segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Defunto Fresco


Peça de Lurdes Ramalho no encerramento do curso de formação de atores

Os formandos do Curso de Formação de Atores-2011 do Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC) concluirão os estudos em grande estilo. Na próxima sexta-feira (14), às 20h eles sobem ao palco do Teatro, para encenar um clássico. Como trabalho de conclusão do curso apresentarão a peça O Defunto Fresco, escrita pela grande dramaturga Lourdes Ramalho. O trabalho de conclusão do curso é uma mostra do que a primeira turma do curso Seqüencial de Formação de Ator aprendeu durante um ano e meio de estudos.

A peça vem sendo ensaiada pelos 10 alunos desde o início do semestre, onde os alunos tiveram aulas práticas e teóricas. Os conteúdos estudados serviram como ferramentas para a interpretação.

O Texto (O Defunto Fresco)

O texto tem como pano de fundo a história de Paulo Brederodes das Tabacarias, homem de negócios, cheio de mistérios que enricou vendendo tabaco, para na verdade, narrar os fatos que acontecem nas portas dos hospitais entre os advogados, popularmente conhecidos com papas defuntos e os familiares das pessoas que morrem em acidentes.

È uma comédia de costumes, escrita pela grande dramaturga Lourdes Ramalho, que numa visão bem humorada, descreve o dia-a-dia dos advogados para conseguirem as indenizações e o seguro dos falecidos em acidentes. Para tanto, eles vão as últimas consequências, onde também, são envolvidos outros personagens, como, médicos, enfermeiros e auxiliares.

Com a morte de Paulo Brederodes, começa a trama desse texto rico em críticas ao comportamento humano diante das dores dos outros.

O espetáculo é o resultado do Curso de Formação de Atores do Teatro Municipal Severino Cabral do ano 2011e é dirigido por Alvaro Fernandes e encenado pelos alunos Curso.

O Espetáculo

Ambientado na recepção de um hospital com apenas um birô, um telefone e dois bancos de espera. Uma luz simples, mas que procura dar uma atmosfera de coerência ao espetáculo. O figurino tenta aproximar um pouco da década de 70, não é totalmente fiel, porém procura estabelecer essa idéia. O mais importante do espetáculo e o trabalho focado no ator. É do ator que depende toda construção do espetáculo.

Ficha técnica

Direção: Álvaro Fernandes
Iluminação e Maquiagem: Renato Barros
Cenário e Figurino: Álvaro Fernandes e Alunos do CFA (Curso de Formação de Atores)
Atores: Aline Gonçalves, Amanda Rocha, Jefférson Radan, Jonatha Yohanne, Kamylla Vasconcelos, Kellvy Vasconcelos, Lídia Santos, Lívya Nunes, Salarhdin Chakib e Sandra Dantas.



Realização

Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC)
Dia 14 de setembro de 2012 ás 20:00
Contatos: Amanda Rocha: (83) 88412378