segunda-feira, 13 de março de 2023

Projeto de ampliação do HUJB tem ordem de serviço assinada e terá como prioridade novos serviços especializados

Capacidade instalada passará de 51 leitos para 127

Foi realizada na tarde da última terça-feira (07), solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para elaboração do projeto de expansão do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado ao Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Representada pelo Arquiteto Daniel Caliari Pollara, a empresa MHA Engenharia LTDA ficará responsável pelo projeto arquitetônico. A empresa, conhecida e respeitada no cenário nacional esteve em diversos projetos, a exemplo de ampliações em diversos hospitais do país.

Na ocasião, a Superintendente do HUJB, Dra. Ana Paula, juntamente dos membros da Governança, como o Dr. Francisco Figueiredo, Dr. Reno Alexandre e Dr. José Dilbery, assinaram a Ordem de Serviço. O Magnifico Reitor da UFCG, Dr. Antônio Fernandes Filho, falou sobre o projeto e o que ele representa não só para a comunidade acadêmica, mas principalmente à população.

“Quem acompanha nossa luta sabe o quão importante foi esse momento! Há dois anos iniciávamos nossa gestão na UFCG e este hospital contava com apenas 33 leitos, insuficiente para demanda de formação de nossos estudantes. Em poucos meses quase duplicamos nossos leitos (51) e agora, com muita alegria e esperança comemoramos esse momento histórico”, destacou o Reitor.

A Superintendente do HUJB-UFCG, Dra. Ana Paula, destacou que além da assistência, quem ganha também com a ampliação é o ensino, já que o hospital forma novos profissionais e replica o conhecimento adquirido, reforçando então a missão da Ebserh que é “Educar para Transformar o Cuidar”.

Com investimento de R$ 643.000,00 (seiscentos e quarenta e três mil reais), o projeto arquitetônico deve ficar pronto o mais rápido possível. Sobre pilotis, a execução do projeto afetará muito pouco o funcionamento normal do Hospital.

A expansão física do hospital passará por diversas modificações, não só de novos leitos, mas também de diversos outros serviços, a exemplo de ampliação de bloco cirúrgico, central de material e esterilização, áreas de circulação, acessos, entre vários outros.

Após a conclusão da obra, o HUJB-UFCG contará com 127 leitos distribuídos em diversas modalidades do cuidar, como leitos de U.TI. adulto (10), de internação (110) e observação (7). Além disso contará com a ampliação do atendimento ambulatorial especializado, cirúrgico, além de apoio terapêutico.

O novo perfil assistencial possibilitará que os pacientes não precisem se deslocar para as cidades de Campina Grande ou João Pessoa, por exemplo, em busca de atendimento de média e alta complexidade.

É importante ressaltar que no último ano de 2022, o Hospital Universitário Júlio Bandeira realizou mais de 100 mil exames e 1.000 cirurgias, números que serão ampliados com a expansão hospitalar.

Na assinatura da ordem de serviço, além dos gestores do hospital, reitor da UFCG e o representante da empresa de engenharia, contou também com profissionais da imprensa, sociedade civil e empresários.


Assessoria - HUJB