sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Hospital de Catolé do Rocha homenageia médico Antônio Benjamin Filho com nome em setor administrativo

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, prestou, nesta sexta-feira (31), uma homenagem póstuma ao médico Antônio Benjamin Filho, que atuou no município e na região do Alto Sertão da Paraíba. O setor administrativo da unidade passou a levar o nome do profissional, em reconhecimento aos serviços prestados à população local.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, filho do homenageado; da viúva do médico, Sra. Iracema Benjamin, de 90 anos; do procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintanzi; e do deputado federal Gervásio Maia, que tem destinado emendas parlamentares voltadas à modernização do hospital.

De acordo com o diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, a iniciativa busca reconhecer a contribuição histórica de Antônio Benjamin Filho para a saúde regional. “O Dr. Antônio Benjamin teve papel fundamental na assistência médica em Catolé do Rocha, especialmente em um período em que os recursos eram limitados. Ele se tornou referência pela dedicação e pelo atendimento acessível à comunidade”, destacou.

Durante o evento, familiares relembraram o trabalho do médico, que atendeu por décadas na região. “Foi uma trajetória marcada pelo compromisso com o cuidado e pela atenção aos pacientes que mais precisavam”, afirmou a Sra. Iracema. Herman Benjamin agradeceu a homenagem e ressaltou o legado deixado por seu pai.“O exemplo de cidadania e dedicação à profissão permanece como inspiração para todos que o conheceram”, afirmou.

Outras unidades de saúde da região também já receberam o nome do profissional, a exemplo da UBS Dr. Antônio Benjamin Filho, localizada na zona rural de Catolé do Rocha.

Assessoria

Cartaxo concede certificado de responsabilidade ambiental à ONG Guajiru e título de cidadã paraibana para a cientista Karina Massei

O Deputado Estadual Luciano Cartaxo (PT) celebra mais uma vez seu compromisso com a causa ambiental na Paraíba, ao realizar nesta sexta-feira (31) a entrega de duas importantes homenagens que reconhecem a dedicação à conservação marinha e ao desenvolvimento socioambiental do estado. Cartaxo, que foi o primeiro deputado estadual a destinar recursos para uma ONG dedicada ao meio ambiente no estado, reconheceu a importância da atuação da cientista marinha Karina Massei e da Associação Guajirú ao Estado.

"É uma honra e um dever do nosso mandato reconhecer quem faz a diferença na Paraíba. Ao concedermos o Título de Cidadã Paraibana à cientista Karina Massei e o Certificado 'Responsabilidade Socioambiental' à Guajirú , estamos valorizando a excelência técnica e o compromisso profundo com a vida marinha e o desenvolvimento sustentável do nosso estado. Nosso mandato tem como uma das suas prioridades transformar a Paraíba em um estado que reconhece, apoia e investe na ciência e nas ações que garantem um futuro ecologicamente equilibrado para todos", disse o deputado Luciano Cartaxo.

À Associação Guajiru, que há 20 anos trabalha na conservação marinha, proteção das tartarugas e promoção da educação ambiental no litoral paraibano, foi concedido o Certificado de "Responsabilidade Socioambiental". A presidente da entidade, Daniela Siqueira, falou a importância do trabalho do deputado Luciano Cartaxo no fortalecimento das ações de cuidado com o meio ambiente. 

"Para nós da Organização da Sociedade Civil é um prazer estar aqui recebendo esse reconhecimento que foi proposto pelo deputado Luciano Cartaxo, pelo reconhecimento das atividades socioambientais desenvolvidas pela organização. E é um prazer a gente estar dividindo esse momento de homenagem com Karina, que além de uma colega é uma amiga. Agradecemos muito ao deputado por acreditar no nosso trabalho, por lá atrás ter sido o primeiro deputado a destinar recursos para que a gente pudesse continuar realizando nosso trabalho de cuidado com nosso meio ambiente", disse Daniela Siqueira.

