quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Veneziano recebe apoios políticos importantes de Pombal e de Olho D’Água

O candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, recebeu nesta quarta-feira (31) apoios importantes de duas cidades: Pombal e Olho D’água.

Da cidade de Pombal, Veneziano recebeu o apoio dos vereadores João Filho e Pedro Rocha, ambos do PSDB, além dos líderes comunitários Severino e Bau.

De Olho D’água, anunciaram apoio a Veneziano os líderes da oposição da cidade, Garibaldo Cirilo de Carvalho e Adauto Tavares, que foram candidatos a prefeito e a vice-prefeito nas eleições municipais de 2020.

“Agradeço o gesto de confiança dos companheiros de Pombal e de Olho D’água. Vamos continuar firmes em nossa caminhada. O projeto se reforça a cada dia e nossa campanha cresce em todo o Estado, o que mostra que nossa mensagem de mudança tem sido bem aceita pela população. Com diálogo e trabalho poderemos fazer muito mais pela nossa Paraíba”, destacou Veneziano.


Assessoria de Imprensa

Insatisfeito: prefeito de Cajazeiras reúne secretários e vereadores em chácara para determinar rumo da campanha eleitoral

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP), convocou uma importante reunião, que aconteceu na tarde de ontem, terça-feira (30), em uma chácara, às margens da BR-230, para determinar como será seu posicionamento político, no tocante, aos nomes que ele defende nas eleições de (02) de outubro do ano em curso.

Sabedor de diversos acordos já feitos entre secretários, vereadores e suplentes de vereadores de sua base – com candidatos a deputados federais, senadores e candidatos ao governo, alheios aos seus, o gestor cajazeirense foi enfático; “os nossos aliados haverão de ter um tratamento diferenciado, após as eleições”. “Sei exatamente, que muitos já fizeram algum tipo de acordo com candidatos que não são os que defendo”, ressaltou Zé Aldemir.

Ainda de acordo com informações chegadas a nossa redação, o prefeito teria se queixado, que a maioria dos veículos pertencentes aos secretários e vereadores estariam sem os adesivos dos seus candidatos. Até mesmo, o adesivo de sua esposa, a candidata à reeleição Dra. Paula, Zé Aldemir observou. “Aquele carro (...), ali fora, que está sem adesivo nenhum, a quem pertence”?

Informações de bastidores dão conta, que haverá um corte considerável nos cargos em comissão. O secretariado também sofrerá mudanças radicais. 


Redação – Folha VIP


Sancionada Lei que cria “Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista” na PB

Pais e pessoas com autismo comemoram sanção e reforçam importância da iniciativa na promoção da igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais

Foi sancionada, no último sábado (27), a Lei 3.769/2022, conhecida como “Lei Alexandre Dardenne”, que passa a valer em todo o estado da Paraíba. A sanção implica na criação do “Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, reunindo diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com autismo, visando a inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva. A Lei é de autoria do deputado estadual Trócolli Júnior (POD).

Giovanna Mayer, mãe de Arthur, que é autista e tem 09 anos, acredita que esse Estatuto é de suma importância para quem convive com o TEA. “A Lei reúne os critérios básicos e direitos que oferecem mais segurança a quem tem o transtorno, a exemplo da necessidade de instalação de câmera nas salas de atendimento das clínicas que recebem essas pessoas, do treinamento de primeiros socorros para todos os profissionais, dos equipamentos essenciais para esse atendimento de urgência caso seja necessário, entre outros pontos fundamentais”, destacou.  

Arthur passa por tratamento em diversos locais. Em um deles, uma clínica de fonoaudiologia, os cuidados são redobrados. “A gente sabe que o autista requer uma atenção especial e, por isso, estamos sempre de olho nos pacientes, antes, durante e no pós atendimento em sala. A aprovação da Lei vem reforçar esse cuidado para todas as unidades de saúde”, declarou Tatianna Wanderley, diretora da clínica.

O Estatuto especifica que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. Desta forma, norteia princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana e à autonomia individual, promovendo maior inserção da sociedade, à equidade, além da sua inclusão e participação plena e efetiva na sociedade, assim como, a não discriminação ao autista.

Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Alexandre Dardenne

Diagnosticado com Espectro do Autismo, Alexandre Dardenne tinha apenas 9 anos quando faleceu, em março deste ano, em João Pessoa, em virtude de um acidente por engasgo com um balão de látex (bexiga). A criança participava de atividades em uma clínica multidisciplinar.


Assessoria

‘Esse resultado não me surpreendeu pois por onde estou andando só dá Ricardo e o povo sabe quem mais trabalhou pela Paraíba’ diz Jeová

Concentrando suas atividades políticas de campanha no sertão do Estado, onde tem seu principal campo de atuação, o deputado estadual e primeiro suplente da chapa de Ricardo Coutinho ao Senado Federal, Jeová Campos (PT) disse não ter ficado surpreso com o resultado da pesquisa Ipec para o Senado na PB, que apontou o ex-governador como o líder na disputa pela vaga, com 30% das intenções de voto e com dez pontos percentuais acima do segundo colocado.

“Por onde ando no sertão, o nome de Ricardo se sobressai. O povo não esqueceu a força do trabalho de Ricardo, sabe que ele foi um excelente governador, que fez obras do litoral ao sertão, e acredita que ele também se destacará no Senado Federal, como aliás sempre o fez em todos os cargos públicos que ocupou, inclusive como Prefeito de João Pessoa e também como deputado estadual”, afirmou Jeová, que está confiante na vitória de seu candidato e acha até que Ricardo tem ainda mais fôlego do que o apontado pela pesquisa. “Penso eu, pelo que estou vendo na campanha, que ele tem muito mais que esse percentual”, disse Jeová.

A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB04909/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº BR-05400/2022 foi divulgada nesta segunda-feira (29) e encomendada pela TV Cabo Branco. Foram ouvidas 800 pessoas, entre os dias 26 e 28 de agosto, em 36 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na segunda colocação, com menos 10% das intenções de votos, apareceu o atual deputado federal, Efraim Filho, do União Brasil.

Pesquisa

Na resposta estimulada, além de Ricardo Coutinho (PT), que apareceu com 30% e Efraim Filho (União Brasil), com 20%, pontuaram também os candidatos Pollyanna Dutra (PSB), com 8%, Bruno Roberto (PL), com 5%, Manoel Messias (PCO), com 2%, Sérgio Queiroz (PRTB), com 2%, Alexandre Soares (PSOL), com 1% e André Ribeiro (PDT), com 1%. Votos Branco/nulo foi 18% e eleitores que Não sabe/não respondeu totalizaram 13%.

Na resposta espontânea, Ricardo Coutinho (PT) também lidera com 9%, seguido de Efraim Filho (União Brasil) com 8%, Pollyanna Dutra (PSB), com 4%, Bruno Roberto (PL), teve 2%, Sérgio Queiroz (PRTB), teve 1%. Outros somaram 3%, Branco/nulo teve 20% e não sabe/não respondeu foi 53%. Os candidatos André Ribeiro (PDT) e Manoel Messias (PCO) não pontuaram. Alexandre Soares (PSOL) não foi citado segundo divulgação no G1 Paraíba.


Assessoria

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Anísio repudia homofobia no Bar do Cuscuz e cobra apuração contra os responsáveis

O autor da Lei dos Cartazes (Lei nº 10.895/2017) e atual candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Anísio Maia (PSB), declarou em vídeo divulgado em suas redes sociais estar indignado com o caso de homofobia ocorrido no Bar do Cuscuz, na sexta-feira (26).

“Nós criamos a Lei para divulgar nos estabelecimentos que LGBTQIAP+fobia é crime, e vamos cobrar punição para quem descumpriu”, pontuou Anísio Maia.

Segundo denúncias nas redes sociais, duas irmãs estavam abraçadas, próximo ao playground do bar, e foram abordadas por clientes e pelo subgerente do estabelecimento. O subgerente, que tem conhecimento da lei cujo teor proíbe esse tipo de discriminação, agiu da mesma forma dos clientes, quando seu papel deveria ser exatamente o contrário, ou seja, coibir o preconceito. As irmãs registraram queixa na delegacia.

A Lei dos Cartazes, como é conhecida, obriga a fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos informando sobre a legislação que criminaliza a discriminação ou preconceito em virtude de orientação sexual e da identidade de gênero no Estado da Paraíba.

De acordo com Anísio, a Lei dos Cartazes serve como ferramenta para combater esse tipo de crime nos estabelecimentos da Paraíba. O parlamentar afirmou ainda que vai cobrar apuração junto à Secretaria de Segurança e que acompanhará o caso de perto.

Link: https://www.instagram.com/reel/Ch0a8cSpNUw/?igshid=YmMyMTA2M2Y=


Assessoria 

Os números que ninguém vê: Veneziano cresceu 112% enquanto Pedro só 12.7%

Diz o ditado – com toda a sabedoria forjada na experiência popular – que o pior cego é aquele que não quer ver. E muita gente se recusa a enxergar o que os números mostram com muita clareza: A candidatura de Veneziano Vital foi a que mais cresceu desde a última pesquisa. Estamos falando de 112 por cento de crescimento – fenômeno raro em campanhas eleitorais.

Em comparação com a de Pedro Cunha Lima, que aparece tecnicamente empatado com Venê, a diferença de performance é notável. O tucano só cresceu 12,7% no período. Matemática é exata, não tem como discutir, a não ser somar.

Vamos à soma:

Na primeira pesquisa divulgada para governador do Estado, em fevereiro deste ano, o Instituto Data Vox apontou Pedro com 14,2% e Veneziano com 5,9%. Outro dado, que chama atenção é que em fevereiro na pesquisa Datavox João Azevêdo tinha 40,7% e em agosto caiu para 28,6%, ou seja, João teve uma queda de 70,2%.

Seis meses depois, eles surgem praticamente empatados. Esse é o cenário que nem a miopia consegue embaçar. Quem quiser fingir que não vê, espere a luz das urnas. Confira mais detalhes: https://blogdoespiao.com.br/os-numeros-que-ninguem-ve-veneziano-cresceu-112-enquanto-pedro-so-12-7-por-fabiano-gomes/


Da redação com Fonte 83

Reudesman Lopes lança “Uma Vida Pela Educação Física” nesta quinta e sexta em Cajazeiras

Membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e um dos mais ativos e produtivos escritores da atualidade na ‘terra da cultura’, o professor Reudesman Lopes voltar a brindar a literatura sertaneja com mais uma obra sua.

