Atividades aconteceram durante todo o dia na quarta-feira (8)
Pela manhã, houve a palestra com a assistente social Rita de Cássia que apresentou números atualizados de institutos oficiais sobre o crescimento da violência contra a mulher durante a pandemia do novo coronavírus, além de ter discutido sobre o ciclo e os tipos de violência que elas enfrentam todos os dias pelos seus companheiros e parentes mais próximos.
Nos dois momentos, o evento proporcionou coffee break, sorteio de brindes e roda de conversa.
A Divisão de Gestão de Pessoas do HUJB distribuiu rosas vermelhas às colaboradoras do seu setor, que gostaram muito do gesto num dia tão simbólico e muitas vezes não tão florido na vida das mulheres em geral.
O evento foi pensado e elaborado pelo Comitê de humanização juntamente com Ouvidoria. Ademais, houve distribuição de chocolates para usuárias e colaboradoras com a temática do evento!
Origem - O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977. No entanto, o dia 8 de março já era utilizado por movimentos femininos como uma data para celebrar a luta pelos direitos das mulheres desde o início do século 20.
Sobre a Rede Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria