quinta-feira, 21 de março de 2024

Hospital de Patos reúne profissionais para debater a melhoria da nutrição em pacientes críticos

A capacitação ‘Avaliação Nutricional com foco no paciente Crítico’ realizada nesta segunda-feira (18) pela equipe de Nutrição do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) debateu um tema que impacta diretamente na recuperação do paciente grave, minimizando complicações relacionadas ao estado nutricional e contribuindo para uma melhor evolução do quadro. Participaram do treinamento Nutricionistas, Enfermeiros, Farmacêuticos e Médicos de Patos e vários municípios do sertão.

O Médico Clínico, Rafael Nóbrega, o Coordenador do Serviço de Nutrição do Complexo, Thiago Viana, e a Nutricionista, Wellen Gouveia, da Vitale, foram os facilitadores do treinamento que abordou a forma de avaliação do paciente crítico, a atuação da intervenção médica e nutricional, a importância da suplementação, dos cálculos energéticos, das intervenções na hidratação e ainda sobre distúrbios gastrointestinais.

“Esse momento foi muito importante para que esses profissionais aprendessem um pouco mais sobre como a medicina e nutrição, na área de nutrologia, podem ser aliadas para proporcionar uma diferença no bem estar e recuperação do paciente e levar essa capacitação a outros profissionais é fundamental e um evento como esse o paciente só tem a ganhar com uma assistência cada vez mais assertiva e eficaz”, destacou o médico Rafael Nóbrega.

Para o Coordenador do Serviço de Nutrição do Complexo, Thiago Viana, esse treinamento foi um marco importante na melhoria e avanço do acompanhamento nutricional do paciente grave. “Em todas as situações o acompanhamento nutricional é importante, mas, em pacientes graves esse olhar mais atento é um fator preponderante na boa recuperação, já que uma boa nutrição pode fazer o paciente responder muito melhor ao tratamento”, reitera Thiago Viana.

A capacitação, que teve o apoio da Vitale (fornecedora da unidade), aconteceu no auditório da 6ª Gerência de Saúde em Patos e além das palestras teve ainda degustação de suplementos, distribuição de material didático, sorteio de brindes e foi encerrado com um coffee break.

Assessoria