Após “Revista Comemorativa aos 65 Anos do Atlético Cajazeirense de Esportos (2003)”, “História do Futebol de Cajazeiras (2015)”, “Nazareth Lopes – Uma Vida de Ensinamentos (2017)” e “Atlético Cajazeirense de Desportos – 70 anos de História (2018), o escritor cajazeirense lança nesta quinta (1) e sexta-feira (2) próximas a sua autobiografia profissional intitulada “Uma Vida Pela Educação Física”, pela Editora Arribaçã.

Na quinta-feira, dia 1º, o lançamento ocorrerá no Auditória da Faculdade Católica da Paraíba (Colégio Diocesano Padre Rolim),às 19 horas.

Na sexta-feira, dia 2, o lançamento será no Auditória da Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP), também às 19 horas.

Reudsman Lopes é professor de Educação Física da Universidade Federal de Campina Grande (aposentado), jornalista e radialista esportivo.


Com Blog Coisas de Cajazeiras

PSCT 2022.2- Vagas remanescentes para o campus Cajazeiras

Inscrições de 31/08 a 10/09. São 30 vagas para os cursos subsequentes de Edificações e Eletromecânica

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) divulgou edital para o preenchimento de vagas remanescentes para os Cursos Técnicos Subsequentes para o campus Cajazeiras  As inscrições poderão ser feitas no período de 31 de agosto a 10 de setembro. São ofertadas 30 vagas, sendo 14 para o curso de edificações e 16 para o curso de Eletromecânica, ambos no período noturno.

Confira neste link o edital nº 35/2022

O candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível nesse link e anexar documentação exigida

O resultado preliminar será divulgado no dia 14 de setembro e o resultado final no dia 19 de setembro.


Assessoria de Imprensa - IFPB

Parceria institucional é reforçada com visita da CGU ao Tribunal de Contas da Paraíba

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, recebeu na manhã desta terça-feira (30), representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), a fim de conhecer ferramentas tecnológicas  utilizadas pelo TCE-PB para aprimorar e fortalecer o sistema de controle externo e a fiscalização.

Estiveram presentes na reunião o superintendente da Controladoria Geral da União da Paraíba, Severino Queiroz,; o  secretário de Combate à Corrupção da CGU, João Carlos; a secretária Adjunta de Combate à Corrupção da CGU, Luana Roriz; o diretor de Operações Especiais da CGU, Israel Carvalho; e o coordenador de Operações da CGU Paraíba, Giuliano Guerra.

O encontro serviu, entre outros pontos, para consolidar, ainda mais, as parcerias que têm sido efetivadas entre as duas instituições. Segundo o presidente do TCE, Fernando Catão, contribuir com a transparência é uma das missões da Corte de Contas. “Estamos sempre juntando esforços e tecnologia na defesa da coisa pública”, destacou.

Na ocasião, o auditor do controle externo do TCE-PB, Josedilton Diniz, fez  demonstração da ferramenta “ Ajunta”-  uma Ferramenta de detecção de conluio usando Inteligência Artificial. Ele destacou o que é contrato inteligente, reforçando o processamento de informações, bem como a decodificação pelos mecanismos tecnológicos.

Ele também pontuou sobre a diferença entre consulta pontual x análise de Ecossistemas, que é parte integrada da ferramenta Ajunta, além de fazer uma análise de caso em que mostra que a ferramenta do TCE-PB é mais eficiente em comparação às análises feitas manualmente.

Participaram ainda das reuniões pelo TCE-PB, auditores do controle externo, Fábio Guerra e Willo Pinheiro.


Assessoria de Comunicação / TCE-PB

Mobilização: grande público prestigia 1ª Parada da Diversidade em Cajazeiras

A população cajazeirense saiu às ruas em grande número e prestigiou com muito carinho e respeito à 1ª Parada da Diversidade, realizada na última sexta-feira (26), ocupando vários pontos da cidade.

O grandioso evento foi organizado pela Gerência Municipal LGBT da Prefeitura de Cajazeiras, que tem à frente o ativista Delânio da Silva, em parceria com as secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, Desenvolvimento Humano e Administração, além de grupos movimentistas, tais como: Movimento LGBTQIAPN+, Movimento dos Negros, Movimento das Mulheres, Movimento de Religião de Matriz Africana e Movimento de Capoeira.

Representantes de movimentos destacaram o apoio da gestão do Prefeito Zé Aldemir. Para eles, a gestão tem demostrado um olhar sensível para a integração de políticas públicas dos grupos movimentistas, e isso se caracteriza como de suma importância para o crescimento dos movimentos sociais na cidade.

O diretor de Gerência da Igualdade Racial do município de Cajazeiras, Jusciê Alves, enfatizou que aquele era um momento ímpar, uma luta por um bem em comum, onde cada um poderia se expressar do jeito que lhe fizesse bem. Outro a usar a fala foi Fernando Santana, diretor de Recursos Humanos da Prefeitura de Cajazeiras. Ele homenageou os ativistas mortos, citando Mãe Gilda, Marielle Franco, Margarida Maria, Rosinaldo Rodrigues e o jovem Ival Raimundo de Souza, professor de biologia da rede pública estadual, natural da cidade de Igaracy, ativista e LGBTQIAP+, brutalmente assassinado em Cajazeiras.

