sábado, 9 de junho de 2012

Partidos políticos podem formalizar candidatos e alianças das eleições 2012 a partir desse domingo (10)


As eleições municipais deste ano ganharão corpo a partir deste domingo, 10, quando uma série de atos formais envolvendo as candidaturas deverão ser realizados, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A partir desta data, os partidos estão autorizados a realizarem suas convenções partidárias, nas quais serão definidos as coligações e os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Cajazeiras, o PTB do prefeito Carlos Rafael realizará sua convenção dia (30), em local ainda não definido, já os partidos de oposição liderados pelo ex-prefeito Carlos Antônio (DEM), fará sua convenção na Escola Estadual Dom Moisés Coelho.

Também a partir de amanhã, domingo, os candidatos, partidos ou coligações que se sentirem atingidos por afirmações caluniosas, difamatórias, injuriosas ou falsas difundidas por qualquer veículo de comunicação podem pedir o exercício do direito de resposta. Também desta data em diante, as emissores de rádio e de televisão estão proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido nas convenções partidárias.

O dia (10) também será o último do prazo para que os partidos fixem os limites de gastos de suas campanhas e de seus candidatos. Segundo a legislação eleitoral, o candidato que gastar recursos além do limite fixado pelo partido estará sujeito a multa no valor de 5 a 10 vezes o valor em excesso, podendo ainda o responsável responder por abuso do poder econômico.

Da redação com TSE