O evento teve ações nos setores do hospital, palestras online, quiz e entrega de brindes
Nesse período, membros do Núcleo de Segurança do Paciente e do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente visitaram os setores da unidade hospitalar para falar sobre a importância do parto seguro com os colaboradores, incluindo a importância do pré-natal e os cuidados durante e após a gestação de forma segura e respeitosa.
Além disso, houve a sala de espera com as gestantes do pré-natal de alto risco com a fisioterapeuta da região pélvica, Marina Costa, a psicóloga e doula, Lorena Cardoso, ambas colaboradoras do HUJB-UFCG/Ebserh; o "Webinar" com palestras sobre pré-natal de alto risco, parto e pós-parto seguro através do canal do YouTube do hospital e finalizou-se o evento com quiz e entrega de brindes aos colaboradores na sexta-feira à tarde.
Segundo a Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Andressa Pereira Pedrosa, "Durante a Semana da Segurança do Paciente, foram abordados também protocolos de segurança do paciente implantados no hospital, como por exemplo o protocolo de identificação do paciente, protocolo de lesão por pressão, protocolo de higienização das mãos e o protocolo de quedas".
Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Elthon Ribeiro- jornalista do HUJB-UFCG/Ebserh