A cientista Karina Massei se disse honrada com o reconhecimento do seu trabalho pelo meio ambiente paraibano. "Para mim é uma consagração receber o título em um momento tão oportuno como este, onde estamos falando de mudanças climáticas em todo mundo, onde estamos falando na restauração do turismo regenerativo. Para nós é o início de uma nova visão, como a do deputado Luciano Cartaxo, para a Paraíba ser um estado mais sustentável", destacou.

Assessoria 

Grupo do PDT que obteve 33 mil votos em João Pessoa anuncia apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena, recebeu, o apoio de um grupo formado por 20 filiados ao PDT, que juntos somaram 33 mil votos nas últimas eleições para vereador da Capital. O grupo é liderado pelos vereadores Marcus Vinícius e João Almeida, ambos com assento na Câmara Municipal de João Pessoa.

O gesto político ocorre em um momento de reconfiguração das forças partidárias no Estado, após Cícero anunciar sua saída do Progressistas (PP) e aceitar o convite do MDB para disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2026. O ato de filiação está marcado para o dia 7 de novembro.

Cícero Lucena agradeceu o apoio e destacou que o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em João Pessoa reforça a cidade como referência em boa gestão pública.

“Fico muito feliz com esse apoio, principalmente por reconhecer o trabalho que temos desenvolvido na Capital. Isso demonstra que o modelo de gestão que estamos implementando, em sintonia com o que a maioria das pessoas deseja, pode ser ampliado para toda a Paraíba, em benefício do nosso povo”, afirmou o prefeito.

De acordo com João Eduardo, um dos articuladores do grupo pedetista, a decisão de apoiar Cícero reflete a avaliação positiva da sua administração à frente da Prefeitura da Capital.

“O modelo de gestão que Cícero vem aplicando em João Pessoa é um exemplo de eficiência e resultados. Entendemos que essa experiência deve ser replicada em todo o Estado. Além disso, o currículo e a trajetória pública de Cícero — como governador, ministro, senador e prefeito por quatro mandatos — reforçam nossa confiança nesse projeto”, declarou.


Os Guedes

São João do Rio do Peixe: prefeito mostra sintonia com Lucas Ribeiro e amplia protagonismo na região

O prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino, deu mais uma demonstração de força e articulação política no Sertão paraibano ao recepcionar o governador em exercício, Lucas Ribeiro (PP), durante visita à região. O encontro, que movimentou lideranças locais e reforçou parcerias institucionais, consolidou a sintonia entre o gestor sertanejo e o governo estadual, além de projetar Claudino como um dos principais articuladores do Alto Sertão.

Durante a passagem de Lucas Ribeiro por cidades como Triunfo e Poço Dantas, o prefeito destacou a importância da presença constante do governador em exercício na região e o impacto dos investimentos do Estado em São João do Rio do Peixe. “Primeiro é agradecer a presença do governador na região, aonde vem inaugurar obras, visitar obras e também assinar convênios. Trazer boas notícias para os municípios sertanejos. A gente se sente muito feliz e elogiado pela constante presença do governador Lucas aqui na nossa região”, afirmou.

Luiz Claudino aproveitou para lembrar os laços pessoais que aproximam Lucas Ribeiro da cidade. “São João do Rio do Peixe sempre vai estar de portas abertas, já que sua esposa, Camila, é filha natural do município. Para a gente é um orgulho e uma satisfação sempre recebê-lo aqui, sempre com boas notícias e novas parcerias entre a prefeitura e o governo do Estado”, disse o gestor.

Entre os investimentos destacados estão a pavimentação da rodovia PB que liga o distrito de Gravatá à BR-230, a construção de uma escola em Bandara com investimento estimado em R$ 8 milhões, além da obra da PB que conectará Bandara à BR-200 e à BR-230. Claudino também citou a reforma de escolas, a construção de ginásios e convênios com o hospital Capitão João dos Santos Lemos como exemplos do alinhamento entre os dois entes.

