quarta-feira, 30 de novembro de 2011

9ª Gerência de Saúde esclarece atraso na entrega de medicamentos e destaca insumos disponíveis

Estado da Paraíba
Secretaria Estadual de Saúde
9ª Gerencia Regional de Saúde
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Considerando os princípios da universalidade e equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), buscamos  garantir o acesso do usuário aos nossos serviços da rede,  buscando sempre a humanização das práticas a partir da qualificação dos profissionais de saúde. O apoio aos municípios através do matriciamento vem sendo nossa prioridade para fortalecer a regionalização e cooperação solidária. A garantia de medicamentos de uso excepcional vem sendo buscada através da organização do serviço do CEDEMEX e dispensação adequada. Salientamos que em virtude de problemas com licitação, tivemos atrasos na entrega de alguns insumos e estamos regularizando o abastecimento, tendo disponível o EXCELON (Rivastigmina) 1,5; 3,0; 4,50; 2,0; 6,0 e o QUETIAPINA 100g.  Os usuários devidamente cadastrados deverão procurar o serviço para recebimento da medicação.
 
Ausência da diretora da 9ª Gerência  Dra. Maura Sobreira ficará ausente da 9ª Gerência Regional de Saúde no período de 29/11 a 07/12, uma vez que a mesma estará em BSB para a Conferencia de Saúde. Nesse sentido, agradecemos aos canais midiáticos pela abertura e compromisso com a veracidade das informações prestadas. 
Assessoria de Comunicação da 9ª Gerência Regional de Saúde

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Câmara de Cajazeiras aprova PCCR da Saúde enviado pela administração municipal

Em reunião na manhã desta segunda-feira, 28, com representantes do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (SINFUMC), representando pela sua presidente, Elinete Lourenço Rolim, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Barros de Souza, de vereadores, do secretário de saúde do município, Pablo Leitão, e servidores públicos do setor, a administração municipal apresentou, através de sua assessoria jurídica, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde (PCCR).

Mensagem do Poder Executivo, neste sentido, foi enviada pelo prefeito Carlos Rafael Medeiros de Sousa para apreciação e votação na Câmara Municipal de Cajazeiras, que a aprovou na sessão ordinária da tarde da segunda-feira, 28.

Pelo projeto, os servidores municipais da saúde passarão a ser regidos pelo PCCR, que prevê, entre outros benefícios, adicionais no contra-cheque por aquisição de títulos por parte do funcionário.
Muitos funcionários da secretaria municipal de saúde estiveram presentes no Auditório Maria do Carmo, acompanhando a votação.

Para o prefeito Carlos Rafael, o PCCR da Saúde representa mais um avanço para o servidor da saúde municipal, que passará a ter reconhecido vários direitos funcionais.

SECOM
Fotos de Ângelo Lima

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vereador entra com Projeto de Lei denominando de Avenida Ana Carolina de Abreu Cardoso rua de loteamento em Cajazeiras

O Vereador Raimundo Nonato Rolim de Lira (Raimundinho Lira) deu entrada na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal de Cajazeiras – Paraíba, na manhã dessa segunda-feira (28), solicitando por meio de Projeto de Lei denominando a Rua E e D do Loteamento Vale das Palmeiras de Avenida Ana Carolina de Abreu Cardoso.

O loteamento Vale da Palmeiras, está localizado ás margens da BR-230, saída para a cidade de Sousa. (Zona Leste da cidade).

Numa homenagem à jovem Ana Carolina filha da Secretária Executiva – Larrúbia Abreu e do jornalista Gutemberg Cardoso, Ana que faleceu vítima de parada cardíaca em Recife/PE, em 27/10/2011, será lembrada pelos amigos e familiares na referida e singela homenagem.

Da redação

Idosa é encontrada envolta em sangue na Zona Rural de Cajazeiras

Moradores do Sítio Caldeirão se depararam na manhã do último sábado (26), por volta das 11hs00 com a aposentada Rosa Sofia de Jesus, 72 anos, residente naquela comunidade envolta em sangue.

A aposentada fora socorrida para a maternidade do HRC, para passar por um exame que segundo laudo do Dr. Laércio, a mesma havia sido vítima de violência sexual.

Vizinhos da vítima afirmaram ainda, que a Senhora Rosa Sofia vive só em um pequeno quarto e sofre de problemas mentais. Diligências estão sendo realizadas para localizar e prender o acusado, ou acusados.

Da redação

domingo, 27 de novembro de 2011

Kinaldo José vence eleições para presidente da Associação Comunitária de Moradores do Bairro da Esperança

Eleição para eleger a nova diretoria da Associação Comunitária de Moradores do Bairro da Esperança se deu durante quase todo o dia desse domingo (27), onde concorriam ao posto de presidente daquela associação Osvaldo Cambista e Kinaldo José.

Resultado oficial:
- Votantes (737),
- Nulos (3),
- Brancos (4),
- Osvaldo obteve a quantia de (305) votos,
- Kinaldo obteve a esmagadora quantia de (425), somando-se (120) votos de maioria sobre o perdedor. O aposentado José Tavares Neto é vice-presidente e, trabalhará com Kinaldo.
Da redação

sábado, 26 de novembro de 2011

Boletim hospitalar emitido em (26/novembro/2011)


Das 07h00 desta sexta-feira até o fechamento deste boletim foram atendidas 176 pessoas no Hospital Regional de Cajazeiras, entre urgências (casos clínicos) e emergências, destacando 06 acidentes de moto (05 deles sem maiores gravidades, em que os pacientes foram atendidos e liberados) e 01 atropelamento.

Casos de destaque:

19h15│uma criança de 08 anos de idade, trazida de Bernardino Batista, deu entrada no eixo vermelho vítima de atropelamento, apresentando fratura no pé direito. Após ser atendida pelo médico de plantão e passar pelos procedimentos necessários, ela ficou em observação.

19h40Alex da Silva Santos, 22 anos, residente em Cajazeiras, deu entrada vítima de acidente de moto, apresentando quadro de traumatismo craniano encefálico. Após os primeiros atendimentos necessários, ele foi transferido para Campina Grande.

Assessoria

Sem sutiã, mulheres protestam na USP contra violência doméstica

Jovens participam da Marcha das Vadias, movimento que surgiu no Canadá; ao menos 58 mil mulheres denunciaram violência em 2011.

Mulheres tiram a blusa para protestar no Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.

Mulheres participam da Marcha das Vadias, organizada pela Frente Feminista da USP, em frente à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) na Cidade Universitária, nesta sexta-feira (25), Dia de Combate à Violência contra a Mulher.
A marcha é inspirada na Slut Walk, surgida no Canadá, após um policial ter sugerido que mulheres deveriam evitar vestir-se “como vadias”‘ para não serem vítimas de abuso sexual ou estupro.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 registrou 530.542 ligações até outubro deste ano. Ao todo, foram contabilizados 58.512 relatos de violência – 35.891 de violência física; 14.015 de violência psicológica; 6.369 de violência moral; 959 de violência patrimonial; 1.014 de violência sexual; 264 de cárcere privado; e 31 de tráfico de mulheres.
Mulheres tiram a blusa para protestar no Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.

Foto: AE

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um mês sem Carol; Missa de 30º dia de Ana Carolina de Abreu Cardoso

Lá vinha ela…
Garbosa.
A exuberância de uma deusa grega irmanada à altivez da dama vitoriana.
A candura da cabocla entrelaçada ao charme da ninfa urbana.
As negras madeixas, em ondas rebeldes, balançando ao inverso do corpo, em polvorosa harmonia.
Sofisticada. Silvestre. Solene. Serelepe.
Mulher em flor, exalando solidário aroma em meio aos odores das rotinas.
Muitas em uma: filha, irmã, neta, sobrinha, prima, tia, cunhada, mulher, amiga, vizinha, colega, gente…
Maternal.
Única entre tantas. Cidadã retilínea, profissional ascendente. Áspera, quando preciso.
Doce, quando necessário. Verdadeira. Estampava no brilho dos olhos as névoas do mundo em que pousara.
Absorvia os seres. Eram seus turbilhões alheios.
Contornava.
Abdicava.
Incorporava.
Impunha.
Dividia.
Sorria.
Irradiava sol onde houvera sombra.
Vivia.
Vive, aliás.
Aninha vive! Tatuada em nossa almas, esse anjo fugaz estará por aqui até o último suspiro dos que tiveram o privilegio em tê-la ao lado, adornando memórias vãs.
Manto místico onde fora emoção.
O brusco vôo da ave só fará algum sentido se o retorno estiver assegurado, através das pistas de pouso cravadas nos corações dos que aguardam a própria hora de bater asas.
Nesse e em outros instantes ela estará presente.
Esvoaçante. Passarinho transformando em ninho, pela nobreza de quem plainou, mas deixou o rastro da rota. Eternizada na saudade, soerguida da dor.
Plena, como a nuvem que se vê no alto sem poder pegar – mas envia a chuva que lava o sal da face, seguindo o curso do rio, até adocicar o mar.
Vai amiga!
Segue em paz e voa leve, que o Pai te aninha ao pleito antes de nos chamar.


*06/09/85 a 27/10/2011

Local – Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, ás 16hs desse sábado (26), Cajazeiras – Paraíba.

Polícia prende oito pessoas acusadas de tráfico de drogas em Cajazeiras com ramificação no Ceará

A Polícia Militar da cidade de Brejo dos Santos no vizinho Estado do Ceará prendeu ontem, quinta-feira (24), naquela cidade um homem envolvido com o tráfico de drogas, porém, após ser indagado quais eram seus parceiros e outros envolvidos na ação criminosa, o elemento “deu a fita” dos compradores paraibanos.
Na ação conjunta, às polícias dos dois estados entraram em diligência e conseguiram prender em flagrante o comerciante Wilson Moreno e sua esposa de pré-nome Neide, ambos residentes à Rua Vitória Bezerra – Bairro São Francisco. Outras seis pessoas foram pegas na referida ação e estão à disposição das autoridades de plantão na 1ª Delegacia de Polícia Civil.
Com o acusado Wilson e seus comparsas a polícia encontrou cerca de 300 gramas de crack, 200 pedras prontas para a venda, dinheiro em espécie, objetos utilizados como pagamento ou troca por drogas, cigarros contrabandeados do Paraguai, Cds e DVDs.
A delegada responsável pelo caso é a Dra. Amim de Oliveira. Policiais da P2 e 6º Batalhão foram responsáveis pela prisão dos traficantes.

Da redação

Cultura do algodão agroecológico é tema de seminário em Remígio


Nesta sexta-feira (25), acontece um dia de campo no Assentamento Queimadas, em Remígio, a 130 km da Capital. No local, será discutida a cultura do algodão agroecológico, dentro da III Festa da Colheita do Algodão Agroecológico, que começou nesta quinta-feira (24) e vai até domingo (27), reunindo pesquisadores, agricultores familiares, estudantes, extensionistas e empresários, visando discutir o fortalecimento dessa cultura na Paraíba.

O trabalho que a Emater e outras parceiras vem realizando em favor da cultura do algodão agroecológico está despertando o interesse dos agricultores paraibanos e tem chamado a atenção de outros Estados. A presidente da Coopnatural, Maysa Gadelha, garantiu que o mercado está aberto para adquirir a produção e destacou o trabalho de assistência da extensão rural da Emater no sentido de consolidar essa atividade.

O evento, que tem como objetivo resgatar e enaltecer os valores da agricultura familiar, é um momento de confraternização entre os agricultores familiares, com exposição sobre a diversidade da produção agrícola e cultural, realização de seminários, concurso de cordel, minicursos, desfile de moda e apresentações artísticas, além do dia de campo. A festa é uma promoção da ONG Arribaçã e Embrapa Algodão, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e da Emater.

Programação – A III Festa da Colheita do Algodão Agroecológico começou na manhã da quinta-feira, com um seminário sobre a Rede de Algodão Agroecológico do Semiárido, no Centro Paroquial João XXIII. Para esta sexta-feira (25), está programado dia de campo no Assentamento Queimadas, das 8h às 12h; no mesmo horário, no auditório da Lagoa do Parque, acontece o encontro sobre assessoria técnica da agricultura familiar na Assistência Técnica Rural. Durante a tarde, ocorrerá uma plenária de projetos territoriais do Programa Brasil Sem Miséria e o seminário da Rede de Algodão Agroecológico.

Para sábado (26), a programação consta de minicursos, seminários, palestras sobre o Empreender Paraíba e empreendorismo individual e apresentações culturais. No domingo (27), haverá apresentações culturais e encontro de repentistas, na feira livre.

Serão ministrados minicursos abordando os seguintes temas: “História do Algodão Agroecológico – de Remígio para o mundo”; “Mercados para o Algodão Orgânicos/Agroecológico”; “Artesanato com Algodão Colorido”; “Moda Sustentável: Processos criativos do desenvolvimento de coleções”; “Certificação de Algodão Orgânico”; “Manejo de Pragas e Doenças do Algodão Agroecológico”; “Uma nova assistência técnica em extensão rural no campo de algodão agroecológico”; “Redes sociais, mobilizando na busca da sustentabilidade”; e “Webdesigner, construindo espaços de cidadania”.

Ascom

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cajazeiras desenvolve Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretária Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, e o Centro de Defesa da Mulher Márcia Barbosa estão desenvolvendo, desde o dia 15 de novembro, a programação da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra à Mulher”.

A programação da quarta edição da campanha em Cajazeiras se estenderá até o dia 02 de dezembro, tendo como lema “Da Paz no Lar, até a Paz no Mundo” e o slogan “Basta de Violência Contra a Mulher”, com exibição de filmes, panfletagem, oficinas, apresentações teatrais, debates e rodas de conversas em escolas, bairros e comunidades rurais.

Toda a programação dos “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra à Mulher” está contando com as parcerias do Gabinete do Prefeito, Faculdade Santa Maria, CAASP, Fafic, Secretaria de Cidadania e Promoção Social, Secretaria de Saúde, Recid, Umac, Grupo Maria Esperança, Grupo Amigos do Peito, Associação das Antigas Alunas Irmãs Doroteias e CRAM Suzane Alves.


PROGRAMAÇÃO:
DATA LOCAL HORÁRIO AÇÃO
15 À 19/11/2011 EMISSORAS DE RÁDIO 07h00 ÀS 17h00 DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA
19/11/2011 LEBLON – SHOW ALINE BRASIL 20h00 PANFLETAGEM 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA
20/11/2011 IGREJAS EVANGÉLICAS E CATÓLICAS DIURNO E NOTURNO PLANFETAGEM
21/11/2011 SINTEP RUA: HIGINO ROLIM N°64 08h00 OFICINA: A FEMINIZAÇÃO DA AIDS
21/11/2011 E.E.E.F.M. MOSENHOR CONSTANTINO VIEIRA 19h00 OFICINA: “A FEMINIZAÇÃO DA AIDS”
22/11/2011 CÂMARA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS 17h00 SESSÃO ESPECIAL: CONSCIÊNCIA NEGRAA DISCRIMINAÇÃO SOFRIDA PELA MUHER NEGRA
22/11/2011 TEATRO ÍRACLES PIRES 20h00 TEATRO, DANÇA, MÚSICA E POESIA-A LEI MARIA DA PENHA EM CORDEL
23/11/2011 SITÍO PRENSA 14h00 RODA DE CONVERSAS: “OS DIREITOS DAS MULHERES” OFICINA: FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA
24/11/2011 CDM-MÁRCIA BARBOSA, SINTEP 18h30 MIN. EXIBIÇÃO DO FILME: A MULHER QUE MUDOU DE CORRODAS DE CONVERSA: ’’OPRESSÃO DE GÊNERO E RAÇA’’
25/11/2011 DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA EMISSORAS DE RÁDIO 07h00 ÀS 17h00 DEBATESTEMÁTICA: ‘’VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EFETIVAÇÃO DA LEI Mª DA PENHA’’
26/11/2011 RÁDIO OESTE DA PARAÍBAPROGRAMA A VOZ DO POVO 7h00 DEBATE, ENTREVISTA E ETCTEMÁTICA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A LEI MARIA DA PENHA
29/11/2011 TÊNIS CLUBE 15h00 CERTIFICAÇÃO DAS ALUNAS DO CURSO ‘’EDUCAÇÃO ALIMENTAR’’
30/11/2011 PRESÍDIO FEMININO 08h00 OFICINA: MANHÃ DA BELEZA FEMININA
 
02/12/2011
 
PAÇO DA PREFEITURA
 
07h30min.
 CONCENTRAÇÃO:“CELEBRAÇÃO DA VIDA E DA PAZ PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E VIOLÊNCIA CONTRA ÀS MULHERES IDOSAS”.APRESENTAÇÕES CULTURAIS; CULTO ECUMÊNICO.
CAMINHADA


SECOM

Elemento é preso acusado de quebrar vidraça de banco em Cajazeiras

Policiais de RP faziam rondas ostensivas pelas imediações da Avenida Padre Rolim, centro comercial desta cidade, quando fora ouvido barulho de estilhaço de vidro, ao se aproximar da agência bancária Bando do Nordeste do Brasil, os policiais perceberam que um homem corria em desabalada carreira na direção da Igreja Catedral – Nossa Senhora da Piedade e uma vidraça do banco alvejado com uma pedrada.

Adailson de Freitas Rolim, solteiro, 31 anos, motorista, residente à Rua César Leitão – Bairro Por do Sol, foi preso e conduzido à DP, para tomada das providências cabíveis. O fato se deu por volta das 3hs40 da madrugada de hoje, quarta-feira (24).

Da redação com PM

Mulher do maior traficante da PB é presa em casa de policial reformado na Capital


A Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa (DRE) conseguiu prender na noite desta quarta-feira (23) a mulher do maior traficante de drogas da Paraíba, no bairro de Água Fria, no José Américo.

Arlene Maria da Silva estava morando na casa de um policial militar reformado chamado Petrônio. A residência está avaliada em R$ 400 mil.
 
Ela estava foragida desde 2008 e é esposa do traficante André Quirino da Silva, conhecido como Fão, que foi transferido em junho deste ano para Presídio Federal de Porto Velho, na Operação denominada “Perseu”.

