quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Debate em Cajazeiras é polarizado por Carlos Rafael e Carlos Antônio


A rádio Paraíba 101 FM entrou nesta terça-feira (11) em uma nova etapa da cobertura das eleições realizando um debate com os candidatos à Prefeitura de Cajazeiras. O programa Polêmica Paraíba foi feito direto da cidade sertaneja e deu a oportunidade para que Carlos Gildemar (PSOL), Carlos Antônio (DEM) e Carlos Rafael (PTB) debatessem suas propostas. Temas como segurança, nepotismo, saúde, geração de emprego e outros foram colocados em discussão. Mas o debate ficou marcado pelo confronto entre Carlos Rafael, que é o atual prefeito, e o ex-prefeito Carlos Antônio.

Desde o começo os dois candidatos polarizam as discussões. Em todas as intervenções feitas por Carlos Rafael ele se referia ao rival do DEM como ‘candidato a candidato’, fazendo referência ao fato de ele estar com a candidatura impugnada, e também o classificou várias vezes com ‘ ficha suja’. Em uma das indagações feitas por Rafael ele perguntou o que tinha sido feito com o dinheiro do pagamento dos servidores públicos, que segundo ele, Carlos Antônio deixou de fazer quando saiu da Prefeitura.

“Se você tivesse cuidado com a coisa pública teria visto que deixei R$ 580 mil na conta do município”, respondeu Carlos Antônio. O candidato continuou dizendo que o atual prefeito é quem não respeita os servidores. “Não se tem uma única vez que tenha se lançado um calendário de pagamento de servidores . E houve um abuso de contratação de servidores temporários de janeiro para cá”, completou .
Carlos Antônio acusou Carlos Rafael de conduta vedada com a contratação de mais de 500 servidores temporários e perguntou se estaria disposto a enfrentar a Justiça. “ Todas as contratações que foram feitas na nossa administração foram regulares feitas por excepcional interesse público. Estou à disposição, que me investigue o Ministério Público e os tribunais”, respondeu o prefeito. Ele disse ainda que se for reeleito fará concurso público e mais uma vez não perdeu a oportunidade de atacar seu adversário. “Nosso concurso vai ser sério, coerente, verdadeiro, o senhor não sabe o que é isso, porque seu concurso foi exatamente o contrário”, destacou.

Em outro momento Carlos Rafael disse ter melhorado o transporte dos estudantes de Cajazeiras que na época de Carlos Antônio, segundo ele, era feito em ‘paus de arara’. Já o ex-prefeito fez acusações de nepotismo contra seu rival ao afirmara que o prefeito tem um primo e a mãe ocupando cargos na administração municipal e que os dois estão sendo investigados judicialmente.

Mesmo de fora do confronto pessoal entre Antônio e Rafael, o candidato Carlos Gildemar também manteve o clima quente do debate em algumas de suas intervenções. Ele criticou a extinção da secretaria de Cultura, por parte de Carlos Antônio, e também atacou a forma de fazer política dos dois adversários. O prefeitável do PSOL destacou que uma de suas metas será o investimento em educação. “A minha política é para educação e não para privilegiar grupos como vocês vem fazendo”, ressaltou.

Carlos Gildemar também disse que vai tirar os prestadores de serviço da Prefeitura de Cajazeiras, caso seja eleito, colocando lá pessoas que foram aprovadas em concurso.

Os três candidatos tiveram a oportunidade de fazer perguntas entre si com temas determinados em dois blocos e em outros dois os questionamentos foram feitos com temas livres. Eles tiveram um espaço para dizer porque decidiram ser candidatos e também para pedir os votos dos eleitores.

Jornal da Paraíba