O evento teve início com concentração no Balde do Açude Grande e contou com várias apresentações culturais, como roda do grupo de Capoeira Ginga Brasil, Ginástica na Praça, apresentação de cantores locais, Karol Silva e Carrazera, performances da drag queen Moohana Moon e apresentação da Dj Rafaela. A banda Biguinho Show animou durante o percurso em cima do trio até a praça da Prefeitura. Para finalizar, a cantora Brianna Castilho e os Djs, Karlos e Explosão fizeram a festa, tocando as mais diversas músicas contagiantes.


Assessoria

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Mais apoios: Veneziano recebe o apoio da vereadora Cacique Cal, a terceira mais votada de Rio Tinto

O candidato a governador pela Coligação “A Paraíba tem pressa de ser feliz”, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, Veneziano Vital do Rêgo, recebeu neste final de semana o apoio da cacique e vereadora Claudecir Braz, conhecida como “Cacique Cal”, de Rio Tinto, junto com todo o seu grupo político.

Nas eleições municipais de 2020, Cacique Cal recebeu a terceira maior votação da cidade para a Câmara Municipal. Em entrevista à imprensa de Rio Tinto, Veneziano agradeceu o apoio e prometeu compromisso com a cidade e o movimento indígena liderado pela parlamentar.

“Com muita alegria recebemos o apoio da querida Claudecir, de Rio Tinto, e de tantos amigos que compõem este competente grupo político. Vamos juntos, mudar a nossa Paraíba e colocar em prática as ações que os paraibanos tanto esperam”, disse Veneziano.

Segundo Claudecir, a Paraíba precisa de mudanças efetivas e essas mudanças estão todas contempladas no plano de governo de Veneziano. “Seguimos dialogando com os amigos, fortalecendo nosso movimento indígena, nossas ideias e um novo governo para a Paraíba”, disse a parlamentar.


Assessoria de Imprensa

Empresa que presta serviços a campanha de João é a mesma que faturou quase R$ 500 mil no governo este ano

O governador João Azevêdo (PSB) conta com o maior montante financeiro para a campanha das Eleições 2022 na Paraíba até o momento, conforme consulta ao sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand) realizado neste sábado (27). Mais um dado chama a atenção na prestação do socialista para a impressão de adesivos e santinhos, que deverão ser distribuídos durante a campanha, foi informado à Justiça Eleitoral o gasto de R$ 136 mil até o momento, junto a empresa GRAFICA J B LTDA. de CNPJ: 08.540.403/0001-35, empresa essa que na gestão de Azevêgo somente neste ano de 2022 já ganhou quase R$500 mil, sendo a última licitação no dia 08.08.2022.

Na prestação de contas, a campanha de João Azevêdo detalhou o pagamento de R$ 40 mil para locação de imóvel na avenida Epitácio Pessoa, onde funcionará o comitê do candidato. Já para a impressão de adesivos e santinhos, que deverão ser distribuídos durante a campanha, foi informado à Justiça Eleitoral o gasto de R$ 136 mil até o momento.

Mas essa mesma empresa junto ao Governo do Estado, via o setor de publicidade e propaganda do Estado angariou em contratos de janeiro a agosto deste ano de 2022 exatos: R$ 459.699,99. Segue os links e prints abaixo! Está empresa GRAFICA J B LTDA de CNPJ: 08.540.403/0001-35, também ganhou em 08 de agosto de 2022, mais uma licitação no valor de R$ 15 mil da CCG/AGÊNCIA DE REGULAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA, como pode ser visto no link ou no print abaixo!






Da Redação

Comitê “Anísio e Lula” será inaugurado nesta terça, em João Pessoa

Nessa terça-feira (30), às 18h, o deputado estadual e candidato à reeleição Anísio Maia (PSB) irá inaugurar o comitê “Anísio e Lula”, na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa.

O comitê será um ponto de distribuição dos materiais das campanhas de Lula (PT) e Anísio. O local será ainda ponto de apoio para as candidaturas de Pollyanna Dutra (PSB), ao Senado, e João Azevêdo (PSB) à reeleição ao Governo do Estado.

Localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 3634, no bairro de Miramar, em frente ao posto 99, será ponto de encontro de apoiadores, mobilizadores e lideranças, e onde ocorrerão também eventos, gravações de entrevistas e encontros das equipes mobilizadoras.

O candidato Anísio Maia acredita que Lula voltará à Presidência para devolver a dignidade ao povo brasileiro, a comida na mesa, o trabalho e o direito de sonhar.

Anísio está em seu terceiro mandato como deputado estadual, e desde seu primeiro exercício como parlamentar assumiu uma postura na defesa dos trabalhadores, sindicatos, pescadores, aquicultores, agricultores familiares, movimentos sociais e minorias.

O deputado Anísio Maia já apresentou mais de 60 projetos de Leis, com foco na ampliação e garantia dos direitos da população, na defesa das minorias e da classe trabalhadora, bem como no desenvolvimento econômico sustentável da Paraíba.

Assessoria 

Comissão de Garantia da Qualidade do MMD-TC inicia trabalhos no TCE-PB

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, recebeu, no gabinete da presidência, a Comissão de Garantia da Qualidade do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) que iniciou na manhã desta segunda-feira (29), no TCE-PB, a aferição das informações sobre o trabalho desempenhado em diversos setores pela Corte de Contas Paraibana. O conselheiro Fábio Nogueira, vice-presidente da Corte Paraibana, também participou da reunião. 

