sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Comitê de Humanização do HUJB realiza ações educativas no mês de janeiro

O objetivo é discutir a saúde mental com os colaboradores e pacientes

Você cuida da sua saúde mental? Você sabia que o mês de janeiro é dedicado a campanha do janeiro branco? Pensando em tudo isso, o Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou ações educativas e de promoção à saúde mental nos mais diversos setores da unidade hospitalar durante o mês de janeiro.

A pedagoga hospitalar e presidente do Comitê de Humanização do HUJB, Idelane da Silva, junto com o jornalista Elthon Ribeiro, conversou com os colaboradores plantonistas da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) na terça-feira (11/01) sobre como se comportaram em relação ao isolamento social na pandemia do coronavírus, as lições aprendidas, como fazem atualmente para se livrar das situações estressantes do dia a dia, os novos hábitos e projetos para melhorar a sua saúde mental. Nos outros dias da semana, Idelane realizou a ação em outros horários com pacientes e colaboradores do hospital.

No dia 13/01, às 16h, ocorreu o 3º diálogo de segurança promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com o tema  "saúde mental" para os colaboradores do HUJB-UFCG/Ebserh, por meio da plataforma MicrosoftTeams.

O evento contou com as palestrantes: Tayrine Matias (psicóloga organizacional) e Vanderléia Neves (técnica em enfermagem), servidoras do Hospital Universitário Júlio Bandeira.

Além disso, em um rádio local, houve entrevista da psicóloga organizacional do HUJB-UFCG/Ebserh, Tayrine Matias, que tratou sobre os cuidados com a saúde mental, o aumento do número de suicídios na região, a síndrome de burnout (considerada doença ocupacional), solucionou dúvidas dos ouvintes ao vivo, entre outros assuntos.

ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS REALIZADOS NO HUJB-UFCG/EBSERH:

No HUJB, o setor de Psicologia presta assistência psicológica aos internos no pronto-atendimento, nas enfermarias (acompanhamento clínico e cirúrgico) e no ambulatório.

O Ambulatório de Psicologia Hospitalar do HUJB visa atender demandas específicas a fim de ofertar à população acompanhamento psicológico no que se refere ao processo de adoecimento físico e à sua prevenção. São atendidas crianças (maiores de seis anos), adolescentes e adultos acometidos por sofrimento psicológico decorrente de quadros agudos ou crônicos de doenças físicas. O agendamento de consultas ambulatoriais é de competência exclusiva da Central de Marcação de Exames e Consultas de Cajazeiras.

No HUJB-UFCG/Ebserh também é realizada a escuta qualificada online que é ofertada aos colaboradores do HUJB, em caso de sofrimento psíquico. A responsável é a psicóloga organizacional, Tayrine Matias. 

JANEIRO BRANCO:

O Janeiro Branco busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental em busca de mais qualidade de vida. Iniciada em 2014, a qual se destina a chamar a atenção e visibilizar as necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições formadas por seres humanos.

Todos os meses, o HUJB-UFCG/Ebserh realiza campanhas educativas sobre diversos temas importantes para a saúde mental, física e emocional da população.

Sobre a Rede Ebserh 

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Por Elthon Ribeiro – Assessoria do HUJB-UFCG/Ebserh