terça-feira, 28 de outubro de 2025

Paraibano ganha destaque em Brasília e assume papel nas exonerações de aliados do Centrão

O paraibano Fábio Maia, ex-secretário do governo Ricardo Coutinho (PT), tem ganhado cada vez mais força nos bastidores do poder em Brasília. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, em O Globo, Maia se tornou um dos principais auxiliares da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, com uma missão considerada delicada: coordenar as demissões de apadrinhados políticos do Centrão que vêm se afastando do governo em votações importantes no Congresso.

Atualmente, Fábio Maia exerce o cargo de diretor de Articulação Governamental da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) — órgão vinculado à Presidência da República e responsável por manter a ponte entre o Poder Executivo e o Legislativo.

Antes dessa função, o paraibano atuou como coordenador de Políticas Remuneratórias do Ministério da Saúde. Ele foi nomeado para a SRI no final de maio, com o apoio do líder do governo na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), que também é paraibano e namorado de Gleisi Hoffmann.

Segundo a coluna, Fábio Maia é o responsável por entrar em contato diretamente com parlamentares quando o governo decide exonerar indicados de deputados e senadores que contrariaram o Planalto em votações estratégicas.

A atuação firme do paraibano tem causado preocupação entre os políticos do Centrão, que, conforme destacou Lauro Jardim, “querem tudo, menos receber uma ligação de Fábio Maia”.


Com informações de Lauro Jardim / O Globo