ao Orçamento da União.

O senador considerou a reunião positiva e disse que as propostas enviadas à bancada pelo governador João Azevedo contemplam 13 eixos de desenvolvimento do Estado, com destaque para as áreas de  saúde, educação, turismo, agricultura, recursos hídricos, turismo e transportes

“Foi uma reunião de procedimentos e tivemos a oportunidade de ouvir o governador, além de  prefeitos presentes, sobre as prioritárias ao Projeto de Lei  Orçamentária Anual de 2021”, disse o senador Veneziano. Dentre as prioridades anunciadas pelo governador João Azevedo estão a dragagem do Porto de Cabedelo e o Centro de Convenções de Campina Grande.

O próximo passo é a apresentação das emendas individuais e de bancada, até o dia primeiro de março, ao Coordenador da bancada, deputado Efraim Filho. As emendas de bancada totalizam 241 milhões e 460 mil, para serem distribuídas entre os parlamentares (senadores e deputados).

Das emendas individuais, cada parlamentar terá direito a uma emenda no valor de 16 milhões, que podem ser divididas em 25 sugestões. A previsão é de que o Congresso Nacional vote o projeto orçamentário no final de março.


Assessoria de Imprensa

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Protesto: mulher tira a roupa em frente à Caixa Econômica Federal de Cajazeiras

A protagonista ficou pelada por cerca de 40 segundos e logo seguiu a caminhada

Uma mulher, de aproximadamente 30 anos e aparentando sintomas alcoólicos, tirou a roupa e ficou totalmente pelada na manhã desta terça-feira (23), na cidade de Cajazeiras.

O ato aconteceu por volta das 10h da manhã. Ela caminhava pela rua e ao chegar, em frente à agencia da Caixa Econômica, parou e ficou despida sendo observada por dezenas de pessoas que estavam na fila do banco. A mulher, aparentemente descontrolada, gritava em ato de protesto contra o banco e pedia que a Polícia a prendesse.

A protagonista ficou pelada por cerca de 40 segundos e logo seguiu a caminhada. Em respeito aos leitores não mostraremos a imagem da mulher sem roupas.


Por Tribuna 10

Jeová parabeniza o Hospital Napoleão Laureano pelos seus 59 anos de atuação

“As pessoas que são assistidas pelo SUS, as pessoas mais humildes e as que não têm nenhum recurso são atendidas pelo Hospital Napoleão Laureano, uma casa de saúde que presta relevantes serviços aos paraibanos e hoje, quando ela completa 59 anos de atuação, faço um Voto de Aplauso para registrar e reforçar a importância do Laureano no atendimento aos doentes de câncer.

Eu próprio sou testemunha da eficiência e competência do tratamento que oferta o Laureano, pois quando precisei me tratar encontrei lá tudo o que eu precisava, sendo muito bem acolhido como são todas as pessoas que precisam de tratamento oncológico na Paraíba!”, disse hoje (23), o deputado estadual Jeová Campos.

O Voto de Aplauso proposto por Jeová não constava na Ordem do Dia da sessão remota desta terça-feira, mas foi incluído a pedido pelo parlamentar e acatado pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino. “Eu conheço de dentro o Laureano, não falo apenas de teoria.

Fui paciente daquela Casa e criei vínculos com ela para o resto de minha vida, aliás, a causa do câncer ela me movimenta e o fará por toda a minha vida”, refrçou Jeová, adiantando que está tentando marcar uma audiência com o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Dr. Carneiro Arnaud, com o governador João Azevedo.


Assessoria

JFPB divulga edital para seleção de estagiário voluntário de Direito

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) divulgou edital para seleção de 01 estagiário voluntário do curso de Direito, bem como formação de cadastro de reserva, para a Subseção Judiciária de Sousa. O edital com todos os detalhes do processo seletivo foi disponibilizado no Diário Oficial Eletrônico da 5ª Região dessa segunda-feira (22).

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada de 1º e 05 de março através de envio de documentos para o e-mail da 15ª Vara Federal: 15vara@jfpb.jus.br. Os interessados poderão sanar possíveis dúvidas pelo mesmo correio eletrônico, por ligação telefônica ou por mensagem de WhatsApp para (83) 98183-8630.

