terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Operação Andaime: TRF-5 reduz pena de Mário Messias

Em sessão realizada no último dia (23) a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal, da 5ª Região, reformou sentença da Justiça da Paraíba contra o empresário Mário Messias Filho, um dos investigados na Operação Andaime.

Atendendo pedido da defesa houve a redução da pena para 3 anos, 10 meses e 18 dias de reclusão, sendo esta substituída por duas penas restritivas de direitos, a serem especificadas no Juízo da Execução Penal.

Foi negado, porém, o pedido para que o réu recorra em liberdade, haja vista que ele se encontra preso em razão de prisão determinada em outro feito criminal.

Mário Messias é acusado pelo Ministério Púbico Federal (MPF) de embaraçar as investigações. Ele teria descumprido medidas cautelares diversas da prisão que lhe foram impostas, retornando à prática delitiva.




osguedes

Terceira noite de Carnaval em Cajazeiras bate novo recorde de público. Veja as atrações para o encerramento!

Com novo recorde de público, a terceira noite (segunda-feira, 27) do Carnaval de Cajazeiras deixou totalmente tomada a Rua Coronel Juvêncio Carneiro, no centro comercial da cidade, o “corredor da folia”.

Além de Márcia Felipe que foi uma das atrações mais aguardadas, Ramon Schnayder, Luan Pakero e Wallas Arrais e, as praças alternativas do Rock e Frevo, Tenda Mix e Djs, e ainda os blocos tradicionais de Cajazeiras, milhares de turistas vindos de outras cidades fizeram brilhar o evento.

Para a noite de hoje, terça-feira (28), no encerramento do Carnaval, os foliões contarão com a presença em palco das atrações musicais: Rekebrança, Saia Rodada Elétrica, Usocupados e Gilson Mania.

O evento teve inicio no dia (25), se estendendo até o dia (28) de fevereiro. A entrada ao “corredor da folia”, e os shows musicais foram todos gratuitos e ocorreram nas ruas e praças da cidade com total segurança e tranquilidade esperada.


SECOM-CZ

Polícia Militar recupera dois celulares furtados na “Praça dos Blocos”

Até o presente momento foi registrado dois furtos de celulares na “Praça dos Blocos”, um no dia (24) e outro no dia (26), os aparelhos foram recuperados e um dos acusados foi apreendido pela Polícia Militar.

O primeiro recuperado no dia (24), foi encontrado logo após o furto por policias da Rotam, que através de um aplicativo de GPS conseguiram localizar o aparelho abandonado nas proximidades da referida praça. O objeto foi devolvido ao proprietário já que não foi possível localizar o acusado.

Já o segundo celular foi recuperado na noite de domingo (26) após uma revista pessoal feita por policiais militares no menor de iniciais C.S.W., de 16 anos de idade, o qual além de estar de posse do aparelho furtado também portava uma faca peixeira de aproximadamente sete polegadas, possivelmente para praticar outros delitos.


Com Ângelo Lima

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Vereador é destaque estadual ao sair fantasiado de ‘rainha da bateria’ no Carnaval de Cajazeiras

Líder do “Bloco das Virgens”, o Vereador Francisco Jucinério Félix Filho (PPS), vestiu sua fantasia de rainha da bateria, subiu no trio elétrico e animou o desfile das ‘Virgens’, nesse sábado (25), no Município de Cajazeiras. Cerca de oito mil pessoas participaram do bloco.

“O Bloco das Virgens está se tornando o grande bloco de Cajazeiras, com muita alegria, muita irreverência, e isso é o Carnaval de Cajazeiras. Estamos aqui para alegrar as pessoas. Está acontecendo um grande carnaval, e o Bloco das Virgens é uma contribuição para isso, é um grande evento dentro do carnaval”, afirmou o Vereador Jucinério Félix, um dos líderes e um dos organizadores do bloco.

Com muitas penas e brilhos, Jucinério confidenciou que sua fantasia custou caro e foi produzida por um amigo de Sousa. “É algo que eu gosto e invisto. Faço isso com muito prazer e alegria”, disse.


Da redação
Com portais

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Comissão Organizadora do Carnaval de Cajazeiras divulga nota oficial esclarecendo acordo com MP para entrada de bebida no corredor da folia


Bloco “Os Imprensados” abre Carnaval 2017 de Cajazeiras

Pelo terceiro ano consecutivo o bloco da imprensa abriu o Carnaval de Cajazeiras em grande estilo. Foi na última sexta-feira (24), que o “Os Imprensados” saiu às ruas em clima de muita folia e alegria.

