Com atuação iniciada em 1997, por meio da Cajá Rock Produções, Oswaldo Moésia possui uma trajetória consolidada na promoção de eventos culturais, musicais e formativos, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da cena alternativa local. Entre os eventos produzidos e coproduzidos destacam-se: Rock na Praça, Circuito Sertão é Mais Rock, Rock Pra Se Lascar, Grito Rock, Noite Fora do Eixo, Muro Sonoro, Rock'A'Gosto e CajáRAP, além de diversas edições da Praça do Rock.
Trajetória e atuação cultural
Ao longo de sua carreira, atuou como produtor de artistas e bandas pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (BNB), em Sousa, e é fundador e músico percussionista da banda Baião d'Doido, criada em 2003, em Cajazeiras.
Na área de gestão cultural, exerceu funções estratégicas como Gestor do Fora do Eixo em Cajazeiras (2010-2017), da Frente Ambiental Nós Ambiente Fora do Eixo (2011-2017) e do Clube de Cinema Fora do Eixo no mesmo período. Desde 2017, atua como Gestor do Cine Clube Cultucar, iniciativa voltada à difusão do audiovisual e à formação cultural.
Entre 2011 e 2014, foi Articulador Cultural da 9ª Região de Cultura de Cajazeiras, pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, sendo responsável pela articulação da adesão ao Sistema Nacional de Cultura e pela implantação dos Sistemas Municipais de Cultura em diversos municípios da região.
Atuação institucional
No âmbito da gestão de equipamentos culturais, foi Diretor do Teatro Iracles Brocos Pires (ICA) entre 2015 e 2017 e Gerente Operacional da unidade de 2017 até junho de 2024.
Sua trajetória institucional inclui ainda a presidência da Associação Cajazeirense do Rock (ASCAR), da Associação Cultural do Rock do Sertão da Paraíba (ACRS-PB), além de atuar como Gestor do Ponto de Cultura Casa da Cultura Independente desde 2010. Também presidiu a Associação de Gestão Colaborativa do Coletivo de Cultura Cultucar, entre 2017 e 2023.
A homenagem da Praça do Rock no Carnaval 2026 reconhece a contribuição de Oswaldo Moésia para o desenvolvimento cultural, a valorização da música independente e o fortalecimento das políticas públicas de cultura em Cajazeiras.
Assessoria