A acusada havia sido presa com um malote de dinheiro no valor de R$ 48 mil, mas conseguiu escapar. O mandado dela estava expedido desde 2008.

A operação foi comandada pelo delegado do DRE, Alan Terruel, junto com mais 20 policiais civis.

André Quirino da Silva (Fão)

É considerado o principal líder e articulador da facção conhecida como “Al Qaeda”, que vinha impondo toque de recolher em alguns bairros da Capital, além de comandar o tráfico de entorpecentes em várias comunidades e promover ameaças de morte a policiais, agentes penitenciários e seus desafetos.

Responde a processos por homicídios, roubo, tráfico, porte ilegal de armas e formação de quadrilha. É apontado ainda como sucessor do presidiário Genildo Fábio Crispim – o Pinino, recolhido ao Presídio Federal de Porto Velho – RO.
Priscila Andrade com Emerson Machado da Tv Correio

Compras na web até R$ 500 na PB não pagam duplo ICMS, diz secretária

A secretária da Fazenda da Paraíba, Aracilba Rocha, negou nesta quarta-feira (23) que o projeto que altera a forma de cobrança do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no comércio via internet represente uma bitributação. Ela disse que a medida tem que ser tratada como uma complementação tributária e reforçou que as compras inferiores a R$ 500 ficarão dispensadas da dupla cobrança.

De acordo com Aracilba Rocha, o comprador terá que pagar 17% de ICMS, valor cobrado na Paraíba, mesmo que a taxa determinada pelo estado que vendeu o produto seja menor. Ela explicou, por exemplo, que caso o consumidor compre um produto que tenha 7% de ICMS ele terá que complementar com os outros 10%.

“Quando o produto chegar ele ficará nos Correios e o consumidor terá que ir retirá-lo na agência que se responsabilizará em recolher o imposto complementar”, disse a secretária da Fazenda. “Agora, se a compra for menor que R$ 500, o comprador não precisará fazer a complementação”, acrescentou Aracilba Rocha.

De acordo com ela, a medida não vai prejudicar o consumidor paraibano e vai beneficiar o comércio local. “O objetivo é equilibrar a concorrência. Daqui há uns dois meses você não vai mais comprar na internet porque sabe que vai ser tributado e com isso vai correr para o comércio tradicional”, acrescentou Aracilba Rocha.

O projeto de Ricardo Coutinho foi aprovado na terça-feira (22) com 15 votos a favor e 13 contrários. Para entrar em vigor ainda precisa ser sancionado pelo governador e publicado no Diário Oficial do Estado. A bancada de oposição tentou impedir sua aprovação com o argumento de que existem decisões judiciais em outros estados que impedem esse tipo de cobrança.

“Os questionamentos judicias existem com relação à bitributação, mas aqui estamos falando de uma complementação tributária”, finalizou a secretaria da Fazenda.

G1

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FAMUP promove sexta-feira mobilização em apoio ao Substitutivo de Vital pela divisão dos royalties

Em comum acordo com a grande manifestação em Brasília no próximo dia 30, a favor de novos critérios para a distribuição dos recursos do petróleo entre todos os estados, proposto pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, está convocando todos os detentores de mandatos a participem da Mobilização Estadual nesta sexta-feira (25), a partir das 07:30 h, em um café da manhã, no Restaurante Cannelle (Posto do Afrânio – Beira Rio – Torre), para que a classe política paraibana defenda a imediata votação do Substitutivo de Vital.

Buba Germano (PSDB), que também é prefeito de Picuí, ressaltou que é necessário unir o Estado da Paraíba para barrar a discriminação na distribuição dos royalties do petróleo. “O petróleo é do Brasil, e sendo um bem da Nação, não se pode fazer discriminação, deixando de lado os municípios que não estão na bacia petrolífera. A nossa luta precisa do apoio de todos os parlamentares, independentemente de cor partidária. Vital teve esse pensamento quando teve uma ampla maioria dos senadores – 70% deles votando a favor do seu substitutivo, já aprovado no Senado”, disse Buba.

Buba destacou ainda, que a aprovação do projeto dos royaltes ainda este ano proporciona que os recursos da exploração da Bacia Petrolífera do Pré-Sal já estejam disponíveis nas contas dos municípios e estados brasileiros a partir de janeiro de 2012. “Nesta mobilização pretendemos convencer a nossa classe política que o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é a forma mais justa de alteração da distribuição dos recursos atuais” destacou o prefeito tucano.

O manifesto encabeçado pelo senador paraibano já mostra sua força em todo o país. Esta semana, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Movimento Municipalista convocaram prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades municipais para uma ação comum dia 30 de novembro no Congresso Nacional.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski que já conversou pessoalmente com Vital do Rêgo lembrou que a movimentação vai defender, junto aos deputados e senadores, a imediata votação de projetos que interessam a todos os Municípios brasileiros. “Aos deputados, vamos pedir a imediata votação do projeto aprovado pelo Senado que garante a distribuição dos royalties do petróleo para todos os Estados e Municípios, de forma democrática e sem privilégios. Dos senadores, queremos a alteração da regulamentação da Emenda 29 aprovada pelo Plenário da Câmara que suprimiu do texto, a garantia de que a União investiria 10% de sua receita corrente bruta em ações de Saúde”, antecipa.

Neste âmbito da saúde o senador Vital do Rêgo lembra que na última semana a Comissão Mista de Orçamento (CMO), al qual preside aprovou, o parecer preliminar da proposta orçamentária para 2012 (PLN 28/11). O texto reforça significativamente a dotação das ações de saúde, que ganhou mais R$ 3,4 bilhões.

A ampliação teve duas fontes. Primeiro, os parlamentares decidiram que os recursos destinados às emendas de iniciativa popular (R$ 2,209 bilhões) vão financiar somente ações de estruturação da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois, elevaram o limite das emendas individuais de R$ 13 milhões, proposto por Chinaglia, para R$ 15 milhões para cada parlamentar, sendo que a diferença (R$ 2 milhões) será usada somente em ações de saúde. Multiplicado por 594 parlamentares, entre deputados e senadores, isso representa mais R$ 1,188 bilhão para a área.