O estagiário terá direito a auxílio-transporte diário de R$ 7,00 e seguro de acidentes pessoais. O auxílio somente será pago na modalidade de trabalho presencial. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais e o estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O processo seletivo compreenderá: classificação dos candidatos, até a 40ª posição, com atribuição de nota de 0 a 10, que será equivalente ao CRA/CRE junto à instituição de ensino; entrevista pessoal, a ser realizada em 18/03. A entrevista será na modalidade on-line, preferencialmente através da plataforma Google Meet, e será gravada, abordando conhecimentos técnicos acerca dos temas constantes no Edital.

O resultado definitivo será disponibilizado, no dia 24/03, no Diário Eletrônico da JFPB (Área Administrativa) e encaminhado por e-mail aos candidatos.


Seção de Comunicação Social

Justiça Federal na Paraíba - JFPB

Amor Fraterno: bandeira acima de todos os ódios humanos

A humanidade, sabendo ou não, anseia por um clima espiritual e social menos poluído. Tudo isso só pode parecer utopia num orbe saturado de ódios e contendas de todos os matizes. Entretanto, tendo alcançado o entendimento superior a respeito do que fazem neste burgo planetário e cientes de que sua vida prosseguirá após a morte, a mulher e o homem, mais dia, menos dia, saberão valer-se de todas as riquezas da Terra, sem delas se tornarem escravos. Atualíssima lição moral de Paulo Apóstolo, recomendável também para os representantes dos povos do mundo:

— Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas (Primeira Epístola aos Coríntios, 6:12). 

Ora, tenho sempre advertido que Deus nos deixa moralmente livres, mas não imoralmente livres, pois todos os atos humanos têm infalível consequência, pública ou no interior daqueles que os perpetram, seja nesta dimensão densa ou na mais sutil. 

A poluição do ar, a da comida, a das águas, a das terras, a dos animais, todas elas originam-se na poluição espiritual, mental, moral, ética, visto que resultam do desamor das criaturas para consigo mesmas. É desdobramento da ganância como constituição de uma sociedade que cava a sua própria sepultura. Isso tudo só pode ser suplantado quando o Amor Fraterno for bandeira erguida acima de todos os irracionalismos odientos, porquanto, não me canso de repetir o que o Cristo nos revelou, por intermédio de João Evangelista, em sua Primeira Epístola, 4:8:“Deus é Amor”. 


José de Paiva Netto ― jornalista radialista e escritor  

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Rostand Paraíba reconhece gesto do presidente Marinaldo Cardoso que contribuiu para a sua eleição de vereador

O vereador de Campina Grande Rostand Paraíba (PP) aproveitou os primeiros dias de seu mandato parlamentar para agradecer os votos que lhe proporcionaram conquistar a vitória no pleito municipal de 2020, para representar os campinenses na Câmara Municipal. Ele citou nominalmente algumas pessoas e agradeceu, sobretudo, ao povo de Campina Grande, pela votação obtida.

Uma das oportunidades de externar os agradecimentos ocorreu na tribuna da Casa, quando Rostand utilizou o espaço para falar de sua vida pública e agradecer os votos obtidos. “Venho aqui a esta tribuna hoje só agradecer, a todos os que votaram comigo e me proporcionaram estar aqui, representando o povo de Campina Grande”.

Na tribuna, Rostand fez um agradecimento todo especial ao atual presidente da Casa, vereador Marinaldo Cardoso. É que no ano de 2012, quando Rostand era suplente de vereador pelo PRB, Marinaldo precisou se licenciar a abriu vaga para que Rostand tivesse a oportunidade de, pela primeira vez, atuar como vereador na Casa de Félix Araújo.

“Eu venho nesta caminhada desde 2012, quando fui suplente de vereador e assumi o mandato, substituindo, com muito orgulho, meu amigo, vereador Marinaldo Cardoso. Eu sei que ele é um homem de palavra. Quando fui do seu partido, o PRB, meu presidente, o senhor me proporcionou uma vaga de vereador aqui nesta Casa. Então, tenho que lhe agradecer também por estar hoje exercendo um mandato conquistado pelo voto popular, mas que começou com a sua palavra empenhada”, afirmou Rostand Paraíba.

O parlamentar do PP disse ainda ter a certeza de que Marinaldo Cardoso será um presidente dedicado e que irá ajuda-lo no que for preciso, para a boa condução dos trabalhos na Casa de Félix Araújo. “Tenho certeza de que o senhor irá conduzir os destinos desta Casa com competência, dedicação, amor e carinho. E vou lhe ajudar também no seu mandato como presidente, neste primeiro biênio”.


