segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dos sete estádios que estão indicados para o Campeonato Paraibano, nenhum está liberado


Faltando duas semanas para o início do Campeonato Paraibano de 2013, nenhum dos sete estádios que estão indicados para serem utilizados pela Federação Paraibana de Futebol nas disputas da competição têm os laudos técnicos completos. O assunto preocupa o assessor jurídico da FPF, Jader Ribeiro Filho, responsável pelo recebimento dos documentos que liberam os locais para os jogos oficiais.

“Todo ano acontece isso. Os dirigentes de clubes e responsáveis pelos estádios deixam para entregar documentação no prazo limite. Mas acredito que, na primeira semana de janeiro, dias antes do início do Campeonato Paraibano, todos os laudos completos estejam aprovados”, disse Jader Medeiros Filho, que encaminhará toda documentação para o promotor Valberto Lira, coordenador da aprovação dos estádios de futebol, na condição de procurador do consumidor (torcedor).

Na relação de estádios que serão usados pela FPF, de acordo com a tabela do Campeonato Paraibano de 2013, constam: Perpetão, na cidade de Cajazeiras, que irá comportar os jogos de Paraíba e Atlético. Zézão, na cidade de Itaporanga que será utilizado pelo Cruzeiro.

O estádio  Marizão, na cidade de Sousa, será usado pelo Sousa Esporte Clube. Já o José Cavalcanti, em Patos será o palco dos jogos do Nacional.  Enquanto que, o estádio Presidente Vargas, em Campina Grande deve comportar as partidas do Treze, contra equipes intermediárias.

O estádio Amigão, em Campina Grande vai ser utilizado pelo Campinense e também deve ser o local dos jogos clássicos envolvendo Treze, Campinense e Botafogo. Sendo que, o Campinense só disputa o Campeonato Paraibano a partir da segunda faze.

O estádio da Graça, em João Pessoa deve ser o que mais vai comportar jogos. É que, aquela praça de esportes servirá para receber as partidas disputadas como mandantes de Botafogo, CSP e Auto Esporte. Isso vai acontecer devido o estádio Almeidão não poder ser utilizado nas primeiras rodadas da competição, já que, foi vetado pelo Ministério Público.

Sousa garante que o campo está pronto

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, garantiu que o estádio Antonio Mariz (Marizão) está pronto para receber as partidas oficiais tanto do Campeonato Paraibano, como com validade pela Copa do Nordeste. “Estou com os laudos em mãos. O pessoal da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária fez a vistoria e aprovou o estádio”, disse Aldeone Abrantes.

Ele prometeu entregar toda documentação ao representante do departamento jurídico da Federação Paraibana de Futebol, Jader Medeiros Filho, ainda esta semana. “Antes do final do ano toda documentação estará na Federação. O estádio não tem problema e com certeza o Ministério Público vai aprovar a utilização do Marizão”, disse Aldeone Abrantes.

O Sousa estreia na Copa do Nordeste no próximo dia 20, enfrentando o Sport Recife, às 16h, no estádio Marizão, de acordo com a tabela da competição regional, que foi alterada. Antes, o primeiro jogo do time dinossauro seria, em Recifem, na Ilha do Retiro.

Os jogos do Sousa, com validade pelo Campeonato Paraibano de 2013 só serão disputados no estádio Marizão, a partir do mês de fevereiro, já valendo pelo segundo turno da competição estadual. É que, de acordo com o regulamento, o Sousa disputa a primeira fase do Campeonato Paraibano de 2013, devido sua participação na Copa do Brasil.

Os laudos

Para a temporada de 2013 serão necessários apenas os laudos assinados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, de acordo com as informações de Jader Medeiros Filho, membro do departamento jurídico da Federação Paraibana de Futebol.

“De três em três anos, além dos laudos feitos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, ainda é necessário o laudo assinado pelo Crea-PB (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba). Mas, para o próximo ano, o laudo do Crea-PB ainda está em vigor”, disse Jader Medeiros Filho.

MP recomenda torcida única em JP

Os clássicos no estádio da Graça terão torcida única. A recomendação é do Ministério Público, seguindo parecer da Polícia Militar. O objetivo é evitar confrontos entre os torcedores, dando melhor segurança ao espetáculo. A informação foi dada pelo representante do Ministério Público na Comissão de Vistoria dos Estádios, o promotor Valberto Lira.

De acordo com o promotor Valberto Lira, esta recomendação será colocada em prática nos jogos envolvendo Botafogo x Campinense, Botafogo x Treze, e provavelmente no clássico Botauto (Botafogo x Auto Esporte). Com está iniciativa, o representante do Ministério Público quer evitar os tradicionais encontros das torcidas organizadas, que provocaram uma série de constrangimentos em temporadas passadas, mesmo com os jogos sendo realizados no estádio Almeidão.

O promotor Valberto Lira não tinha recebido nenhum laudo técnico, até a última sexta-feira. Era sua pretensão reunir a Comissão de Vistoria no Ministério Público, antes do final do ano. “O representante do departamento jurídico da federação Paraibana de Futebol (Jader Medeiros Filhos) me garantiu entregar os laudos na próxima semana (a partir de amanhã)  logo que a documentação chegar convocou a comissão para analisar todos os laudos”, disse o promotor Valberto Lira.

A não utilização inicialmente do estádio Almeidão para os jogos do Campeonato Paraibano foi explicada pelo promotor Valberto Lira. “Como o Almeidão ainda não concluiu as obras de melhoramentos observadas pela comissão de vistoria não será possível liberá-lo para as competições oficiais” disse Valberto lira, confirmando que aquela praça de esportes está vetada.

A Comissão de Vistoria dos Estádios de futebol da Paraíba é formada por representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Federação Paraibana de Futebol e Associação de Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEP).

Obras na Graça

O estádio Leonardo Vinagre da Silveira (Graça) está em obras e só será liberado no dia 6 de janeiro, quando acontece a primeira rodada do Campeonato Paraibano de 2013. Inicialmente está sendo concluída a recuperação do gramado. Além disso, ainda serão revisadas as partes elétricas, hidráulicas e os sanitários. Segundo o gerente do estádio, Antonio Carlos Basa, cerca de 90% das obras estão concluídas.

As partes do gramado que estão mais necessitadas de implantação de gramas são próximos das traves e meio campo. O trabalho está em ritmo acelerado e deverá ser concluído na próxima semana, de acordo com Basa. “Com certeza, o campo poderá ser utilizado na primeira semana de janeiro. Estamos apenas completando o gramado, recuperando as partes que apresentam falhas”, disse Basa.

A segunda parte de recuperação, as atenções estão voltadas para revisão elétrica, com a trocada de algumas lâmpadas nas quatro torres de refletores. Além disso, ainda haverá inspeção nas instalações hidráulicas e nos sanitários. “Esta revisão rotineira, que tem como objetivo entregar o estádio com as melhores condições para os próximos eventos”. Base confirmou que, o estádio recebeu visita do pessoal da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, faltando ainda a vistoria da vigilância sanitária.

Correio