A presença de Lucas Ribeiro no Sertão, somada ao tom amistoso e à parceria reforçada com Luiz Claudino, evidencia uma movimentação política de bastidor que ultrapassa as inaugurações e coloca São João do Rio do Peixe como ponto estratégico na engrenagem do governo estadual. Ao mesmo tempo, fortalece a imagem do prefeito como liderança regional influente — tanto pela boa relação com o Executivo estadual quanto pela projeção política de sua esposa, a pré-candidata a deputada estadual Larúcia Sá.

Com obras em andamento, novos convênios e prestígio crescente, Luiz Claudino se posiciona como um dos nomes de maior peso no Sertão, equilibrando gestão municipal eficiente com articulação política que o coloca cada vez mais no centro das decisões regionais.


Com inf. de Napoleão Soares

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Cartaxo celebra inauguração do Polo da Conab em Sousa, assegurando 800 toneladas de grãos de milho até dezembro

O deputado estadual Luciano Cartaxo participou nesta quinta-feira (30) da inauguração do Polo de Distribuição de Milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Sousa, sua terra natal. A iniciativa, fruto de uma reivindicação conjunta do parlamentar e do prefeito Helder Carvalho ao diretor executivo da Conab, Lenildo Morais, representa um importante avanço para os agricultores familiares da região, que até dezembro terão assegurados quase 800 toneladas de grãos. 

De acordo com Cartaxo, o novo armazém da Conab garantirá o acesso dos produtores rurais ao milho a preços mais acessíveis, fortalecendo este importante setor econômico da região. “Essa é uma excelente notícia para o Sertão. É gratificante ver um compromisso sendo cumprido e saber que este equipamento vai ajudar a baratear o preço do milho, impulsionando a renda e a economia regional, sobretudo dos agricultores familiares”, destacou o deputado.

O Polo de Sousa integra a política de interiorização da Conab e tem como objetivo ampliar o atendimento aos pequenos produtores e cooperativas, aproximando o insumo das áreas produtivas e fortalecendo a cadeia agrícola local.

A inauguração contou com a presença de lideranças políticas, representantes da Conab e produtores rurais da região, que comemoraram a conquista como um marco para o desenvolvimento agrícola e econômico do Alto Sertão paraibano.

Assessoria

Biafra celebra 45 anos de carreira com show emocionante no Teatro Paulo Pontes no dia 04 de novembro

Um dos nomes mais marcantes da música romântica brasileira, Biafra comemora 45 anos de carreira com um espetáculo especial no dia 04 de novembro (terça-feira), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. A abertura da noite ficará por conta da banda Som D’Luna, que apresentará um repertório versátil, transitando entre a música clássica e o forró nordestino, uma fusão perfeita para aquecer o público antes da apresentação principal. Os ingressos estão disponíveis na loja Broomer (Mag Shopping) e também pelo site Olha o Ingresso.

O cantor promete uma noite inesquecível, repleta de emoção, memórias e grandes sucessos que atravessam gerações. Biafra marcou época com canções que se tornaram trilhas sonoras de muitas histórias de amor, como “Sonho de Ícaro”, Seu Nome”, Te Amo”, entre tantas outras.

Com 16 álbuns lançados, cinco coletâneas e mais de três milhões de discos vendidos, o artista também é autor de composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho & Xororó, Jerry Adriani, Zezé Di Camargo & Luciano, entre outros.

Formado pelos irmãos gêmeos nascidos e criados em João Pessoa, o Som D’Luna é um duo difícil de rotular. “Temos muitas influências nordestinas, da música brasileira em geral, e somos apaixonados por funk, soul e jazz. Não há rótulos tanto os discos quanto os shows mostram isso”, explicam. 

O projeto teve início em 2014 e segue até hoje como prioridade. Em janeiro de 2015, o duo lançou o EP de estreia Secura, gravado em casa, no quarto, com violões e guitarras. A partir desse trabalho, começaram a circular pela cena autoral da cidade, tocando em rádios locais e realizando apresentações.

O show integra o Projeto Seis e Meia, um dos mais tradicionais do país, criado originalmente no Rio de Janeiro e retomado no Nordeste em 1995. Em João Pessoa, o projeto consolidou-se como um espaço de valorização da boa música, já tendo recebido nomes consagrados como Elza Soares, Moacyr Franco, Marina Elali, Golden Boys, Peninha, Renato e Seus Blue Caps e Paulinho Moska.

Programe-se: Biafra e Som D’Luna

04 de novembro (terça-feira) – Abertura do teatro às 18h

Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural, João Pessoa (Tambauzinho)

Ingressos: Loja Broomer (Mag Shopping) e online em linktr.ee/WnPromo

Informações: (83) 98888-4845


Assessoria

TJPB mantém suspensão de lei que proíbe academias de cobrar por uso de instalações

Imagem Ilustrativa
Após um longo debate, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, por maioria de votos, referendar, na manhã desta quarta-feira (29), a liminar concedida pela desembargadora Túlia Neves que suspende os efeitos da Lei Estadual nº 13.694/2025, na parte que proíbe academias e demais entidades públicas ou privadas, filantrópicas ou não, de cobrar valores de profissionais de saúde e de educação física pelo uso de suas instalações para o exercício profissional.

A decisão foi proferida nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 0810712-51.2025.8.15.0000, ajuizada pelo Sindicato das Academias e demais Empresas de Prática Esportiva da Paraíba (SADEPE-PB). A entidade argumentou que a norma invade a competência privativa da União para legislar sobre direito civil e condições para o exercício profissional, além de violar os princípios constitucionais da propriedade privada, da livre concorrência e da livre iniciativa.

Segundo o sindicato, a relação jurídica entre academias e profissionais de saúde ou educação física é de natureza civil-contratual, e não de consumo, motivo pelo qual o Estado não poderia impor proibições que interferissem nessa dinâmica. A proibição, sustenta a parte autora, estaria sendo interpretada de forma extensiva por órgãos de fiscalização, como o Procon-JP, que vêm impedindo as academias de cobrar pelo uso de suas instalações.

Ao analisar o pedido, a desembargadora relatora Túlia Neves reconheceu a presença dos requisitos para a concessão da liminar: o fumus boni iuris (fumaça do bom direito) e o periculum in mora (risco na demora da decisão).

A magistrada destacou que a Lei Estadual nº 13.694/2025, ao tratar de temas ligados ao direito civil e à prestação de serviços, aparenta extrapolar a competência legislativa do Estado, que não pode interferir em relações contratuais entre particulares. “A tentativa de regulamentar essa relação sob o pretexto de proteção ao consumidor aparenta invadir a esfera de competência legislativa da União”, afirmou.

A relatora também ressaltou que a norma pode afrontar princípios constitucionais fundamentais da ordem econômica, como os da propriedade privada, da livre iniciativa e da livre concorrência, previstos nos artigos 5º e 170 da Constituição Federal. Além disso, apontou que a imposição do uso gratuito das instalações poderia gerar prejuízos financeiros significativos às empresas e comprometer sua sustentabilidade.

“Diante da densidade dos argumentos apresentados e do risco de lesão grave e de difícil reparação aos estabelecimentos representados pelo Sindicato Autor, a concessão da medida liminar é medida que se impõe”, concluiu.

Com a decisão, referendada pelo Órgão Especial, permanecem suspensos os efeitos da Lei Estadual nº 13.694/2025, até o julgamento final do mérito da ação.


Assessoria de Comunicação Social - TJPB

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Polícia Federal combate crime de abuso sexual infantojuvenil na Paraíba

Foi cumprido mandado de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29/10), a Operação Rescue 16, com o objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão contra investigado por armazenamento e compartilhamento de conteúdo contendo abuso sexual infantojuvenil em João Pessoa/PB.

