terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Volume do Açude Engenheiro Ávidos diminui e construtora retoma retirada da ensecadeira

O Açude Engenheiro Ávidos, o Boqueirão de Piranhas, que abastece Cajazeiras, tem registrado uma diminuição no seu volume de água nas últimas semanas. Essa redução ocorre especialmente após a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizar a liberação de 3,6 m³ por segundo pelas comportas de fundo, em atendimento à solicitação dos ribeirinhos das várzeas de Sousa e Pombal. A água é liberada pelo Rio Piranhas através das válvulas dispersoras.

Com o nível mais baixo do açude, o consórcio responsável pelas obras de retirada de infiltrações na parede e modernização das comportas retomou a remoção da ensecadeira. Esta intervenção visa permitir que os operários trabalhem na substituição das comportas de fundo por modelos mais modernos, além de realizar uma reforma na Torre, reforçando-a com mais duas colunas de concreto e ferro. O momento exato dos trabalhos foi registrado no canal do professor Richard Ferreira no YouTube.

Na última medição, o açude estava com 87.991.336 metros cúbicos de água, correspondendo a 29,97% de sua capacidade total. Embora o manancial continue recebendo água da barragem da transposição do Rio São Francisco, o volume é pequeno, afetando os moradores à montante da barragem que se sentem prejudicados pela crescente distância da água.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional tem liberado água cautelosamente, inicialmente da barragem de Negreiros, passando por Milagres, em Pernambuco, até chegar a Jati, no Ceará, e daí seguir para o cinturão das águas e a Paraíba. Essa liberação cautelosa se deve ao fato de a estação de bombeamento EBI-3, em Salgueiro, ainda estar inoperante.


Fonte: Canal Youtube Richard Ferreira