Na ocasião, o presidente do TCE-PB desejou boas-vindas à comissão. Ele falou das ferramentas de controle externo e lembrou que o TCE-PB é um dos 34 Tribunais de Contas que participa desde a primeira medição de desempenho. “A Corte paraibana foi a pioneira no país a receber a auditoria externa na primeira edição do projeto, em 2013”.

 

A Comissão, formada por quatro representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), finalizará a visita na manhã da terça-feira feira (30). O grupo em atividade no TCE-PB  é formado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Município da Bahia (TCM-BA), Nelson Pellegrino e tem como membros o conselheiro substituto, Telmo de Moura Passareli (TCE-MG); e os auditores Henrique Pereira Santos Filho (TCE-BA)  e Narda Consuelo Vitório Neiva Silva (TCE-MT). 

 

Instalada na sala de reunião do Setor de Inteligência do TCE, a Comissão analisa as informações e também visitará alguns setores para obter mais detalhes diretamente junto aos gestores. O objetivo do trabalho, realizado a cada dois anos, é buscar tornar mais ágil e melhorar a qualidade da atuação das cortes de contas, fortalecendo o sistema de controle externo brasileiro.

 

O MMD-TC é um projeto integrante do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), que visa uniformizar os métodos de controle, atendidas as características das áreas de jurisdição de cada uma das cortes de contas, bem como coordenar a implantação de um sistema integrado de controle externo da administração pública.

 

Galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/183420824@N06/albums/72177720301690183


 

Assessoria de Comunicação / TCE-PB

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Obras de pavimentação asfáltica contemplam bairro São Francisco na zona sul de Cajazeiras

Na tarde desta sexta-feira, 26, a empresa Niemaia Construções, responsável pelas obras de asfaltamento do governo do Estado, em Cajazeiras, iniciou a pavimentação da Rua Vitória Bezerra, no Bairro São Francisco, zona sul da cidade.

O prefeito Zé Aldemir comemorou o início dos trabalhos, afirmando que está realizando um compromisso assumido com a população da zona sul. E também voltou a registrar a importância da parceria com o Estado, que resultou na pavimentação asfáltica de mais de 20 ruas e avenidas de Cajazeiras.

Zé Aldemir disse que, além do asfalto no Bairro São Francisco, que contempla o plano de mobilidade urbana, escolheu essa área da cidade para construção de uma creche conseguida também junto ao governo estadual.


Assessoria

Mais um: ex-Prefeito Fernando Naia e todo o seu grupo político de Rio Tinto anunciam apoio a Veneziano para governador

O ex-prefeito de Rio Tinto, no Litoral Norte do Estado, Fernando Naia, anunciou nesta sexta-feira (26) o seu apoio à eleição de Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para governador. A decisão, segundo Naia, foi tomada ouvindo seus correligionários e a população da cidade.

“Depois de conversar com os amigos, com as amigas, com os companheiros de luta da cidade de Rio Tinto, da zona urbana e da zona rural, e de fazer várias conjecturas, hoje é um dia importante pra mim, um dia simbólico, de estar aqui ao lado do nosso candidato a governador, que vai ser governador da Paraíba, que vai realizar os sonhos de nossa cidade, um compromisso de olho no olho, o nosso querido amigo Veneziano, pra votar no 15, que Rio Tinto já conhece. Vamos estar juntos, amigo, com o presidente Lula, vamos fazer um grande trabalho”, disse Naia.

“Essa data é muito importante, nessa caminhada que haverá, com as graças de Deus, de ser vitoriosa, ao lado do nosso presidente Lula. Ter você e seus correligionários entre nós, seus amigos fraternos, que me ajudaram para que eu chegasse à condição de Senador, serão os mesmos, ampliados, que nos ajudarão para chegarmos à condição de Governador. Obrigado meu amigo Naia, pela confiança”, disse Veneziano.

Veja vídeo da declaração de apoio:

https://www.instagram.com/reel/ChuyUGBDwvj/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Assessoria de Imprensa

Ampliando suas bases: Aírton Pires recebe o apoio de importante família em João Pessoa

Na capital João Pessoa, o candidato a deputado estadual Airton Pires, segue fortalecendo suas bases.

Na tarde desta sexta-feira (26), Airton recebeu o apoio da família Elzir Pontes e, Thiago Miranda, empresários da Escola São Vicente de João Pessoa.

Instituição, na qual é considerada a mais conceituada escola técnica da Paraíba. Atuando principalmente na formação de Profissionais Técnicos.


Assessoria

JFPB entrega da reforma e ampliação do Fórum de Patos na próxima segunda (29)

A Justiça Federal na Paraíba realizará solenidade para entrega de reforma e ampliação do Fórum de Patos. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (29), a partir das 17h. Estarão presentes o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Edilson Pereira; o diretor do Foro da JFPB, juiz federal Manuel Maia; além dos magistrados da 14ª Vara Federal e outras autoridades locais. 

Serviço:

Pauta: Entrega da reforma e ampliação do Fórum de Patos

Data: 29/08/22 (próxima segunda-feira)

Local: Rua Bossuet Wanderley, nº 649, bairro Brasília, Patos

Horário: 17h.