O trabalho permanente de investigação e combate ao abuso sexual infantojuvenil é decorrente de cooperação técnica-investigativa entre a Polícia Federal e o National Center for Missing and Exploited children (NCMEC), que reportou à Polícia Federal a ação de um usuário residente da cidade de Ibiara/PB, que teria armazenado e compartilhado inúmeras imagens e vídeos contendo cenas ilícitas.

O investigado poderá responder por armazenamento e compartilhamento de conteúdo contendo abuso sexual infantojuvenil.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o mais adequado é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.


Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Paraibano ganha destaque em Brasília e assume papel nas exonerações de aliados do Centrão

O paraibano Fábio Maia, ex-secretário do governo Ricardo Coutinho (PT), tem ganhado cada vez mais força nos bastidores do poder em Brasília. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, em O Globo, Maia se tornou um dos principais auxiliares da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, com uma missão considerada delicada: coordenar as demissões de apadrinhados políticos do Centrão que vêm se afastando do governo em votações importantes no Congresso.

Atualmente, Fábio Maia exerce o cargo de diretor de Articulação Governamental da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) — órgão vinculado à Presidência da República e responsável por manter a ponte entre o Poder Executivo e o Legislativo.

Antes dessa função, o paraibano atuou como coordenador de Políticas Remuneratórias do Ministério da Saúde. Ele foi nomeado para a SRI no final de maio, com o apoio do líder do governo na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), que também é paraibano e namorado de Gleisi Hoffmann.

Segundo a coluna, Fábio Maia é o responsável por entrar em contato diretamente com parlamentares quando o governo decide exonerar indicados de deputados e senadores que contrariaram o Planalto em votações estratégicas.

A atuação firme do paraibano tem causado preocupação entre os políticos do Centrão, que, conforme destacou Lauro Jardim, “querem tudo, menos receber uma ligação de Fábio Maia”.


Com informações de Lauro Jardim / O Globo

Sousa repatria meia Natalício para temporada de 2026

O jogador estava no Atlético de Cajazeiras-PB, clube em que disputou a 2ª divisão do Campeonato Paraibano 2025

Meia Natalício em passagem pelo Sousa
Foto: Kyioshi Abreu
Tem rosto conhecido de volta ao Sousa para a temporada de 2026. Trata-se do meio-campista Natalício, de 24 anos. O jogador estava no Atlético, clube em que disputou a 2ª divisão do Campeonato Paraibano 2025, marcando três gols e anotando seis assistências.

Natalício defendeu o Sousa nas temporadas de 2021 e 2022. Além do Dino, no cenário paraibano, o meio-campista já defendeu Pombal, Nacional de Patos e CSP, clube em que tem passagem nas categorias de base.

O jogador foi o 14º reforço anunciado pelo Sousa para 2026. No meio de campo, Natalício vai ter a concorrência dos meias Diego Viana e Lucas Zanatelli.

Confira o elenco do Sousa para 2026

Goleiros: Gabriel Souza e João Vitor;

Laterais-direitos: -

Zagueiros: Marcelo Duarte, Pedro Costa e Yan Carmo;

Laterais-esquerdos: Abraão e Gilmar;

Volantes: Hebert Cristian e Tássio Paixão;

Meias: Diego Viana, Lucas Zanatelli e Natalício;

Atacantes: Yan Philippe e Aslen Kevin;

Técnico: Leandro Campos.


GE/PB

Prefeitura de Cabedelo antecipa pagamento dos servidores municipais em celebração ao Dia do Servidor Público

A Prefeitura Municipal de Cabedelo antecipou, para esta terça-feira (28), o pagamento antecipado dos salários referentes ao mês de outubro para todos os servidores municipais. A medida reafirma o compromisso da administração com a valorização do funcionalismo público e marca as comemorações pelo Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

Com o pagamento sendo realizado antes da data oficial, a gestão mantém sua política de responsabilidade fiscal, organização financeira e respeito aos trabalhadores que fazem o serviço público municipal acontecer diariamente.

