quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Prefeito abre campanha Janeiro Branco e destaca referência nacional do Município na área da saúde mental

Coordenada pela primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, programação é uma iniciativa do programa SaudavelMente, em parceria com várias secretarias

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama Juliana prestigiaram, na manhã desta última terça-feira, 11, na Praça da Bandeira, a abertura da programação alusiva ao Janeiro Branco, campanha com a proposta de chamar a atenção para o tema da saúde mental no cotidiano da população. Janeiro foi escolhido com o mês de conscientização para a saúde mental por ser um período em que as pessoas estão mais voltadas para a definição de metas para o ano que se inicia. 

Idealizada pela Coordenação de Saúde Mental do Município, por meio do programa SaudavelMente, e tendo à frente a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, a programação aberta em Campina Grande é realizada em parceria entre as secretarias de Saúde, de Cultura e de Juventude, Esporte e Lazer, além das Coordenadorias da Mulher e da Pessoa com Deficiência.

Marcado pela emoção, o evento teve uma rica programação cultural, integrada por apresentações musicais, dança e muita poesia. Quem compareceu à Praça da Bandeira aplaudiu, entre muitas outras, as apresentações de usuários do CAPs e seus familiares, grupo Asas da Liberdade, da poetisa Anne Karolinne, da cantora Edra Veras e o espetáculo Poética do Amor, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. 

O prefeito Bruno, ao lembrar a máxima “mente sã, corpo são”, destacou ser fundamental a realização de campanhas voltadas para a saúde integral da população, seja em termos físicos, ou mentais. Em sua visão, as doenças mentais geram um grande impacto na vida das pessoas, daí a necessidade de realização de eventos durante todo o mês, para conscientizar a comunidade sobre como ter mais saúde e melhores condições psicológicas, mesmo diante das adversidades do cotidiano.

Lembrando que Campina Grande conta, atualmente, com oito Centros de Atenção Psicossocial, que juntos atendem a 7.960 pessoas, sendo 1.350 crianças, Bruno Cunha Lima ressaltou que a cidade ainda conta com unidades como Ambulatório de Saúde Mental Ivânia Rodrigues. Pontuou que, além das ações das equipes especializadas no setor de saúde, tem sido fundamental o trabalho de pastas como a Secretaria de Cultura, por a arte proporcionar uma visão holística, contemplando o ser humano de forma integral.

Segundo Bruno, esta ação fez com que Campina Grande seja hoje, proporcionalmente, a maior rede de saúde mental do Brasil. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem em torno de 0,7 equipamentos para cada cem mil habitantes, enquanto em Campina Grande a proporção já é de dois equipamentos para cada cem mil habitantes. “Isto reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população e em todas as questões da cidade, a exemplo do enfrentamento à violência”, destacou.

Engajamento

Especialmente engajada à causa da saúde mental, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima entende o Janeiro Branco como a oportunidade de ampliar ainda mais as discussões sobre a pauta. “O tema sempre será delicado mas, é preciso abordá-lo. E esse evento é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para uma pauta tão sensível, importante e atual”, argumentou Juliana, destacando a necessidade da comunidade buscar apoio no campo da saúde mental nos diversos equipamentos hoje disponibilizados pelo governo municipal. Por outro lado, conforme relatou, esta ação não acontece apenas em janeiro, mas durante todo o ano. “Em Campina, as pessoas têm de fato onde buscar e obter ajuda”, pontuou Juliana.

Também fizeram pronunciamentos sobre a importância da campanha Janeiro Branco, Lívia Sales (coordenadora de Saúde Mental do Município), o secretário Gilney Porto (Saúde) e a vereadora Karol Gomes (representando a Câmara Municipal). Todos ressaltaram que, graças ao empenho do governo municipal, a cidade tem alcançado uma posição de destaque neste setor de saúde, atendendo com qualidade todos os segmentos sociais que buscam amparo nos órgãos públicos.

Ainda prestigiaram a programação, entre outras autoridades, o vice-prefeito Lucas Ribeiro; deputado estadual Tovar Correia Lima; os secretários Geraldo Nobre (Sesuma), Walker Neves (Semas), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Gisele Sampaio (Cultura), João Dantas (Executivo de Cultura), Marcos Alfredo (Codecom), Soraya Brasileiro (Sine), Dunga Junior (STTP), Félix Neto (Planejamento); a gerente de eventos da Sede, Ilma Rodrigues e os vereadores Alexandre do Sindicato, Fabiana Gomes e Carol Gomes.


Assessoria de Comunicação - PMCG