A projeção que o município faz, segundo apuração do autor é que haja um aumento significativo no número de matrículas. A prefeitura ainda não definiu como será o organograma do funcionamento das escolas, nem tampouco o quadro de funcionários. Há ainda uma expectativa que com o aumento de matrículas o repasse federal seja maior para o município.
Nos próximos dias haverá uma reunião com representantes tanto do município como do estado para definição do funcionamento das escolas, já que o ano letivo está prestes a ser iniciado e os alunos não podem ser prejudicados por uma mudança abrupta, repentina.
Que seja uma mudança apenas burocrática sem prejuízos para os protagonistas da educação: professores, alunos e servidores das unidades.
A medida que deverá ser cumprida em outras cidades da Paraíba, coloca Cajazeiras em atuação prioritária no ensino fundamental e na educação infantil, cumprindo as determinações já previstas, inclusive, na Constituição Federal, que prevê a educação básica – da creche ao ensino fundamental – como competência da rede municipal de ensino.
Blog do José Neto