As ações e os serviços públicos de saúde haviam sido contemplados com R$ 79,6 bilhões no projeto do Orçamento. O piso constitucional, dado pela Emenda 29/00, é de R$ 79,9 bilhões. Com o acréscimo aprovado nesta quinta, esse valor chegará a, pelo menos, R$ 83 bilhões.

 Ascom

Alunos da rede municipal de Cajazeiras são atendidos pelo Programa Mais Educação

Um total de 1.286 alunos da rede municipal de ensino de Cajazeiras, distribuídos entre as Escolas Antônio Tabosa Rodrigues (CAIC), Galdino Pires, Luiz Cartaxo Rolim, José Antônio Dias, Manoel Gonçalves da Silva e Costa e Silva, já estão integrados ao Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e o MEC.

De acordo com a secretária municipal de educação, professora Maria do Carmo Pereira Vale Leite, as atividades do Mais Educação nas Escolas do CAIC, Galdino Pires Ferreira, Luiz Cartaxo Rolim e Costa foram iniciadas nesta segunda-feira, 21, empolgando alunos, professores e gestores escolares.

São atendidos pelo Mais Educação os estudantes que apresentam defasagem idade/ano, estudantes concluintes das primeira e segunda fases do ensino fundamental, estudantes de anos/séries com maiores índices de evasão e/ou repetência e estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família.

Os alunos cadastrados passam a ser atendidos com acompanhamento psicológico em Letramento, Matemática e Ciências, programas de sustentabilidade/Agenda 21 e hortas comunitárias, atividades de esporte, lazer, cultura e artes, em turnos diferentes dos quais participam do horário regular de aulas, com direito a lanches e almoço.

SECOM

Grupo choca jurados durante show de talentos na TV indiana

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Açude Grande R$ 30 milhões; pelo twitter, Vital anuncia 13 emendas ao PPA, no valor total de R$ 6,5 bilhões de investimentos para a Paraíba

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou na tarde desta segunda-feira (21), via Twitter, as 13 emendas que vai apresentar ao Plano Plurianual, o PPA 2012/2015. De acordo com o Senador, serão apresentadas dez Emendas Individuais e três Emendas nas Comissões. Ao todo, as 13 emendas somam R$ 6,55 bilhões, para investimento em diversas áreas e ações infra-estruturantes. “Com estas emendas, vamos beneficiar toda a Paraíba”, disse.

As dez Emendas Individuais são as seguintes, com seus respectivos detalhamentos:

- Duplicação da BR-230, no valor de R$ 1,5 bilhão - Duplicação de cerca de 356,6 km, entre Campina Grande e Cajazeiras, em continuidade ao trecho já duplicado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em dezembro de 2005, o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran) atestou Volume Médio Diário (VMD) ajustado de 7.402 veículos em Campina Grande, ponto de captação e distribuição de tráfego da BR-230. O valor foi bem superior aos 3.000 que serviram como referência para justificar duplicação de rodovias no PAC, e com concentração elevada de veículos pesados. Desde a contagem do Centran, a situação se agravou, tendo em vista o crescimento virtuoso do PIB do Estado, com maior volume de trocas comerciais e, portanto, de trânsito de cargas em longas distâncias.

- Porto de Cabedelo, no valor de R$ 450 milhões - Reforço da estrutura de acostagem do porto, tendo em vista que o PAC 2 aprofundou o canal de acesso e a bacia de evolução de cerca de 9,15 m para 11,5 m, no mínimo. Ademais, a nova profundidade, em fase de homologação, praticamente duplicará a capacidade operacional do Porto, tornando-se oportuna a construção de novo terminal multiuso e reforçando a necessidade de um terminal turístico para passageiros.

- Açude Grande, no valor de R$ 30 milhões - Revitalização e despoluição do Açude Grande, em Cajazeiras, e revitalização das áreas do entorno. A combinação de aspectos ambientais desfavoráveis propicia a proliferação de vetores, submetendo a população a doenças infectocontagiosas. Além disso, a desproteção das margens e dos taludes provoca erosões e permite o avanço das águas em direção às baixadas, desabrigando os moradores e colocando em risco o patrimônio público e privado.

- Aeroportos da Paraíba, no valor de R$ 500 milhões - Adequação da infra-estrutura dos aeroportos de Patos, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Castro Pinto (Bayeux), para atender com segurança e conforto a demanda existente e a futura em cargas e passageiros. As intervenções serão na reforma e ampliação dos terminais de passageiros, implantação de terminal de cargas em Bayeux, melhoria tecnológica para segurança de voo e autonomia em operações noturnas e capacidade de processamento de aeronaves de maior porte nos principais centros dinâmicos do Estado, pólos de microrregiões que abrigam algumas centenas de milhares de habitantes cada.

- Central de Aulas da UEPB, no valor de R$ 150 milhões - Marco do processo de desenvolvimento e expansão da UEPB, a Central de Aulas, que está sendo construída no Campus I, em Bodocongó, abrigará a nova sede do Centro de Educação (CEDUC), que inclui os cursos de História, Geografia, Pedagogia, Filosofia e Letras. Atualmente, o CEDUC possui cerca de três mil alunos, 150 professores, 30 funcionários, quatro departamentos, um mestrado, cinco cursos de graduação, vários núcleos de pesquisa e especializações, necessitando de um espaço específico para congregar todos eles. O empreendimento também agregará os cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicada (CCSA).

- Litoral Norte, no valor de R$ 100 milhões - Elaboração e implantação de plano integrado de aproveitamento sustentável da vocação turística no entorno da rodovia estadual PB-008, garantindo benefícios social e econômico inclusivos para as gerações atual e futuras. O plano contemplará qualificação dos atrativos turísticos, revisão dos Planos Diretores para ocupação e uso do solo conforme vocação e aspectos multidisciplinares, elaboração do plano de manejo das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e das unidades de conservação, elaboração de estudos e projetos de engenharia, definição de traçado geométrico e pavimentação da PB-008, urbanização dos acessos, qualificação da oferta de energia elétrica, coleta e tratamento de esgoto sanitário, emissão (destinação final) distante da costa, recuperação e sinalização de sítios históricos, culturais e ambientais, e de próprios públicos, e divulgação dos produtos turísticos.

