terça-feira, 14 de março de 2023

Descaso: cerca de 1.000 crianças estão em fila de espera por primeiro atendimento na FUNAD, denuncia deputado

Cerca de mil crianças paraibanas com algum tipo de deficiência estão atualmente na fila de espera pelo primeiro atendimento na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), de acordo com denúncia do deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos). O órgão estadual é referência em habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva e com transtornos.

Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado revelou a preocupante situação de famílias que têm filhos com transtorno do espectro autista (TEA) e que aguardam há meses pelo primeiro atendimento na fundação. Um dos casos é o de uma mãe que se inscreveu em 22 de outubro de 2022 e que até hoje espera pela convocação.

Segundo Bosco, a mãe da autista foi informada por um funcionário da FUNAD na segunda-feira (13) que a espera só cresce e que atualmente a lista chega ao número 1.804. “Quando se inscreveu, ano passado, a ficha dela era 1.311. Hoje, o número geral já ultrapassa os 1.800 e até agora sua filha não foi chamada. Uma espera absurda, pois essa assistência é essencial para quem tem o transtorno”, justificou.

Bosco Carneiro lembrou que tanto a legislação estadual quanto federal dão prioridade a pessoas com autismo e cobrou do Governo do Estado a ampliação dos atendimentos e contratação urgente de equipes multidisciplinares.“Pra mim, foi até uma surpresa essa triste situação. Não podemos fechar os olhos para a questão. Precisamos, realmente, estabelecer políticas públicas que funcionem de forma efetiva, pois essas pessoas necessitam que o Estado cumpra o seu papel de dar assistência”, afirmou.


Assessoria