Capacidade instalada passará de 51 leitos para 127
Representada pelo Arquiteto Daniel Caliari Pollara, a empresa MHA Engenharia LTDA ficará responsável pelo projeto arquitetônico. A empresa, conhecida e respeitada no cenário nacional esteve em diversos projetos, a exemplo de ampliações em diversos hospitais do país.
Na ocasião, a Superintendente do HUJB, Dra. Ana Paula, juntamente dos membros da Governança, como o Dr. Francisco Figueiredo, Dr. Reno Alexandre e Dr. José Dilbery, assinaram a Ordem de Serviço. O Magnifico Reitor da UFCG, Dr. Antônio Fernandes Filho, falou sobre o projeto e o que ele representa não só para a comunidade acadêmica, mas principalmente à população.
“Quem acompanha nossa luta sabe o quão importante foi esse momento! Há dois anos iniciávamos nossa gestão na UFCG e este hospital contava com apenas 33 leitos, insuficiente para demanda de formação de nossos estudantes. Em poucos meses quase duplicamos nossos leitos (51) e agora, com muita alegria e esperança comemoramos esse momento histórico”, destacou o Reitor.
A Superintendente do HUJB-UFCG, Dra. Ana Paula, destacou que além da assistência, quem ganha também com a ampliação é o ensino, já que o hospital forma novos profissionais e replica o conhecimento adquirido, reforçando então a missão da Ebserh que é “Educar para Transformar o Cuidar”.
Com investimento de R$ 643.000,00 (seiscentos e quarenta e três mil reais), o projeto arquitetônico deve ficar pronto o mais rápido possível. Sobre pilotis, a execução do projeto afetará muito pouco o funcionamento normal do Hospital.
A expansão física do hospital passará por diversas modificações, não só de novos leitos, mas também de diversos outros serviços, a exemplo de ampliação de bloco cirúrgico, central de material e esterilização, áreas de circulação, acessos, entre vários outros.
Após a conclusão da obra, o HUJB-UFCG contará com 127 leitos distribuídos em diversas modalidades do cuidar, como leitos de U.TI. adulto (10), de internação (110) e observação (7). Além disso contará com a ampliação do atendimento ambulatorial especializado, cirúrgico, além de apoio terapêutico.
O novo perfil assistencial possibilitará que os pacientes não precisem se deslocar para as cidades de Campina Grande ou João Pessoa, por exemplo, em busca de atendimento de média e alta complexidade.
É importante ressaltar que no último ano de 2022, o Hospital Universitário Júlio Bandeira realizou mais de 100 mil exames e 1.000 cirurgias, números que serão ampliados com a expansão hospitalar.
Na assinatura da ordem de serviço, além dos gestores do hospital, reitor da UFCG e o representante da empresa de engenharia, contou também com profissionais da imprensa, sociedade civil e empresários.
Assessoria - HUJB