“O servidor é o coração da administração pública. Nosso compromisso é garantir que cada profissional receba seus vencimentos em dia, com responsabilidade e planejamento. Antecipar o pagamento neste mês é também uma forma de homenagear aqueles que se dedicam todos os dias a construir uma Cabedelo melhor”, afirmou o prefeito André Coutinho

Com mais uma folha salarial quitada de forma antecipada, Cabedelo segue como referência em gestão financeira equilibrada, demonstrando que é possível valorizar o servidor e manter as contas públicas em dia.


Assessoria

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Desembargador suspende júri de vereador em Santa Rita

O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), suspendeu o júri popular do vereador Wagner Lucindo de Souza, conhecido como Wagner de Bebé, acusado de tentativa de homicídio contra Eziel Felipe de Araújo. O julgamento estava marcado para o dia 12 de novembro, na Comarca de Santa Rita, mas foi adiado após o desembargador acolher parcialmente pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que alegou risco à segurança e à imparcialidade dos jurados.

A decisão foi tomada no âmbito de um pedido de desaforamento nº 0821579-06.2025.8.15.0000, previsto no artigo 427 do Código de Processo Penal, que permite a transferência do julgamento para outra comarca quando houver risco à ordem pública ou à imparcialidade do Conselho de Sentença.

Segundo o Ministério Público, desde o crime, ocorrido em 15 de março de 2016, a vítima e seus familiares vêm sendo ameaçados e coagidos, situação que teria se agravado com o passar dos anos em razão do cargo político exercido por Wagner de Bebé, que atualmente cumpre mandato de vereador em Santa Rita.

O órgão ministerial relatou que denúncias anônimas enviadas ao Disque-Denúncia 197  apontam a existência de ações intimidatórias e ameaças de morte atribuídas ao parlamentar. Em uma das comunicações, moradores afirmam, em tom de desespero, que “o vereador e seus capangas mataram um rapaz dentro de casa, e todos têm medo de depor”, o que, segundo o desembargador, revela “a atmosfera de pânico social reinante na localidade”.

Na decisão, o magistrado também destacou informações oriundas de outro processo, o de Prisão Temporária, no qual o mesmo vereador é investigado pelo homicídio de Luiz Felipe Martins da Silva, ocorrido em 13 de outubro de 2025, na comunidade de Bebelândia. De acordo com a decisão da juíza Daniere Ferreira de Souza, juntada aos autos, o jovem teria sido ameaçado por Wagner de Bebé dias antes de ser morto, o que levou à decretação da prisão temporária do parlamentar e à autorização de buscas em endereços ligados a ele.

Para o desembargador Márcio Murilo, há “um regime de intimidação permanente” na comunidade, com medo generalizado e ineficácia dos mecanismos locais de proteção, o que torna inviável a realização do julgamento em Santa Rita. Ele ressaltou ainda que a posição política do réu amplia sua influência sobre moradores, lideranças locais e até sobre o corpo de jurados, “gerando um poder difuso de coerção simbólica”.

“Não se trata de hipótese meramente conjectural: há lastro probatório robusto de que a atuação do réu desborda do processo penal, atingindo o âmago da ordem pública e da confiança da coletividade no Sistema de Justiça”, afirmou o desembargador em sua decisão.

Com base nessas considerações, o magistrado determinou a suspensão da sessão do Tribunal do Júri marcada para novembro, até o julgamento final do pedido de desaforamento, como forma de garantir a regularidade e a imparcialidade do julgamento popular.

O Tribunal de Justiça da Paraíba ainda vai decidir, em momento oportuno, para qual comarca o caso será transferido, caso o desaforamento seja confirmado.


Assessoria de Comunicação Social - TJPB

sábado, 25 de outubro de 2025

Após queda de telhado do Mercado Central de Cajazeiras, prefeitura se mobiliza para resolver o problema

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, diante as circunstâncias ocasionadas pelo desabamento de parte do teto do prédio do Mercado Central localizado no centro da cidade agiu de forma rápida no sentido de dar suporte aos comerciantes do local que é um dos principais centros de venda do comércio, e agilizar a solução definitiva para o problema com a reforma e ampliação daquele espaço.