- Porto de Águas Profundas, no valor de R$ 1 bilhão - Previsto para ser instalado na porção terminal do Ramal Paraibano da Nova Transnordestina, o Porto de Águas Profundas, em Lucena, compõe com a estrada de ferro um agrupamento indutor do desenvolvimento, sob influência do dinamismo sul pernambucano. Trata-se de terminal que poderá ser erguido em parceria público-privada, com modelo de ocupação da retroárea similar ao adotado com sucesso em Pecém e em Suape, e responsável em grande medida pela explosão econômica do sudeste asiático: a implantação de parque industrial voltado à exportação, ou para abastecimento interno por cabotagem.

- Superintendência da Polícia Federal, no valor de R$ 100 milhões - Dotar o Departamento de Polícia Federal de condições operacionais adequadas ao cumprimento das suas atribuições, em nova sede com área estimada em 10.000 m2, com de ambiente para custódia, heliponto, sistemas de controle de acesso, circuito fechado de TV, automação predial, entre outros aparatos de segurança. O objetivo é fortalecer a instituição para garantir efetividade à políticas públicas de prevenção e combate ao crime organizado.

- Bacia do Rio Taperoá, no valor de R$ 100 milhões - Recuperação e uso sustentável dos recursos naturais da bacia do Rio Taperoá. Ao longo de 150 km, o rio banha e abastece 25 (vinte e cinco) municípios do Cariri, do Seridó e de Curimataú, entre os quais Campina Grande, em bacia hidrográfica que se estende por 5.664,46 km². Contudo, ao longo dessas ultimas 5 décadas, vem sofrendo expressiva degradação ambiental, causada por desamamento irregular e por práticas rudimentares de manejo agropecuário. A poluição completa o triste quadro, tendo em vista a baixa cobertura em serviços de saneamento básico, com consequente manejo inadequado de esgoto e lixo residenciais, além da deposição de resíduos químicos oriundos do cultivo agrícola menos qualificado.

- Nova Transnordestina, no valor de Adição de R$ 1,29 bilhão ao valor original - Inclusão do Ramal Paraibano (EF-225) na Nova Transnordestina, com aproximadamente 516 km entre Cabedelo (PB) e o entroncamento com a EF-116, em Lavras da Mangabeira (CE). A Nova Transnordestina adotará bitola larga ou irlandesa (1,6 m), e a ferrovia na Paraíba possui bitola métrica – a adequação, pois, é fundamental para tornar o trecho apto a receber as composições do restante da malha e distribuir as cargas em Itabaiana, em direção a Cabedelo, Recife e Natal.

As três Emendas nas Comissões são as seguintes, com seus respectivos detalhamentos:
- Cinturões Digitais, no valor de R$ 500 milhões, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática - Implantação de redes de transmissão de alta capacidade (fibra ótica), ligadas a transmissores de sinal sem fio de longo alcance, especialmente em regiões com pior infraestrutura, para atendimento em banda larga às populações digital e socialmente excluídas.

- Conservação de Microbacias, no valor de R$ 600 milhões, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo - Ação para manejo sustentável em microbacias com maior risco de desastres naturais: remoção de ocupações irregulares e reassentamento das famílias, adoção de curvas de nível no manejo agrícola, recuperação de matas ciliares e de vegetação em encostas e em topos de morros, e adoção de valas, drenos subterrâneos, poços e outras soluções de esgotamento de áreas alagadas e recarga de aquíferos. Medidas que recuperam as propriedades produtivas do solo e protegem o patrimônio e a vida da população contra enxurradas, deslizamentos e enfermidades decorrentes.

- Universíades 2017, no valor de R$ 230,5 milhões, na Comissão de Educação, Cultura e Esportes - Adaptação do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (reforma e ampliação de infraestrutura) para receber os Jogos Mundiais Universitários – Universíades 2017, o terceiro maior evento desportivo do planeta. A capital federal é candidata a sediar as competições, em decisão que a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) deverá proferir em 29 de novembro próximo.

Ascom

Morre em Teresina Dona Socorro Claudino, esposa do empresário João Claudino


Faleceu vítima de um câncer no início da noite de ontem, segunda-feira (21), no Hospital São Marcos em Teresina, Maria do Socorro de Macêdo Claudino, esposa do empresário João Claudino Fernandes, com 74 anos de idade. Ela estava em tratamento contra a doença há pelo menos um ano.

Socorro Claudino era casada há quase 50 anos com o empresário João Claudino Fernandes, proprietário do Grupo Claudino, conglomerado de empresas com atuação em vários segmentos econômicos.

Deixa 5 (cinco) filhos: João Vicente Claudino, político do PTB eleito senador pelo Piauí em 2006, João Claudino Júnior, João Marcelo Claudino, Cláudia Claudino e Alaídes Claudino.

A família informou que o velório será na residência do casal Claudino e sepultamento em Teresina.

No próximo dia 17 de dezembro, dona Socorro Claudino faria 50 anos de casada com o empresário João Claudino Fernandes. Ela era filha do vizinho Estado do Ceará. Ele, do Rio Grande do Norte.

Muito católica, dona Socorro Claudino possuía diversas obras sociais em comunidades carentes na cidade de Teresina.

Fonte: JL/Ivo Júnior

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Acidente envolve três veículos na PB-400 em Monte Horebe no Sertão paraibano

Com o impacto, os veículos envolvidos ficaram totalmente destruídos o caminhão causador subiu em uma barreira ás margens da rodovia

Um acidente foi registrado por volta das 13hs00 de hoje, segunda-feira (21) na PB-400, mais precisamente na Serra de Monte Horebe. Um caminhão baú carregado com móveis de placas: ALB-4071, de Arapongas PR, dirigido por Antonio Marcos da Silva, bateu na traseira de outro caminhão e, de uma moto que estavam parados estacionados às margens da referida rodovia, nestes dois últimos veículos não havia ninguém.

Com o impacto, o caminhão subiu em uma barreira de pedras e ficou totalmente destruído. O caminhão que foi atingido ficou destroçado, já a moto ficou danificada.