Seção de Comunicação Social

Justiça Federal na Paraíba - JFPB

1ª Câmara do TCE referenda cautelar que suspende concurso público no Legislativo de Cacimbas/PB

Em sessão ordinária híbrida, na manhã desta última quinta-feira (24), sob a presidência do conselheiro Antônio Nominando Diniz, a 1ª Câmara do Tribunal de Contas/PB referendou Medida Cautelar para suspender concurso público a ser realizado pela Câmara Municipal de Cacimbas, tendo em vista indícios de irregularidades, formalizados em denúncia encaminhada ao órgão fiscalizador (proc. nº 07976/22).

A decisão singular foi emitida pelo conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho e determina que o certame seja suspenso pelo prazo de 120 dias, oportunidade em que a Auditoria do TCE fará inspeção para apurar os fatos denunciados, entre os quais, a inexistência de processo licitatório para contratação da empresa que vai realizar o concurso, inclusive em relação à sua capacidade técnica.  

No relatório, o conselheiro reitera uma série de condutas atípicas e impróprias ao serviço público que teriam sido adotadas pelo presidente da Câmara Municipal de Cacimbas, José Arruda Cruz, a começar pela lei nº 384/2021, criadora de cargos efetivos na estrutura daquela Casa Legislativa, que não atende aos requisitos exigidos de constitucionalidade. “... há indícios de que o processo legal de criação dos cargos e a consequente realização do concurso não respeitou as exigências normativas contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O acórdão aprovado, à unanimidade, destaca que a lei criadora de cargos na Câmara Municipal é atentatória às formalidades constitucionais. “A decorrência lógica é de que os próprios cargos por ela criados padecem de vício insanável, razão pela qual o concurso público resta prejudicado”, observou o relator, ao conceder um prazo de 15 dias ao gestor para contrapor-se ao que consta no relatório da Auditoria.

Contas anuais – O colegiado julgou regulares com ressalvas as contas da Câmara Municipal de São José do Rio do Peixe e da Superintendência de Trânsito e Transportes de Monteiro, relativas a 2020, bem como as da Autarquia Municipal Mari Prev, remanescentes de 2016. Reprovadas foram as do Legislativo de São José de Princesa, referentes a 2021.

Composição - A Primeira Câmara do TCE realizou sua 2925ª sessão ordinária por teleconferência. Compuseram o quorum os conselheiros Nominando Diniz (presidente), Antônio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). Pelo Ministério Público de Contas atuou a subprocuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira.

 

 

Assessoria de Comunicação - TCE/PB

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Dia do Feirante: Veneziano reforça compromisso com Agricultura Familiar e parcerias para construção e reestruturação de Mercados Públicos

O candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, homenageou nesta quinta-feira (25), Dia do Feirante, todos os feirantes paraibanos e aproveitou para reforçar seu compromisso para, em parceria com os municípios, promover a construção e reestruturação de mercados públicos na Paraíba. Ele também reforçou a sua defesa para com a agricultura familiar.

“Hoje é o Dia do Feirante! Uma figura importante para ajudar no estímulo de hábitos saudáveis. O consumo de alimentos frescos e naturais, como os presentes nas feiras livres, é essencial para manter a saúde e a qualidade de vida. Por isso, é tão importante homenagearmos esses trabalhadores, que nos permitem ter esses alimentos em nossa casa”, destacou Veneziano.

Ele lembrou que, em Campina Grande, enquanto prefeito da cidade, construiu a Nova Feira da Prata, um espaço que possibilitou dignidade para os feirantes, com praça de alimentação, banheiros, quiosques dignos, setorizados, acessibilidade, estacionamento, etc. “Em parceria com os municípios, vamos levar essa experiência para a criação e reestruturação de mercados públicos modernos em toda a Paraíba”, disse Veneziano, ao lembrar que, como Senador, já destinou recursos para diversas cidades construírem seus mercados públicos, o que vai ser ampliado na sua gestão como governador.

Agricultura Familiar

Para Veneziano, o agricultor familiar tem um papel fundamental na agropecuária, pois produz mais de 70% dos alimentos consumidos no país, com propriedades de até 80% da mão de obra rural. “Grande parte desses alimentos consumidos em casa vem dos agricultores familiares, que necessitam de uma maior valorização no incentivo do seu trabalho”, disse Veneziano.

Confira alguns compromissos de Veneziano para com os feirantes e agricultores familiares:

- Construção, reformas e ampliação de mercados públicos modernos, em parcerias com os municípios;

- Compromisso com a implantação, e em parceria com os municípios, de usinas de compostagem, utilizando resíduos sólidos como os provenientes de feiras livres, de atividade agroindustrial e da própria agricultura;

- Compromisso com a criação de um programa de microgeração de energia solar para agricultores familiares;

- Compromisso com o fomento à agricultura orgânica no estado da Paraíba, inclusive com vistas à certificação desses produtos orgânicos pelo Governo do Estado, expedido mediante critérios rígidos de controle e supervisão, levados a cabo por agrônomos e agroecólogos especialmente recrutados para essa finalidade, notadamente por meio de Concurso Público;