Assessoria de Imprensa

Prefeito de Monte Horebe revela anseio de emedebistas pela ascensão de Veneziano ao comando do MDB-PB

Filiado, há mais de 25 anos ao MDB paraibano, o atual prefeito reeleito da cidade de Monte Horebe, Marcos Heron, comentou que existe um anseio nas bases emedebistas do Estado da Paraíba, pela ascensão nome do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ao comando do MDB paraibano.

“Olá meus amigos e minhas amigas. Eu sou Marcos Heron, filiado ao MDB há aproximadamente 25 anos, onde fui vereador por oito anos, atualmente estou como gestor reeleito da cidade de Monte Horebe, onde obtive mais de 80% dos votos válidos, cidade onde conseguimos fazer toda a bancada de vereadores e suplentes pelo partido. E neste instante que nosso partido se encontra novamente com a presença do nosso senador Veneziano Vital do Rêgo, como também da nossa Senadora Nilda Gondim que assumiu recentemente, em virtude do falecimento do nosso líder maior José Maranhão que muito fez por nossa Paraíba, eu quero aqui externar meu incondicional apoio para que o nosso senador Veneziano possa conduzir os destinos do MDB paraibano”, disse o prefeito, assista: https://youtu.be/04FW30w9Ehc

Outros emedebistas ratificam essa posição - Seguindo esse sentimento, o ex-prefeito de Fagundes e presidente de honra do MDB na cidade, Gilberto Dantas; o prefeito de Caldas Brandão Fábio Rolim, do MDB, assim como outras lideranças do partido como a exemplo, do deputado estadual Raniery Paulino; do ex-deputado federal Benjamim Maranhão; dos vereadores Mikika Leitão e Cel Sobreira, únicos representantes do MDB na Câmara Municipal de João Pessoa, endossaram a torcida pela indicação do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para comandar o partido na Paraíba, após a morte do senador José Maranhão, no início do mês, por conta das sequelas da Covid-19. 


Redação

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Bruno Cunha Lima cumpre agenda de trabalho esta semana em Brasília

Prefeito de Campina Grande participará de evento no Palácio do Planalto e tem uma série de audiências na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional  

O prefeito Bruno Cunha Lima, de Campina Grande, viaja para Brasília (DF) nesta segunda-feira, 22, onde cumpre intensa agenda de trabalho durante toda a semana.

Já nesta terça-feira, 23, a convite do Palácio do Planalto, Bruno participa da solenidade Agenda do Prefeito + Brasil, às 16h. Está prevista a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Durante toda a semana, Bruno tem agenda de reuniões em Brasília, com visitas a ministérios, secretarias nacionais e sedes de órgãos federais. A primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima, que o acompanha na viagem, também tem compromissos agendados na Esplanada dos Ministérios.

Congresso Nacional - No Congresso Nacional, Bruno Cunha Lima será recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP), com quem mantém estreita relação há vários anos.

O prefeito campinense, aliás, leva na bagagem também projetos e pedidos para liberações de emendas, para encaminhamentos junto à bancada paraibana no Congresso.


Assessoria

Atriz Raquel Rolim participa de mais uma produção e atuação no cinema

A cajazeirense Raquel Rolim, participou do projeto de cinema filme de longa metragem "VIDA ENTRE FOLHAS" como produtora e atriz. No filme, ela interpreta a personagem Marly diretora de uma escola e contracena com Nairon Barreto (Zé Lezin), que viveu o personagem Zé, vice-diretor da escola.

O filme "VIDA ENTRE FOLHAS" é uma produção independente da STAIRS FILMES com C- produção e distribuição da SKY PICTURES, financiada com recursos próprios e apoios de empresas. Foi gravado entre os dias (10 e 31) de janeiro de 2021 nas cidades de Campina Grande, Bananeiras, Pocinhos, Areia, Borborema, Cabaceiras.

O gênero do filme é drama, fantasia, aventura e família. O filme tem como temática principal o analfabetismo adulto e também aborda mundos de fantasias e a literatura de cordel.

No elenco, se destaca grandes nomes nacionais como: Oscar Magrini, Paulo Cintura, Amazan, Nairon Barreto (Zé Lezin), Marcélia Cartaxo, Claudia Lira e, Fábio Campos, Magna Fontes, Raquel Rolim, Dadá Venceslau entre outros.




A direção do filme é do campinense Silvio Toledo que já vem se destacando em seus projetos no cinema com filmes de animação, drama, longas e curtas.


Assessoria