A pesquisa foi realizada com os pacientes e seus acompanhantes nos ambulatórios, recepções e salas de espera, além dos locais de internação da Unidade Hospitalar (leito a leito) como: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e na UCA (Unidade da Criança e do Adolescente).
Foi facultado aos participantes avaliar uma ou várias áreas. De acordo com a pesquisa, o índice de confiança no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande durante o período foi de 98,9%, ou seja, esse percentual de usuários indicaria o hospital para familiares e amigos. A satisfação geral com o serviço, por sua vez, ficou em 91,9%.
Quando considerado o tema “Roupa/Limpeza/Lixo" (437 avaliações), a aprovação foi de 89,7%, com destaque para a gentileza e educação dos funcionários da limpeza, limpeza de roupa fornecida e limpeza geral. Já o tema “Estrutura” (448 avaliações) obteve aprovação de 88,1%, com as melhores percepções voltadas para a iluminação do ambiente, temperatura e ventilação dos ambientes e sinalização e estrutura de acessibilidade.
No que diz respeito ao “Atendimento no Ambulatório” (365 avaliações), o nível de aprovação foi de 89,3% e no quesito “Atendimento na Internação” (208 avaliações), 83,9%. Em ambos, foram mais frequentemente apontados como pontos positivos o das equipes de recepção e portaria, de atendimento da equipe médica e dos demais profissionais de saúde.
O tema “Refeições” (206 avaliações) obteve aprovação de 92%, tendo se destacado como aspectos fortes, na visão dos pacientes e acompanhantes, principalmente a gentileza e a educação dos funcionários que entregam as refeições, a qualidade da embalagem e a quantidade de alimento em cada refeição.
Segundo a Ouvidora do HUJB-UFCG, Idelane da Silva, a pesquisa é importante pois mede o grau de satisfação dos usuários SUS com os serviços prestados pelo hospital, norteiam a cultura organizacional e auxilia em práticas futuras que serão adotadas pela Ebserh, por exemplo.
“A Ouvidoria após a captação da pesquisa, em conjunto com a Administração do hospital analisa os resultados e quando necessário reorganiza as práticas adotadas nos diversos setores para assim construir um serviço cada vez mais eficiente, transparente, corrigindo eventuais falhas e que atenda às necessidades dos cidadãos”, ressaltou Idelane.
O questionário aplicado é comum a todos os hospitais da Rede Ebserh, sendo dividido em cinco grandes temas. Os resultados passam a fazer parte do banco de dados da Ouvidoria-Geral da estatal.
A pesquisa completa de todos os hospitais da rede Ebserh foi disponibilizada aqui
Assessoria