A concentração aconteceu às 17 horas, na Avenida Presidente João Pessoa, onde a Orquestra de Frevo, Santa Cecília fez o “esquenta” com o melhor do Frevo dos “velhos carnavais”, ao som do mini trio DESTAK de João Pessoa.

Em seguida foi à vez da banda “Biguinho e Arromba Elétrico” dá um show com muito axé e sucessos do momento, puxando o bloco em desfile até a “Praça dos Blocos”, local final do evento.

O destaque ficou pra o Rei e a Rainha dos Imprensados, Cartaxo Neto e Gorete Videres, que desfilaram energia e simpatia durante toda festa.

Esse ano, o bloco teve uma grande participação de foliões que não faz parte da imprensa, o que é uma ideia já defendida pelos organizadores Eutim Rodrigues e Jota França, de que haja maior interação do povo juntos dos Imprensados.



Assessoria

Líder Paraibano, Botafogo enfrenta o Inter e quer ampliar vantagem

Em jogo isolado pela abertura da décima rodada do Campeonato Paraibano de Futebol 2017, o Botafogo enfrenta neste sábado (25), às 16h, a equipe do Internacional. Líder absoluto da competição e com seis pontos à frente do segundo colocado, o Belo tem a chance de aumentar ainda mais sua “gordura”, caso vença a partida podendo chegar aos nove pontos de vantagem na tabela.
Essa hipótese se torna mais provável pela situação enfrentada pelo Internacional. No início da semana o time foi praticamente desmontado a partir do anúncio da saída do grupo de investidores. Toda a comissão técnica comandada por Índio Ferreira e mais 15 jogadores deixaram o clube.
Fora a falta de sintonia entre o ex-técnico e o presidente, Tassiano Gadelha, nada foi explicado sobre os motivos que fizeram os mantenedores do Inter abandonarem o projeto, já que o time está atualmente dentro do G4, ocupando a quarta colocação na tabela de classificação.
De acordo com Tassiano Gadelha, seis jogadores foram contratados e já regularizados, estando a disposição do novo treinador Laerte Santos para o jogo diante do Botafogo.
A décima rodada será concluída na quarta-feira (01), com mais quatro jogos. CSP e Auto Esporte jogam no CT Ivan Tomaz, em João Pessoa. Serrano e Campinense se enfrentam no Amigão, em Campina Grande. Em Sousa, no Marizão, o time local recebe o Paraíba e em Cajazeiras, no Perpetão, o Atlético enfrenta o Treze. Todos os jogos estão marcados para as 20h30.
Veja a classificação:
ClubesPGJVEDGPGCSG
 
1º-
 
 Botafogo
 
21
 
9
 
7
 
0
 
2
 
13
 
7
 
6
2º- Campinense1594321275
3º- Atlético159432633 
4º- Internacional139342541
5º- Auto Esporte129333990
6º- Treze129333770
7º- Serrano1193241115-4
 Sousa99234990
 CSP89225712-5
10º Paraíba6913539-6

Albemar Santos

Os 'campos de concentração' da seca: uma história esquecida no Brasil

A sobrevivente Carmela Pinheiro - Senador Pompeu
Quase ninguém no Brasil se lembra ou sequer conhece esta história, mas ela existiu: no começo do século XX, quando o Nordeste vivia - como nos dias de hoje - terríveis secas, as autoridades construíram "campos de concentração" para evitar que agricultores famintos do Ceará migrassem em massa para a capital.

Os registros históricos e os jornais da época descrevem as construções como acampamentos, onde milhares de famílias do semiárido eram obrigadas a viver em condições sub-humanas: amontoadas, quase sem comida, em um espaço insalubre, cercado e custodiado por guardas.

As autoridades estaduais chamavam de "campo de concentração", uma denominação que ainda não era associada ao horror do nazismo alemão.

Os primeiros foram construídos durante a grande seca de 1915 e voltaram posteriormente, durante um ano, em 1932.

No total, foram sete campos estrategicamente estabelecidos perto das vias ferroviárias que os agricultores do sertão cearense usavam para fugir para Fortaleza, capital do estado que hoje sofre sua pior seca em um século.

As autoridades os vendiam como uma espécie de proteção para milhares de "flagelados", mas as crônicas sugerem que apenas buscavam evitar que se repetisse o episódio vivido na seca de 1877, quando mais de 100.000 camponeses famintos triplicaram a população da capital que, nos anos 30, vivia na modernidade e riqueza de sua 'Belle Epoque'.

