terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Câmara Municipal de Cajazeiras não aprova projeto do executivo e impasse continua


Em sessão realizada na noite de ontem, segunda-feira (05), com o auditório completamente lotado de professores, a Câmara Municipal de Cajazeiras baixou ás comissões temáticas o Projeto de Lei nº 10/2018, que dispõe sobre a adequação do novo Piso Salarial para professores do magistério no ano de 2018.

O referido projeto do executivo solicita autorização para reajustar os salários dos professores municipais em 2,94%. A classe, representada pelo SINFUMC esteve presente e não concordou com o aumento, pois de acordo com Elinete Lourenço, presidente do sindicato, existe uma lei federal que já determinou o reajuste em 6,81%.

A Vereadora Léa Silva usou a tribuna da Câmara e saiu em defesa dos professores do Sistema Municipal de Educação em relação ao não cumprimento por parte do Poder Executivo, quanto ao pagamento do novo reajuste salarial da classe. Léa Silva questionou e pediu explicações - por que a Prefeitura pagou 6,81% previsto por lei aos professores aposentados, enquanto os professores da ativa, a prefeitura quer pagar apenas 2,94%.

A vereadora pontuou ainda que o índice para medir o reajuste para pagar os professores não é correto, este cálculo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Seria correto, na opinião da vereadora, a equipe técnica da prefeitura usar o índice Valor Aluno Ano (VAA), instituído pela Lei 11.738/2008.

Ficou acordado entre os sindicalistas e os parlamentares-mirins, que uma reunião para esta terça-feira (06), com a assessoria jurídica da prefeitura, vereadores e diretoria do sindicato, debaterá sobre o assunto e de maneira amigável – encontrar uma solução para o impasse. 



Da redação