quarta-feira, 19 de julho de 2023

Campanha “Julho Verde” promove a prevenção e o combate ao câncer de cabeça e pescoço no HUAC em Campina Grande

O “Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço” é celebrado no próximo dia 27 de julho

Brasília (DF) – Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.

Presença de caroço, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz são alguns dos sinais associados a esses tipos de câncer.

O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados no Brasil quase 50 mil casos de cânceres nas cavidades oral/laringe/tireoide/pele melanoma.

Entre as principais causas que podemos apontar para a incidência destas doenças estão: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a infecção causada pelo vírus HPV e a falta do uso de protetor solar dentre outras.

O tratamento precoce é fundamental, porém, um dos principais problemas é o diagnóstico tardio. Para alertar a população para a importância da prevenção, foi criada a campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 deste mês.

Durante o mês de julho deste ano, há uma vasta programação entre os dias 24 e 29 de julho, em relação a conscientização sobre os cânceres de cabeça e pescoço no Hospital Universitário Alcides Carneiro em Campina Grande, PB, conforme relatou o Chefe da Divisão Médica e médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço do HUAC-UFCG/Ebserh, Uirá Luiz, “acontecerão entrevistas nos meios de comunicação da região; palestras educativas; panfletagens sobre a temática e ainda a realização de um mutirão de cirurgias voltadas a especialidades de cabeça e pescoço para os pacientes que estão na fila de espera, regulados pela Central de Marcação da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

24/07/2023 (Segunda-Feira) - Entrevista em emissora de rádio da região

Sobre conscientização de câncer de cabeça e pescoço.

Colaborador: Drº Uira   Horário:  11 horas.

Público: População Geral

26/07/2023 (Quarta-Feira) – Palestra Presencial

Atendimento e cuidados ao paciente com Câncer Cabeça e Pescoço.

Colaborador: Drª Lorena   Horário:  16 horas.

Público: Estudantes e Profissionais da Saúde.

Local: TELEMEDICINA

27/07/2023 (Quinta-feira) – Ação Social

Panfletagem sobre a conscientização ao câncer de cabeça e pescoço.

Colaboradores: Colaboradores e Estudantes lotados da Cirurgia Geral. Horário: 14 horas.

Público: Acompanhantes das Alas

Local: Enfermarias 

28/07/2023 (Sexta-feira) – Ação Social

Panfletagem no CAESE sobre a conscientização ao câncer de cabeça e pescoço.

Colaboradores: Colaboradores e Estudantes lotados da Cirurgia Geral. Horário: 10 horas.

Público: Funcionários do HUAC, pacientes e acompanhantes do CAESE.

Local: CAESE

29/07/2023 (Sábado) – Mutirão

Realização de cirurgias voltadas a especialidades de Cabeça e Pescoço.

Colaboradores: Drª Lorena, Drº Uira, Equipe do Bloco Cirúrgico e Ala A

Horário: 07 as 19 horas.

Público: Pacientes da fila de espera.

Local: Bloco cirúrgico.

ONDE RECEBER O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO:

HUAC- UFCG (Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande): Os pacientes com diagnóstico confirmado de câncer de cabeça e pescoço e casos suspeitos são diagnosticados e tratados no ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço, devendo ser encaminhado pela Central de Marcação da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, PB. O primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e solicitar o encaminhamento médico.   

O “Julho Verde” foi oficialmente criado pela Lei 8.086/2017, que institui o 27 de julho como o “Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço” para conscientização de combate a esses tipos de cânceres.

Sobre a Rede Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 


Por Elthon Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação Social /Ebserh