domingo, 11 de setembro de 2011

II Conferência LGBT é aberta na segunda-feira em João Pessoa

Na segunda-feira (12) tem início a II Conferência Lésbica, Gay, Bissexual, Travestis e Transexual (LGBT) de João Pessoa  que tem o tema 'Por uma João Pessoa Livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT'. A solenidade de abertura acontece às 19h em um hotel no bairro do Cabo Branco. O encontro segue até a próxima quarta-feira (14). Confira a programação completa no site da prefeitura.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo do encontro é discutir, propor e elaborar, em conjunto com a sociedade políticas públicas voltadas ao combate à pobreza, à discriminação e a promoção dos direitos humanos e da cidadania da população LGBT de João Pessoa. O evento é a etapa municipal para a Conferência Estadual que acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro, em local ainda a ser definido.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, afirmou que reconhecer, nos dias de hoje, os direitos de cidadania da comunidade LGBT significa avançar nas políticas de desenvolvimento humano. "A aplicação de ações afirmativas nos permite um confronto direto com a homofobia", disse.

Nos primeiros oito meses deste ano, 12 pessoas foram assassinadas na Paraíba em crimes cometidos por motivação homofóbica, de acordo com dados do Grupo Gay da Bahia (GGB),organização que contabiliza e estuda este tipo de violência em todo o Brasil. O levantamento coloca a Paraíba em segundo lugar no ranking de assassinatos ligados à homofobia cometidos este ano na região Nordeste, perdendo apenas para Pernambuco, com 15 mortes.No entanto, levando em consideração a diferença populacional, o estado ocupa a primeira posição no Nordeste.  


G1/PB