sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

6º BPM inicia “Operação Boas-Festas” com pente fino na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras


Em conformidade com Plano de Operação do Comando do Policiamento Regional II e Diretriz de Operação do Comando Geral da PMPB, que regulam as atividades da Polícia Militar da Paraíba na realização da “Operação Preventiva Boas Festas”, o 6º Batalhão da PM, com sede em Cajazeiras, deu inicio no dia 13/12 (quinta) ao referido esquema de segurança alusivo às comemorações de final de ano.

No primeiro dia, atendendo a solicitação do Diretor da Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras, Agente Jailson Matos, o Tenente-Coronel Ronildo, Comandante do 6º BPM, desencadeou operação de revista (pente fino) no ergástulo, com o apoio de militares do BOPE, Radiopatrulha e de outras modalidades de serviço, totalizando mais de 50 (cinquenta) pacificadores sociais.

Presentes o Major Guimarães e o Capitão Zanata, sob cuja supervisão foram apreendidos nas celas, 09 (nove) celulares, 10 (dez) carregadores, 10 (dez) fones de ouvido, 07 (sete) facas, 14 (quatorze) espetos, 01 (um) canivete, 01 (um) mergulhão, 01 (uma) serra pequena, 03 (três) cintos, 02 (dois) pedaços de gesso, 02 (dois) pedaços de fio elétrico e 01 (uma) pequena quantidade de substância semelhante a maconha.

A meta da “Operação Boas Festas” é reduzir em 10% (dez por cento) o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e dos Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) praticados em todo o Estado, compreendendo o período de 12 a 26 de dezembro de 2012, comparando com igual período de 2011. Para tanto, haverá intensificação da Operação nos dias 12 e 14/12/12, inclusive com a utilização do efetivo da atividade meio da OPM (administrativo).

Durante a Operação serão realizadas blitzen na BR-230, em conjunto com a 5ª Companhia de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal, visando coibir o trânsito de veículos em situação irregular, o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas, dentre outros ilícitos penais.  Nas vias periféricas de acesso aos centros também haverá blitzen, em conjunto com a Polícia Civil, SCTrans, 5ª Cia/BPTran, sob a coordenação de Oficiais escalados, com o apoio das guarnições de Rádio Patrulhamento, ROTAM, Canil e 5º Pel/6ª Cia/BOPE. Em ambas as modalidades de blitzen haverá emprego de Etilômetro.

Os PMs realizarão busca pessoal nos cidadãos que estiverem em atitude suspeita, inclusive com uso de detectores de metais, visando inibir o uso de armas (brancas e de fogo) e de outros objetos de forma ilegal.

João Florindo Batista Segundo - Capitão PM
Chefe da Seção de Comunicação Social e Marketing do 6º BPM