domingo, 17 de fevereiro de 2013

6º BPM reduz em 200% o número de ocorrências no Carnaval de Cajazeiras


2De 08 a 13 de fevereiro de 2013, realizou-se na cidade de Cajazeiras/PB mais uma versão do Carnaval. Desta feita, a Prefeitura Municipal transferiu o evento da Av. Juvêncio Carneiro (Centro) para o Bairro Agrovila (antigo Aeroporto).
Nos cinco dias de evento, cerca de 200.000 (duzentas mil) pessoas passaram pelo Corredor da Folia, mas a festa foi marcada pela tranqüilidade, graças aos esforços conjuntos dos órgãos de segurança federais, estaduais e municipais, em destaque o 6º Batalhão da PM, com o maior efetivo empregado todas as noites.
De acordo com o Tenente-Coronel José Ronildo, Comandante do 6º BPM, para atingir tal resultado, o planejamento estratégico da Unidade militar vislumbrou a adoção das seguintes medidas:
· Utilização dos grupos especializados da ROTAM, do Canil e o apoio do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), realizando abordagem a indivíduos em atitude suspeita no perímetro da festa, com objetivo de coibir furtos e outros delitos;
· Emprego de viaturas nas vias de acesso ao Carnaval (margens da BR-230) em conjunto com a 5ª Cia de Trânsito, SCTrans e Polícia Rodoviária Federal, com realização de abordagem a veículos e pessoas, fiscalizando a implantação da nova “Lei Seca” e prevenindo acidentes de trânsito, o que contribuiu para nenhum registro do gênero.
· Emprego de viaturas extras para condução de indivíduos detidos durante a festa, sem a interrupção do serviço normal de radio patrulhamento prestado em toda a cidade;
· Instalação de 10 (dez) Plataformas de Observação Policial (POPs) na área da festa e 01 (uma) na Praça dos Blocos, no centro da cidade, que serviram como pontos de observação de ocorrências policiais, facilitando a visualização e a intervenção por parte da PM; e
· Além do policiamento da sede da OPM e Companhias isoladas, o Comando de Policiamento Regional II apresentou PMs de outras Unidades, contribuindo para que fossem empregados diariamente cerca de150 pacificadores sociais na Praça do Evento.
Tudo isso contribuiu para a redução de redução de 44,44% no número de ocorrências comparando 2012 e 2013, em Cajazeiras, conforme gráficos a seguir. Em toda a área do 6º BPM, que compreende 04 (quatro Companhias e 16 cidades), a redução foi de 200% em relação a 2012.
Mais uma vez o 6º BPM supera as expectativas oficiais na segurança de grandes eventos, vez que a Diretriz de Operação do Comando Geral da PM tinha por meta a redução de 10% no numero de ocorrências, bem como pelo fato de que não houve registro de nenhuma ocorrência de destaque, a saber, homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal grave, tráfico de entorpecentes (cocaína, maconha, etc..), acidentes com vitimas fatais, dentre outras.
O aumento do efetivo empregado no período carnavalesco na região de Cajazeiras foi fundamental para a redução do número e da gravidade das ocorrências em relação aos anos de 2011 e 2012, mesmo com a mudança do local do evento e a presença de atrações renomadas nacionalmente (a exemplo de Aviões do Forró e Biquíni Cavadão). Ressalta-se ainda que o serviço de rádio patrulhamento foi realizado sem solução de continuidade.
De acordo com o Tenente-Coronel José Ronildo, além do planejamento e da logística, o êxito comemorado pela OPM se deve à dedicação de todos os policiais que atuaram na Operação Carnaval Seguro e ao público, que agiu proativamente, tomando medidas de segurança pessoal e no trânsito.