terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Lançada história do Padre Rolim em quadrinhos


A Editora Patmos e a Usina Cultural Energisa lançam na próxima quinta-feira mais uma edição da Coleção Primeira Leitura, destinada ao publico infanto-juvenil: Padre Rolim em Quadrinhos. Com roteiro de Linaldo Guedes e ilustrações de Megaron Xavier, a obra será lançada em Cajazeiras, no Centro Diocesano de Pastoral, auditório Bento XVI, anexo da Fafic, na avenida Joca Claudino, centro, a partir das 19 horas.

“Padre Rolim em Quadrinhos” é mais um livro que integra a Coleção Primeira Leitura, da Editora Patmos. Com roteiro de Linaldo Guedes e desenhos de Megaron Xavier, a obra conta a vida e a obra do Padre Inácio de Sousa Rolim, educador responsável pela fundação da cidade de Cajazeiras, encravada no Alto Sertão paraibano, a partir de um colégio criado por ele.

Em linguagem destinada ao público infanto-juvenil, a obra narra detalhes de sua vida e de sua missão como educador. Nela, o leitor vai ficar sabendo como ele construiu uma escola nos arredores do sítio onde morava com os pais, após ser ordenado sacerdote no Seminário de Olinda, Pernambuco. E como esta escola se tornou o ponto de partida para a criação da cidade de Cajazeiras.

Vai conhecer a revolução educacional provocada pela abnegação e o desprendimento do Padre Rolim no alto sertão paraibano, fazendo com que a cidade ficasse conhecida como a terra que ensinou a Paraíba a ler. Saber de alunos ilustres que passaram pelos bancos escolares do Padre Rolim, de políticos e escritores a personalidades como Padre Cícero Romão Batista. Vai conhecer um pouco mais sobre as obras deixadas pelo educador, como sua Gramática Grega que chegou a ser estudada por poetas como Augusto dos Anjos.

“Padre Rolim em Quadrinhos” busca, sobretudo, resgatar para as novas gerações o legado do grande educador. Em sua época, como o leitor vai ler nas páginas da obra, pessoas de todos os estados do Nordeste chegavam a Cajazeiras para estudar com o padre, que falava fluentemente francês, inglês, alemão, italiano, espanhol, latim, Sânscrito, hebraico, tupí-guarani e grego. Um legado de respeito e devoção à importância da educação na formação da cidadania de todos.


Editora Patmos