- Currais do governo -

Os agricultores, de fato, acabaram batizando esses lugares como "Currais do governo" porque se sentiam tratados como o gado que haviam perdido na seca.

"Os campos de concentração funcionavam com uma prisão", observa a historiadora Kenia Sousa Rios no livro "Isolamento e poder: Fortaleza e os campos de concentração na seca de 1932".

"Os que chegavam lá não podiam ir embora. Só tinham permissão para se deslocar quando eram convocados para trabalhar na construção de ruas ou em obras de melhoramento urbano em Fortaleza, ou quando eram transferidos de campo", explica.

Os únicos vestígios deste episódio sinistro da história brasileira estão em Senador Pompeu, um humilde município em pleno sertão, a 300 km da capital.

Lá ainda estão de pé as carcaças dos prédios onde os guardas faziam o controle ou dos armazéns onde se guardava a comida, mas estão todos completamente abandonados.

- Última testemunha -

Carmela Gomez Pinheiro, filha de um dos vigias do campo, hoje tem 96 anos, mas sua memória é muito boa.

"Quatro ou cinco pessoas morriam todos os dias, inclusive crianças. Todos de maus-tratos ou de fome", conta à AFP em sua residência, uma casa humilde em Senador Pompeu.

"A fome era muito grande (...) Não havia o que comer, nem pão, e as pessoas ficavam doentes e suas barrigas inchavam", recorda, com alguma dificuldade para falar.

Mesmo que esta tragédia seja desconhecida para milhões de brasileiros, não ficou completamente esquecida.

Em Senador Pompeu se celebra anualmente a 'Caminhada da Seca' em homenagem a essas vítimas, um memorial idealizado em 1982 pelo padre italiano Albino Donati.

Ano após ano, a grande romaria termina no "Cemitério da Barragem", que foi criado em torno das valas comuns, onde os habitantes dizem que estão enterradas mais de mil pessoas.


Em torno de uma cruz, dezenas de garrafas de água são hoje o testemunho das oferendas populares aos falecidos sedentos.


AFP

Boletim Policial: primeira noite de Carnaval em Cajazeiras registra apenas uma ocorrência

O Carnaval em Cajazeiras começou na tarde da última sexta-feira (24), com a saída do bloco “Os Imprensados”, que se concentrou na Praça Presidente João Pessoa e, percorreu as principais ruas da cidade – havendo a dispersão final na “Praça dos Blocos” com o encontro dos paredões.

Com um público de aproximadamente 2.500 pessoas, a festa foi até as 23 h, sedo registrada apenas uma ocorrência policial de porte de simulacro de arma de fogo, praticado pelo menor, de iniciais J.A.Q.M., de 13 anos de idade, o qual foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil, para as providencias cabíveis.

A segurança foi feita pelo 6º BPM, 5ª CPTran, BOPE e Canil, sendo empregados 30 policiais, 07 viaturas e 03 motocicletas.
                                                                                
Ascom-6ºBPM – Cajazeiras/PB

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Atlético de Cajazeiras intensifica trabalhos visando embate com o Treze de Campina Grande

Na terceira colocação do certame estadual, o Atlético de Cajazeiras segue trabalhando intensivamente para o confronto direto, na briga pelo G-4 diante do Treze de Campina Grande, na próxima quarta-feira (01) no Estádio Perpetão, ás 20hs30. 

Na manhã da última quinta-feira, o elenco do "Trovão Azul" fez um trabalho na academia e a tarde realizou treino técnico e tático, no campo da Pitombeira, sob o comando do treinador Ederson. Após a atividade a delegação do clube ficou concentrada em Boqueirão, para fugir do clima festivo da cidade. 


Para esse jogo, o Atlético vai contar com os seus novos reforços que já estão regularizados no boletim informativo do Diário da CBF. O volante Douglas Vargas, o lateral direito Vicente e o atacante Gelson, faltando apenas entrar no BID, o atacante Balotele. Além disso, o artilheiro do time no torneio estadual, "Mosquito" estará de volta após cumprir a suspensão automática.




