sexta-feira, 2 de junho de 2017

Luiz Couto decide não participar de Congresso do PT como sinal de protesto

O 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva teve abertura solene às 18h30 desta quinta-feira, 1º de junho no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília. No fim da tarde, o deputado federal paraibano Luiz Couto anunciou que não participaria. 

A decisão do parlamentar, que coordena o movimento "Muda PT" na Paraíba, se deu como protesto ao fato de setores ligados ao agrupamento "Construindo um Novo Brasil", CNB, terem contestado a legalidade de delegados ligados às alas que defendem mudanças profundas na sigla. O caso, inclusive, está sendo tratado na Justiça Comum, depois que as instâncias partidárias (estadual e nacional) em sintonia com o CNB, rejeitaram os recursos da ala divergente.

"Em solidariedade aos delegados do Muda PT, que foram desconsiderados e desrespeitados pelo agrupamento Destruindo um Novo Brasil, não participarei do Congresso Nacional do PT", disse Couto.

Ele acrescentou que sua intenção era tomar parte no evento como observador, mas, depois, refletiu sobre a situação dos delegados paraibanos que foram impedidos de participar e concluiu que deveria se abster da presença em solidariedade a eles: "Nós sempre conversamos sobre todo esse processo bem antes do PED e não poderia destoar deles, indo ao evento. Recorremos às instâncias partidárias e não fomos ouvidos, então, ficarei ao lado dos delegados paraibanos, fora do Congresso do PT", resumiu o deputado federal, ressaltando a legalidade das inscrições de todos eles.


Ascom do Dep. Luiz Couto