segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Hospital de Queimadas realiza ação com funcionários, pacientes e visitantes para destacar importância do ‘Janeiro Branco’

Ao final de um ano e começo de outro, naturalmente, somos impelidos a refletir sobre nossa vida e como estamos lidando com os conflitos cotidianos. Também costumamos pensar sobre a qualidade de nossos relacionamentos, revisitamos nossas emoções, nossos últimos desafios e os que virão, nossos pensamentos e comportamentos. E foi considerando tudo isso que o mês de janeiro foi escolhido para representar a saúde mental no Brasil, denominando-se o “Janeiro Branco”. E foi justamente para lembrar a importância da saúde mental, que influencia diretamente em nossa qualidade de vida, que o setor de Psicologia e os integrantes da Comissão Permanente do Hospital Geral de Queimadas promoveu, nesta segunda-feira (24), uma ação para marcar o ‘Janeiro Branco’ na unidade. A atividade ocorreu em todos os setores e foi direcionada para funcionários, pacientes e visitantes.

Estima-se que em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental e isso não pode ser negligenciado. “O Janeiro Branco é uma campanha brasileira, iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O Janeiro Branco é uma  campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é despertar para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional”, destaca o diretor geral do Hospital de Queimadas, Dr. Flávio Daniel, reiterando que uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura de Saúde Mental também.

Ainda segundo o médico, o mês de janeiro foi escolhido porque é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano que se inicia. “Em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem e repensarem suas vidas, suas relações sociais, suas condições de existência, nessa época do ano”, lembra Dr. Flávio. A ação no Hospital de Queimadas foi desenvolvida em todos os setores e consistiu em distribuir material educativo e bandeirolas com frases alusivas ao Janeiro Branco, a exemplo de: “#O mundo pede saúde mental”, “Não deixe o cuidado com a saúde mental passar em branco” e “Faz bem para a gente cuidar da mente”.


Assessoria