Com informações de Futebol Total Aqui

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

TCE aprova contas de 2014 do ex-presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras

O TCE (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) aprovou na sessão desta quarta feira (22) as contas do ex-presidente da câmara municipal de Cajazeiras, Nilson Lopes Meireles Filho (Nilsinho), referentes ao exercício de 2014.
A decisão se deu por unanimidade por parte dos conselheiros do tribunal, resultado que foi bastante comemorado por Nilsinho, que esteve a frente do poder legislativo até o ano de 2016.
Participaram da sessão plenária, conduzida pelo presidente André Carlo Torres Pontes, os conselheiros Arnóbio Viana, Nominando Diniz, Fábio Nogueira, Arthur Cunha Lima e Marcos Costa. Ainda, os conselheiros substitutos Antonio Gomes Vieira Filho, Antonio Cláudio Silva Santos e Renato Sérgio Santiago Melo.
O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz.


Com blogdofurao.com

Senador Raimundo Lira confirma a liberação de R$ 7,5 milhões para as obas da adutora de São José de Piranhas

O Senador Raimundo Lira (PMDB) confirmou a liberação, junto ao Ministério da Integração Nacional, de R$ 7,5 milhões para as obras da adutora de engate rápido de São José de Piranhas. Ele esteve na última terça-feira (21) com o Ministro Helder Barbalho, tratando do assunto, na companhia do Deputado Estadual Ricardo Barbosa (PSB).

Com a liberação dos recursos, a obra já pode ser iniciada, informou Raimundo Lira, que transmitiu a boa notícia ao prefeito Chico Mendes e destacou, também, a participação do deputado estadual Ricardo Barbosa na ação.

“Nessa luta em defesa da adutora de engate rápido de São José de Piranhas tive a ajuda, a presença e o esforço do meu amigo, o deputado Ricardo Barbosa. Portanto, estamos todos de parabéns com a finalização desse trabalho. Se Deus quiser, em poucos meses essa obra terá início e vai atender, de forma extraordinária e positiva, essa necessidade hídrica do povo de São José de Piranhas”.

Já o deputado Ricardo Barbosa exaltou o empenho do Senador Raimundo Lira em favor da adutora. Segundo ele, o Senador tem mantido contato constante com o Ministério da Integração visando a liberação dos recursos.

“Essa é uma luta do Senador Raimundo Lira que eu tenho acompanhado já há muitos meses lá no Ministério. Eu o acompanhei em cinco a seis audiências e em diversas reuniões técnicas com o corpo de servidores do Ministério da Integração, para que pudéssemos, enfim, receber o anúncio formal do Ministro Helder Barbalho da liberação dos recursos, já agora, de forma imediata”, disse Ricardo Barbosa.

Assessoria de Imprensa

Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB

Prefeito de Cajazeiras anuncia tabela de pagamento dos servidores efetivos

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP), anunciou na manhã desta quinta-feira (23) a tabela de pagamento para servidores municipais efetivos.

Para o dia (22/02/2017), foi iniciado com as secretarias:

- Cód. 01 / Governo e Articulação Política - Efetivos;
- Cód. 02 / Planejamento - Efetivos;
- Cód. 06 / Fazenda Pública - Efetivos;
- Cód. 07 / Infraestrutura - Efetivos;
- Cód. 10 / Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente - Efetivos;
- Cód. 12 / Procuradoria Geral do Munícipio - Efetivos;
- Cód. 17 / Juventude, Esporte e Turismo - Efetivos;
- Cód. 26 / Secretaria Municipal do Controle Social - Efeitos;
- Cód. 38 / Políticas Públicas - Efetivos;
- Cód. 01.1 / Pensão Alimentícia de Ativos.

Para esta quinta-feira (23/02/2017), estão sendo pagas, as secretarias:
- Cód. 04 / Administração - Efetivos;
- Cód. 35 / Educação: Biblioteca/MDE - Efetivos;
- Cód. 36 / Educação: Merendeiras/MDE - Efetivos;
- Cód. 05 / Desenvolvimento Humano - Efetivos;
- Cód. 28 / Desenvolvimento Humano/Programas - Efetivos;
- Cód. 209 / Desenvolvimento Humano/ Conselho Tutelar - Eletivos;
-Cód. 01.2 / Pensão Alimentícia de Ativos - Desenvolvimento Humano;
- Cód. 02.1 / SCTRANS - Comissionados;
- Cód. 04.1 / SCTRANS - Efetivos.

Para esta sexta-feira (24/02/2017), estarão sendo pagas as secretarias:
- Cód. 31 / Educação: Ensino Infantil e FUNDEB - Efetivos;
- Cód. 32 / Educação: Ensino Fundamental e FUNDEB - Efetivos;
- Cód. 33 / Educação: Adm. Infantil/MDE - Efetivos;
- Cód. 34 / Educação: Adm. Fundamental/MDE - Efetivos.



