sábado, 1 de novembro de 2025

Todas as prefeituras da Paraíba têm site e quase 96% estão nas redes sociais, aponta IBGE

Por outro lado, apenas 11 prefeituras paraibanas (4,9%) utilizam o gov.br para autenticação de serviços online

Em 2024, todas as 223 prefeituras da Paraíba já possuíam site na internet, sendo 221 ativos e 2 em manutenção, segundo dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC) 2024, divulgadas nessa sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No cenário nacional, a presença digital das prefeituras se aproxima da universalização, com 98,6% (5 494) dos municípios brasileiros com páginas ativas, enquanto todos os governos estaduais e o Distrito Federal mantêm sites funcionando e ampliando seus serviços online.

Entre os serviços informativos oferecidos pelas prefeituras paraibanas, os mais comuns são: legislação municipal, disponibilizada por 215 municípios (96,4%); licitações, com 213 municípios (95,5%); Diário Oficial, presente em 201 municípios (90,1%); e informativos e notícias do município, oferecidos por 200 prefeituras (89,7%).

Já com relação aos serviços gerais oferecidos ao público pelas prefeituras paraibanas, os mais frequentes são: cópia (download) de documentos e formulários (78,5%), Ouvidoria e serviços de atendimento ao cidadão (77,6%), Emissão de nota fiscal eletrônica (62,8%), Emissão de guia de pagamento de tributos (36,8%), Consulta a processos/acompanhamento de protocolos (36,3%) e Emissão de certidões negativas de débito (34,5%).

Os dados mostram ainda que 95,7% dos municípios paraibanos (214) estavam presentes em plataformas online, como Instagram (94,6%)Facebook (65,9%)YouTube (37,2%) e WhatsApp (17%). Quase metade das prefeituras (48,9%) atualizavam seus perfis diariamente e outras 35,4% o faziam pelo menos uma vez por semana. Em âmbito nacional, 95,4% dos municípios brasileiros (5.315) possuíam perfil ou conta oficial em plataformas online, segundo dados da pesquisa MUNIC.

ESTADIC 2024 mostrou que os governos estaduais oferecem ampla gama de serviços informativos em suas páginas na internet. Todas as unidades da federação disponibilizam Ouvidoria e atendimento ao cidadão; 26 estados oferecem serviços informativos, notícias e legislação estadual; e 25 estados permitem emissão de documentos, como licenças, certidões e permissões, além de informações sobre licitaçõesA Paraíba se destaca por disponibilizar todos esses serviços em seu portal oficial.

A ESTADIC revelou ainda que, como em 2019, todas as unidades da federação informaram a existência de perfil ou conta dos governos estaduais em plataformas online, em 2024.  Entre as plataformas utilizadas, as mais frequentes foram Youtube e Instagram, por todas as 27 unidades da federação; Facebook, por 96,3% das unidades da federação (26). Entre 2019 e 2024, cresceu a utilização do aplicativo Whatsapp, com 74,1% (20) dos Estados em 2024, inclusive a Paraíba.

O levantamento também apontou que 34,1% das prefeituras paraibanas já tinham websites adaptados para celulares, acompanhando a tendência nacional de acesso prioritário à internet por meio de dispositivos móveis. Apesar disso, apenas 6,7% (15) dos municípios permitiam solicitação de serviços públicos por aplicativos e 4,9% (11) possibilitavam o acompanhamento pelo celular.

Além disso, 41,3% das prefeituras (92) já permitem a solicitação de serviços por meio das redes sociais, superando a média nacional de 37,6%, enquanto 30,9% (69) oferecem o acompanhamento dessas solicitações pelos mesmos canais. Em seguida, a opção de solicitar serviços diretamente pelo site da prefeitura estava disponível em 32,7% (72) dos municípios, com 31,4% (70) permitindo o acompanhamento online.

Em relação ao uso do gov.br, o estudo mostrou que apenas 11 prefeituras (4,9%) da Paraíba utilizavam a plataforma para autenticação de alguns serviços online, enquanto 2 prefeituras (0,9%) já adotavam o sistema para todos os serviços e 25,6% (56) usavam cadastro feito pela própria prefeitura. Por outro lado, 39% (87) dos municípios não responderam sobre a utilização de 
gov.br, pois em muitos deles (65) não existia autenticação para acessar os serviços pela Internet ou a prefeitura não sabia informar (22).

Fonte: IBGE