- Compromisso com a criação e implantação do programa “Inovar para Crescer”, destinado aos empreendedores das micro e pequenas empresas, empresas de economia solidária, do artesanato e da agricultura familiar, com o objetivo de inovar, fomentar e ampliar o mercado consumidor dos empreendimentos já existentes, por meio da criação de novos espaços de comercialização, iniciativas voltadas à agregação de valor aos produtos, incremento do uso de tecnologias e mídias sociais, visando a divulgação e comercialização dos produtos e serviços;

- Compromisso com a implantação do Programa “Paraíba por uma Agricultura Sustentável”, destinado a apoiar as cooperativas, associações de produtores e sindicatos de agricultores para o aumento da produtividade, por meio de práticas agrícolas sustentáveis;

- Compromisso com o fortalecimento das ações da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores, familiares, assentados da reforma agrária, povos originários (indígenas), quilombolas e comunidades tradicionais em situação de extrema pobreza;

- Compromisso com o fortalecimento das centrais de abastecimento, priorizando a agricultura familiar; e estimular o reaproveitamento, pela industrialização dos produtos agrícolas não comercializados in natura;

- Compromisso com o incentivo às tecnologias para produção de pequenos implementos para utilização na agricultura familiar, a exemplo do desenvolvimento de plantadeiras, cultivadores, roçadeiras, reboques e outros equipamentos e implementos, que possam ser adaptados à força motriz da motocicleta, bem como a concessão pelo governo estadual de kit mínimo para a produção na agricultura familiar que permita reduzir o esforço e potencializar o trabalho dos agricultores;

- Compromisso com a priorização nas aquisições, pela administração pública estadual, de produtos oriundos da agricultura familiar, com utilização de 40% da respectiva produção pelo Estado, a exemplo de escolas, hospitais e sistema prisional.


Assessoria de Imprensa

Reviravolta: Vereador Eriberto Maciel pode ser “destronado” da presidência da Câmara Municipal de Cajazeiras

Por não cumprir acordo com colegas parlamentares, Eriberto poderá ser “destronado” da presidência da Câmara Municipal

Em 1º de janeiro de 2021, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Cajazeiras, a eleição para compor a Mesa Diretora do Poder Legislativo, para o primeiro biênio-2021/2022, vindo a ser eleito Eriberto de Souza Maciel, presidente. Acordos foram feitos naquela ocasião.

De acordo com informações chegadas a nossa redação, uma reunião foi realizada na residência da Vereadora Léa Silva, na manhã da última quarta-feira (24), com quase todos os vereadores, para tratar de acordos não cumpridos pelo presidente do Poder Legislativo de Cajazeiras, podendo, inclusive ser cancelada a eleição do segundo biênio-2023/2024 – onde Eriberto foi reeleito (quinze) minutos após ser eleito, presidente.

A composição vigente é a seguinte: Luzia Trajano (1º vice-presidente), Sargento Orlando (2º vice-presidente), Lamarque Barros (1º secretário) e Alysson Américo (2º secretário).


Redação – Folha VIP

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

‘No nosso ambiente político não há espaço para discussão de uma candidatura que não seja a de Ricardo Senador’ diz Jeová Campos

Primeiro suplente na chapa majoritária de Ricardo Coutinho ao Senado Federal, o deputado estadual Jeová Campos (PT) vem, reiteradas vezes, sendo questionado pela Imprensa sobre a possibilidade dele assumir a titularidade da candidatura, caso o ex-governador da Paraíba não possa disputar as eleições. Mas, o parlamentar tem sido firme em suas respostas: “No nosso ambiente político não há espaço para discussão de uma candidatura que não seja a de Ricardo Senador. Nós não temos na nossa alça de reflexão política qualquer diálogo que não seja a candidatura dele”, reitera Jeová.

O deputado, que já havia anunciado que não concorreria as eleições de outubro, aceitou o convite de Ricardo para compor sua chapa como primeiro suplente, com a missão de reforçar a necessidade do campo democrático de defender a candidatura de Lula a presidente. “E, neste aspecto, a candidatura de Ricardo tem uma expressão maior, um papel relevante, o próprio Lula quando esteve na Paraíba recentemente reforçou que o senador dele é Ricardo e que reconhecia a história de luta dele em prol da Democracia, contra o impeachment de Dilma, sua firme posição contra o 'lavajatismo' e o apoio que ele sempre deu às lutas democráticas”, destacou Jeová.

Sobre a questão da inelegibilidade em tramitação na Justiça, Jeová disse que isso não está na sua agenda de atuação. “Isso para nós é uma questão tranquila, bem resolvida. Caberá aos tribunais decidirem o Direito e eu penso que ele tem um bom Direito. Nosso papel é decidir a política e neste cenário nós somos 100% Ricardo. Nossa agenda não debate inelegibilidade. Nossa agenda é estar na rua conversando com os eleitores, com as lideranças, mostrando a necessidade de derrotar Bolsonaro e ter outro governo com a Democracia reestabelecida no Brasil e o papel que Ricardo cumpre dentro desta agenda e conjuntura é destacada, diferenciada e nós precisamos dela, portanto, não há qualquer discussão fora do nome de Ricardo para o Senado”, reiterou Jeová.

