sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Polícia Rodoviária Federal prende caminhoneiro com documento falso em Cajazeiras

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam um caminhoneiro por uso de documento falso, na noite da quinta-feira (8), durante uma fiscalização no quilômetro 513 da BR 230, em Cajazeiras, Sertão paraibano. O detido estava dirigindo um caminhão tanque, carregado com ácido, e apresentou a carteira do curso MOPP falsificada.
O motorista vinha da cidade de São Paulo e tinha como destino Natal (RN). Os policiais fizeram uma análise do documento apresentado pelo caminhoneiro. Ao consultarem nos sistemas foi descoberto que o mesmo não estava cadastrado, o que reforçou a suspeita da falsificação.
O que é a carteira MOPP – O documento conhecido como carteira MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) é uma habilitação exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB para todo motorista que dirige veículos que transportam produtos químicos, tais como: gasolina, álcool, querosene, ácidos, gases etc. 
Com o curso o profissional conhece a legislação específica e normas sobre transporte de produtos perigosos, responsabilidade do condutor durante o transporte deste tipo de carga e o que fazer caso aconteça algum acidente para evitar contaminação do solo e de outras pessoas. Por isso, questões como prevenção de incêndio, classificação de produtos perigosos, explosivos e gases são aprendidos durante o curso.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil da cidade.
Assessoria