sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

“Num mundo cada vez mais competitivo, ESG se torna grande diferencial no mundo corporativo”, explica especialista

É cada vez maior a valorização de práticas ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios. Além dos resultados proporcionados para colaboradores, investidores e sociedade em geral, a atenção para essas três áreas geram imagem positiva no mercado. Tais iniciativas têm nome, um termo criado no ano de 2004 em colaboração do Pacto Global com o Banco Mundial. Aos poucos, a ESG (sigla que vem do inglês: environmental, social and governance) vai se transformando numa solução, ainda mais, praticada e debatida. O especialista em gestão, Josiclei Cruz, representante do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), na Paraíba, explica a importância dessas estratégias.

“Além dos motivos óbvios de melhora no meio-ambiente e no ambiente de trabalho, a iniciativa também é muito bem vista para os negócios. Quando a empresa trabalha dentro das práticas ESG, ela fica muito bem vista entre outras companhias e investidores”, pontuou Josiclei. Segundo ele, três pilares são fundamentais para a boa prática dessas soluções.

“O primeiro pilar, talvez o mais bem visto entre outras empresas, o ‘Ambiental' visa examinar o desempenho de uma empresa e como ela administra a sua relação com o meio ambiente. Isso suaviza a chance de riscos, apostando em práticas como: controle de emissão de poluentes, utilização de energias renováveis e gestão de resíduos", explicou o especialista. “O pilar social consiste em avaliar como a empresa gerencia o relacionamento com os públicos e os locais onde ela atua, além de aplicar visões práticas sobre diversidade racial, inclusão de gênero, direitos humanos e defesa do consumidor”, complementou.

“A governança, terceiro pilar ESG, abrange várias partes da esfera de liderança da empresa, processo de sucessão, ambiente de controle (riscos e compliance) e remuneração executiva, além de se relacionar garantias e direitos de stakeholders e acionistas”, pontuou. “Apostar nesse tripé, proporcionará grandes diferenciais para as empresas nos dias de hoje e, dessa forma, os públicos com os quais elas se relacionam estarão muito mais engajados”, finalizou Josiclei.


Positiva Comunicação