Última vez que o Sertão teve cinco representantes estavam Atlético de Cajazeiras, Cruzeiro de Itaporanga, Nacional de Patos, Paraíba de Cajazeiras e Sousa
O Atlético de Cajazeiras, que recentemente conquistou o acesso à Primeira Divisão, se junta aos remanescentes Esporte de Patos, Nacional de Patos, Pombal e Sousa.
A última vez que o Sertão teve cinco representantes no Campeonato Paraibano foi em 2013, quando participaram Atlético de Cajazeiras, Cruzeiro de Itaporanga, Nacional de Patos, Paraíba de Cajazeiras e Sousa. Neste ano, o interior protagonizou grandes jogos, mas ao final do certame, Paraíba e Cruzeiro foram rebaixados.
A partir de 2014, a Primeira Divisão do futebol paraibano vinha sendo disputada por clubes majoritariamente de João Pessoa e Campina Grande, com representantes do Sertão, mas não na quantidade que terá em 2026.
Para a próxima temporada, duas novidades: o retorno do Estádio Perpetão sediando jogos da elite e, pela primeira vez, a Toca do Papão sediará partidas do Confiança de Sapé pela Primeira Divisão.
A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) deve realizar a reunião do Conselho Arbitral para o Campeonato Paraibano 2026 em novembro. A previsão, de acordo com o calendário da CBF para o futebol brasileiro do próximo ano, o Estadual da Paraíba começará no dia 11 de janeiro.
Com inf. Arena Correio