SECOM-CZ

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Escola Municipal Carolino de Souza Neto em Divinópolis já dispõe de salas climatizadas

A Escola Municipal Carolino de Souza Neto, localizada ás margens da BR-230 no Distrito Divinópolis em Cajazeiras, já dispõe de salas totalmente climatizadas para alegria dos professores e, principalmente dos alunos.
Estudar em um ambiente climatizado melhora o rendimento escolar, principalmente das crianças, que por natureza são mais agitadas, além de proporcionar tranqüilidade e conforto. Agora se imagine estudando em salas de aula climatizadas? Esta é a realidade hoje, dos alunos da Escola Municipal Carolino de Souza Neto, que depois de uma reforma parcial, podem estudar tranquilamente em um local onde o calor fica longe, e o melhor, a escola poderá comemorar uma mudança de postura dos alunos depois das salas climatizadas.

De acordo com o professor Francisco das Neves, que dá aula para as turmas do 6º ao 9º ano, as salas climatizadas fazem com que os jovens fiquem mais calmos. “Um ambiente fresco deixa as crianças mais tranquilas. O calor as deixa muito agitadas e isso atrapalha a aula”, afirmou o professor. E não são só os professores que comemoram. Os alunos, em unanimidade, aprovaram a mudança. “Gosto muito porque fica fresquinha e não faz calor”, falou uma aluna de cinco anos que já sabe muito bem que é melhor estudar no conforto. Normalmente os alunos gostavam de ficar pelos corredores, esticar o horário de intervalo e fazer aquela cera comum aos estudantes. Não gostam mais.

A professora Joselita Maria de Sousa, que é Gestora, conta ainda que as crianças pedem para ir para a sala de aula. “Eles não querem mais ficar no pátio, agora só desejam ficar na sala” garante a professora. Mas não é só calmaria e desejo de ficar na sala. O ambiente climatizado proporciona mais do que conforto. Para o professor melhora em todos os aspectos.

São várias vantagens, que vão além de melhora da aprendizagem e aumento da produção intelectual. Existem, também, os fatores externos, como por exemplo, as portas e janelas fechadas impedem que o barulho atrapalhe. “Antes tínhamos que deixar as portas e janelas abertas e o barulho atrapalhava demais, hoje não temos esse problema e muitos outros, como por exemplo, alunos no corredor”, finalizou a professora Joselita.

No momento de instalar condicionadores de ar o primeiro questionamento é o gasto de energia elétrica, que aumenta consideravelmente. Mas na questão das salas de aula, o investimento compensa nos resultados imediatos, como contou a diretora da escola, Joselita Maria de Sousa. “O custo é absorvido porque os resultados são muito bons”, que nem precisa falar muito, porque é perceptível entre alunos e professores que todos ganham e não há quem fica no prejuízo. Finalizou.


Secom-CZ

Discurso do presidente de desburocratizar processos do MAPA anima produtores rurais da Paraíba

O discurso do presidente da República, Michel Temer, durante o lançamento estadual do Afro+, na última segunda-feira (20), em São Paulo, animou os produtores rurais da Paraíba porque atende um pedido antigo da classe produtiva nacional de desburocratização de ações do Ministério da Agricultura, com fins de modernização da agricultura brasileira. “É mais um aceno lúcido de um governo que dá a devida importância ao setor produtivo nacional”, afirma o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso.

“Assim como os produtores, o presidente Temer entende que com acesso mais fácil ao crédito e com menos burocracia, o setor produtivo pode alavancar a economia brasileira e isso é uma verdade já que somos um setor que tem forte participação no PIB nacional e uma presença de destaque no cenário macroeconômico brasileiro e que pode fazer a diferença, como vem fazendo, no desenvolvimento do país”, argumenta Murilo Paraíso, reiterando que o governo federal está de parabéns pelos acenos positivos que vem dando ao setor produtivo nacional.

O Agro+ tem o objetivo de dar mais eficiência à produção agrícola nacional através da desburocratização dos procedimentos do Ministério da Agricultura. Para elaborar o Programa, o governo federal consultou mais de 80 entidades ligadas ao agronegócio e ONGs e constatou que os atuais procedimentos adotados pelo MAPA não mais condizem com a realidade do setor produtivo brasileiro. Com medidas de curto, médio e longo prazos, o Agro + tem dois eixos: Modernização e Desburocratização e o Marco Regulatório do Plano de Defesa Agropecuária. O foco maior é a redução da burocracia, que hoje interfere na execução dos serviços.


Assessoria