O deputado lembrou que está na política partidária para defender uma pauta democrática, que sempre o encantou. “A pauta política que me envolve e que me encanta é aquela que quer mudar o Brasil, que quer tirar esse viés autoritário da Presidência da República, que quer ver Lula governando com Ricardo no Senado, cumprindo um papel estratégico na defesa da Democracia e dos mais humildes”, disse Jeová.

Sobre a divulgação indevida da impugnação da candidatura de Veneziano ao Governo do Estado pelo Ministério Público Eleitoral, Jeová foi taxativo: “Eu penso que o MP  é um órgão fundamental no Estado Democrático de Direito e atua como o fiscal da Democracia e, por isso mesmo, precisa ter muita cautela naquilo que faz para não estar constrangendo as pessoas. Quem cumpre um papel de agente do estado deve se cercar de cautelas maiores que as de um cidadão comum. Constranger qualquer cidadão, seja ele de qualquer matriz ideológica, por um erro do estado é muito ruim”, finalizou Jeová.


Assessoria

Candidato pretende implantar projeto de energia solar para beneficiar agricultores na Paraíba

Se eleito, o candidato a deputado estadual, Aírton Pires (União Brasil), pretende implantar um projeto de plataforma de energia solar na Paraíba. De acordo com Aírton, sua proposta pretende beneficiar todo o estado da Paraíba, e em especial, o homem do campo.

O projeto visa de início ajudar o agricultor paraibano e incentivar o uso seguro da energia, fazendo com que a população possa ter consumir gastando menos. De acordo com Aírton Pires, o produtor rural paga muito caro por energia, onde se pode ter um gasto menor.

A energia solar é uma produção totalmente sustentável, não agride o meio ambiente e também visa trazer para a região a geração de emprego e renda, que é um dos focos principais do candidato.

O projeto que já está em discussão no Congresso Nacional, por meio de intervenção do próprio Aírton Pires, deve funcionar por cooperativismo, onde as pessoas poderão se associar à cooperativa para ter acesso a uma energia mais barata. O candidato diz que pretende levar a discussão para a Assembleia Legislativa da Paraíba.

A Paraíba está de braços abertos para o futuro e os maiores beneficiados com o projeto será a população da região que terá a usina e também as famílias que produzem sua energia renovável. A matéria prima é o Sol, que se tem de graça, e por isso, a ideia é usá-lo a favor da população paraibana, seja na produção própria ou em massa.

A energia solar na agricultura chega como uma opção que pode trazer diversas vantagens. O funcionamento envolve a atuação de painéis fotovoltaicos que são responsáveis por captar energia do sol, permitindo, que seja utilizada como fonte de energia para abastecer equipamentos agrícolas e máquinas, além de realizar o bombeamento de água para irrigar plantações.

Esses sistemas podem ser usados como energia elétrica e calor nas dependências de rebanhos e áreas comuns de casas. A energia solar quando usada na agricultura permite que o produtor rural tenha mais autonomia, tornando-se menos dependente de rede elétrica para utilização de energia.

A geração de energia obtida através do sistema fotovoltaico também é vantajosa por ser previsível, fazendo com que as fazendas não tenham que se preocupar com possíveis quedas de energia, sobretudo aquelas que têm armazenamento de bateria suficiente para a energia necessária.

No município de São João do Rio do Peixe, já existem duas usinas que são exemplos, para o projeto do candidato, onde se produz uma energia solar limpa e sustentável, visando o bem estar do homem do campo.

É importante frisar que o sertão paraibano tem o maior potencial de geração de energia limpa; na região do Rio do Peixe, devido ao relevo natural, existem terras com posição geográfica bem situada ao sol, e naturalmente a região tem um maior período do ano com um sol forte, sendo assim um local de polo industrial perfeito para a produção de energia solar.

A usina Rio do Peixe II, pertence à empresa Energisa Geração Central Solar Rio do Peixe II S.A, que é controlada pela Energisa no semiárido paraibano, na cidade de São João do Rio do Peixe.

O investimento para o projeto está em cerca de R$ 138,5 milhões, isento dos impostos, o que representa uma economia de R$ 14,2 milhões com o incentivo previsto pelo (Reidi – Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura). As obras vão até agosto de 2022. Decisão do MME para a inclusão do projeto no Reidi envolve a implementação de aproximadamente 36 MW de capacidade, sendo distribuída entre 22 unidades geradoras e um sistema de transmissão formado por uma subestação elevadora de 34,5/69 kV. Essa subestação também está prevista para ser compartilhada com a UFV Rio do Peixe I, além de uma linha em 69 kV, que irá até o ponto de conexão na subestação Cajazeiras, sob responsabilidade da Energisa Paraíba.

Com o projeto, existirá uma economia de até 95% na conta de energia. Para quem produz em larga escala é viável a sua comercialização, um grande exemplo são as duas usinas já existentes em São João do Rio do Peixe, onde elas produzem para a iniciativa privada.

Para quem gera sua própria energia para consumo de casa, a economia é o principal fator devido às taxas que a concessionária e o governo lhe cobram.

Aírton Pires diz que é fundamental trazer a tecnologia para o estado, para que todos os paraibanos e principalmente os agricultores tenham acesso a uma tecnologia limpa e uma energia com um melhor custo benefício.

O candidato relata ainda, o alto custo da energia elétrica, e ressalta que com a implantação da energia solar, os agricultores e agricultoras terão oportunidade de reduzir seus custos de produção.

 

Assessoria