O motorista do caminhão que provocou o fato sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Regional de Cajazeiras e passa bem. Segundo informações repassadas ao site, o motorista Antonio Marcos da Silva mora no Estado do Paraná e era a primeira vez que passava pela rodovia.

A Polícia Rodoviária Estadual Militar e SAMU estiveram no local dando segurança aos demais veículos que transitavam no trecho. O trânsito ficou lento durante boa parte da tarde.

Foto: Alex Gonçalves
Da redação com informações de Radar Sertanejo

“Filha de paciente pede socorro ao governo do Estado”, diz Padre Djacy

A religiosa da Congregação Missionária Carmelita, irmã Lourdes, e seus familiares e amigos próximos, inclusive a minha pessoa, Pe.Djacy Brasileiro, pedem que a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba socorra , com urgência,sua mãe Marcionilia Brígida de Sousa, de 81 anos de idade.A mesma precisa fazer  um cirurgia urgentemente.

Essa cirurgia já era para ter acontecido, infelizmente, até agora, nada. Faz oito meses que a paciente espera por essa hora. O sofrimento dessa idosa é grande, diz a família desesperada, que não sabe mais o que fazer.

O motivo de não ter realizado essa intervenção cirúrgica, é devido que no hospital de Patos, não é realizada este tipo de cirurgia. E Em João Pessoa, alegam que o HU está em greve. Mesmo assim, segundo a Secretaria de Saúde de Patos, não há este tipo de cirurgia no referido hospital universitário.

Diante disso, os filhos pedem, até pelo o amor de Deus, que o governo do estado, através da Secretaria da Saúde, realize essa cirurgia em outro hospital. A família da paciente conhece o médico que faz esse tipo  de cirurgia. Trata-se do Dr.Gerônimo Franco. Aliás, o referido médico conhece a situação da referida paciente.

A dona Marcionlia , a cada dia que passa, entra em estado de definhamento. Está sofrendo muito. Sua família está desesperada, conforme relatou a freira  Maria de Lourdes de Sousa.

Como padre amigo da família, peço, pungentemente, que o governo do Estado socorra essa senhora, que com sua idade avançada, já não suporta tanto sofrimento.

Segundo a família, Dona Marcionilia está morrendo aos poucos, sem que uma solução apareça. A sua filha, desesperada, pediu-me ajuda. Respondi-lhe que a única coisa que eu poderia fazer, era  apelar, através da imprensa, ao governo do Estado da Paraíba para  realizar em outro hospital,com urgência,a cirurgia tão esperada pela sua mãe,em agonia.

PELO O AMOR DE DEUS, SOCORRA ESSA SENHORA COM SEUS 81 ANOS DE IDADE. É DRAMÁTICA SUA SITUAÇÃO, CONFORME SUA FILHA, A IRMÃ LOURDES.

Para contato com a irmã Lourdes:

(83) 9919-4488 ou 9646-9287. Também: (83) 3451-2592
Padre Djacy Brasileiro, amigo da família, em 20 de novembro de 2011.

Justiça condena o ex-prefeito de S. J. de Caiana Marcílio Lopes a 2 anos e 6 meses de prisão por desvio de verbas

Pena foi substituída por duas penas restritivas de direito. Sentença foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça Federal.

O ex-prefeito de São José de Caiana, no Sertão da Paraíbafoi condenado a pena de dois anos e seis meses de reclusão. O juiz entendeu que o gestor Francisco Marcílio Fernandes Lopes realizou despesas em desacordo com as regras financeiras pertinentes e que também desviou verbas advindas do convênio nº 280/1997 firmado com o Ministério do Planajemanento. A sentença foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça Federal da última sexta-feira (18).

A pena de prisão foi substituida por duas penas restritivas de direito, sendo a primeira na modalidade de prestação de serviços a comunidade, cujo cumprimento se dará em entidade a ser indicada pelo Juízo na fase de execução da pena, à razão de 1 hora de tarefa gratuita por cada dia de condenação, e a segunda na modalidade de prestação pecuniária.

“Já no que tange à prestação pecuniária, fixo-a no valor de 10 salários-mínimos, com base no valor vigente na data de publicação desta sentença, cujo montante deve ser revertido em favor de entidade assistencial indicada pelo juízo da execução”, diz o juiz na sentença.

Francisco Marcílio terá ainda de ressarcir o erário em R$ 50 mil pelos prejuízos causados, devendo o valor ser devidamente atualizado desde a data em que o Convênio no 280/1997 foi firmado até a data do efetivo pagamento, com base nos índices oficiais de correção monetária. O G1 tentou entrar em contato com a prefeitura de São José de Caiana, mas as ligações não foram atendidas.

G1/PB

domingo, 20 de novembro de 2011

Shaolin continua em coma depois de nove meses

Há quase dez meses que o humorista Shaolin está em coma. Ele é assistido diariamente por uma equipe de nove médicos e um enfermeiro; entre essas especialidades estão: um cardiologista, um neuropsiquiatra, um ortopedista, um fonoaudiólogo, um nutricionista, quatro fisioterapeuta.

Shaolin foi vítima de um acidente automobilístico na Alça Sudoeste, em Campina Grande, e por pouco não o tirou de cena. O desastre aconteceu no início deste ano, 18 de janeiro e o humorista, que chegou politraumatizado (traumatismo em várias partes do corpo) ao hospital, passou por uma delicada intervenção cirúrgica.

Atualmemente, o humorista está em estado de coma vigil, onde há geralmente movimentos espontâneos dos olhos, mas não há nenhuma evidência da compreensão ou da expressão de língua.

O doente pode ter movimentos não intencionais espontâneos como ranger os dentes. Às vezes, e sem nenhuma razão aparente, podem gritar, gemer, bocejar, chorar ou sorrir.

R7

Homem é encontrado sem vida em vila de Engenheiro Ávidos em Cajazeiras

Populares que passavam pelas imediações da Vila do Alto naquele distrito, encontraram o Senhor Manoel Pereira de Lima, casado, 83 anos, residente no local acima mencionado, deitado numa “mureta”, onde costumava sentar-se todos os dias.

O COPOM do 6º BPM fora acionado e enviou uma guarnição para o local e constatou que “Seu Valdo” como era conhecido e chamado pelos amigos, estava deitado já em óbito. A PM providenciou a chegada de um delegado de Plantão, para tomada das providências.

Da redação

Popular morre eletrocutado quando tentava instalar “gambiarra” em sua residência em Aparecida

O fato se deu na noite de ontem, sábado (19), por volta das 18hs00, quando o auxiliar de serviços gerais, Airton Lucas de Sá, 39 anos, casado, residente à Rua José Teodoro dos Santos – Aparecida/PB, região da grande Sousa tentava instalar uma “gambiarra” em sua residência e acabou falecendo vítima de choque elétrico.

O Destacamento de Polícia Militar de Aparecida fora informado, se dirigiu ao referido local, tomando as providências cabíveis até a chegada das autoridades judiciárias de plantão, para liberação do corpo.

Foto: Sertão Informado
Da redação

sábado, 19 de novembro de 2011

Dois jovens foram assassinados à faca e bala na madrugada deste sábado

O final de semana não começou bem no município do Crato, onde dois homicídios foram registrados na madrugada deste sábado. 

O primeiro aos 30 minutos quando o vendedor Thiago Alves de Alcântara, de 26 anos, foi assassinado a golpes de faca e o outro no final da madrugada. Robson da Silva (foto), de 23 anos, foi encontrado crivado de balas às margens da rodovia estadual que liga o Crato ao Distrito de Arajara no município de Barbalha.

O achado de cadáver por populares já aconteceu às 6 horas de hoje à altura do Sítio Currais na zona rural de Crato. Um dos tiros foi dado à queima roupa na altura do ouvido. Robson morava com sua avó na Rua sagrada Família no centro daquela cidade e já respondia por furto e era usuário de drogas. O corpo foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte.

No outro crime registrado no início da madrugada, Thiago ainda foi socorrido para o Hospital São Francisco, onde morreu. Esse rapaz residia na Rua Construtor Jose Sabino, 424 (Parque Antonio Vieira) em Juazeiro e foi golpeado à faca na Rua Maestro Azul (Bairro Vila Alta). Ele já respondia por sete roubos e saiu recentemente da cadeia de Juazeiro tentando reatar um caso com uma jovem que o havia deixado enquanto esteve preso.

Só que a garota já estava namorando com o gesseiro Gilderfrank Carvalho da Silva, residente na Rua Getúlio Vargas, 799 (Vila Alta) em Crato que já responde crime de lesão corporal. Na ânsia de reencontrar a namorada, seu novo amor estava por lá e houve discussão e as lesões no tórax. Gil terminou sendo preso por militares do Ronda do Quarteirão e o moto patrulhamento para responder por homicídio.

Fonte: Portal Miséria

Filho do dançarino Carlinhos de Jesus é morto a tiros no Rio

Carlos Eduardo Mendes de Jesus, filho do dançarino Carlinhos de Jesus, foi morto a tiros na madrugada deste sábado. Dudu, como era conhecido, saía de um bar em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Segundo informações da polícia, Dudu foi atingido por disparos feitos por dois homens em uma motocicleta. Os criminosos, que ainda não foram identificados, fugiram em seguida.

O músico foi levado ao Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, mas não resistiu.

Carlinhos de Jesus, que está em Caxias do Sul, tenta retornar ao Rio. Em sua página pessoal no Facebook, o coreógrafo expressou sua dor. “DOR! Insuportável perder quem amamos!
Perco meu filho brutalmente”, postou Carlinhos, agradecendo, ainda, pelas manifestações de solidariedade.
 
VNews

Sessão para discutir sobre patrimônio histórico e arquitetônico acontece nesta segunda (21)

Para esclarecimento à sociedade de Cajazeiras, sobre questões relacionadas ao patrimônio histórico e arquitetônico e sua preservação, a Câmara Municipal fará uma sessão solene para tratar do referido assunto na próxima segunda-feira (21), a partir das 17hs00.

Fora formada uma comissão com oito membros, representando a sociedade civil organizada, governo do município e membros de órgãos culturais locais.

Após o recebimento de um relatório elaborado pela comissão representativa, o Vereador Marcos Barros de Souza irá ler o documento em plenário para os demais pares, serão ouvidas pessoas técnicas sobre o assunto para orientar na apreciação da matéria antes de ser colocado em votação podendo a mesma, ser votada numa sessão extraordinária convocada pela Mesa diretora a qualquer momento.

Ascom

134 pessoas; Boletim hospitalar emitido em (19/novembro/2011)

Das 07h00 desta sexta-feira até o fechamento deste boletim foram atendidas 134 pessoas no Hospital Regional de Cajazeiras, entre urgências (casos clínicos) e emergências, destacando 06 acidentes de moto, 01 acidente de carro e 01 ferimento por arma de fogo.

Destaque: 

09h00│Rogério dos Santos Alves, 34 anos, trazido da zona rural de Santa helena, deu entrada vítima de ferimento por arma de fogo (tiro acidental), com corte e fratura exposta na mão esquerda. Após exame de raio x e avaliação do médico, ele foi encaminhado ao centro cirúrgico.

14h45│José Pedro Sobrinho, 68 anos, trazido de Bernardino Batista, deu entrada vítima de acidente de moto, onde sofreu trauma no ombro esquerdo e escoriações na cabeça. Foi avaliado, medicado, passou por exame de raio x e em seguida foi encaminhado ao eixo amarelo, onde ficou em observação.

22h20│Paula Fernanda Leite, 23 anos, residente em Sousa, e Claudio Lopes da Silva, 41 anos, residente em Cajazeiras, deram entrada vítimas de acidente de carro. A primeira vítima sofreu traumatismo craniano, foi avaliada pelo médico, que solicitou tomografia computadorizada; ela ficou em observação no eixo amarelo.

O segundo paciente, por sua vez, sofreu trauma no tórax. Foi avaliado pelo médico e encaminhado para também fazer tomografia computadorizada; ficou em observação no eixo amarelo.

00h50│Damião Dias Gomes, 26 anos, trazido da zona rural de Triunfo, deu entrada vítima de acidente de moto, onde sofreu traumatismo craniano e cortes no couro cabeludo. Após avaliação do médico, ele foi transferido para João Pessoa.

Assessoria de Comunicação HRC