Por determinação da prefeita Corrinha Delfino, uma equipe de secretários da administração esteve no local logo cedo acompanhando os trabalhos do corpo de bombeiros que foi acionado pela própria gestão para se inteirar da real situação, e discutir junto aos comerciantes as medidas necessárias de imediato, e posteriores a serem adotadas.

De início, uma reunião rápida foi realizada com os comerciantes apresentando a necessidade urgente da reforma mediante os fatos verificados com a licitação tendo que ser iniciada o mais rápido possível, dentro de uma elaboração junto ao Corpo de Bombeiros através de um protocolo de segurança a ser formalizado.

Os trabalhos de contenção foi iniciado de imediato através da secretaria de infraestrutura para evitar que novos desabamentos venham a acontecer, e a prefeitura aguarda agora o laudo pericial do Corpo de Bombeiros para que os novos encaminhamentos sejam realizados.

Estudos no sentido de buscar um local provisório para abrigar os comerciantes estão sendo realizados pela equipe técnica caso o Corpo de Bombeiros se pronuncie pela interdição total do espaço.

A prefeita que está participando de reuniões importantes na capital João Pessoa pediu total empenho e dedicação da equipe que é formada em sua maioria por engenheiros e arquitetos na busca das melhores soluções para resolver a problemática.

O mercado Central de Cajazeiras foi edificado no ano de 1950 e desde então não passou por uma melhoria mais complexa durante os seus quase 80 anos de existência. Desde que assumiu o comando do município, a prefeita Corrinha Delfino vem dialogando com os comerciantes do local e um projeto que já está pronto para ser executado foi apresentado, com alocação de emendas individuais da deputada Dra. Paula (PP) e do deputado Jr. Araújo (PP) para a reforma e ampliação completa no valor de R$ 3 milhões, sendo R$ 2 milhões da deputada, e R$ 1 milhão do parlamentar.

Com a situação verificada na madrugada deste sábado (25) que tornou a situação emergente, a prefeitura, aguarda a publicação do laudo do Corpo de Bombeiros que deve ser emitido nas próximas horas, para que as próximas determinações sejam colocadas em prática.


Assessoria

Cícero sinaliza que aceitaria apoio de Ricardo Coutinho na disputa pelo Governo

Prefeito de João Pessoa afirmou que há “convergência” entre seu projeto e o modelo petista de governo

Foto: Internet

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), sinalizou nesta sexta-feira (24), durante agenda no Vale do Mamanguape, que aceitaria o apoio do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na disputa ao Governo do Estado em 2026.

A sinalização abre espaço para uma aproximação política entre Cícero e Ricardo, adversários históricos em João Pessoa.

Segundo Cícero, há uma "convergência" entre o projeto que ele representa e as ações do Governo Federal, o que facilitaria o entendimento com o presidente Lula e com os petistas, incluindo Ricardo Coutinho.

"Eu tenho que discutir não nomes de pessoas, mas propósito de objetivos. Há uma convergência nesse momento dos meus programas de governo com o presidente e, repito, todo aquele que vier a se engajar nesse projeto, será bem-vindo", disse.

Pré-candidato a deputado federal, o ex-governador Ricardo Coutinho tem dito que vai apoiar o nome que for indicado pelo presidente Lula na Paraíba. O palanque do petista, no entanto, ainda não está definido.

De um lado, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), pré-candidato à reeleição ao Senado, trabalha para que Lula esteja no palanque de Cícero.

Do outro, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o governador João Azevêdo (PSB) têm atuado para garantir que o PT esteja no palanque do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato do grupo governista ao Governo do Estado.

As declarações de Cícero repercutiram em entrevista ao jornalista Chico Soares.


Com Inf. de Felipe Nunes/Jornal da Paraíba

Jornalista é encontrado morto a facadas nas margens de um rio em Piancó, no Sertão da Paraíba

O corpo do jornalista José Carlos, conhecido como “Zeca Alves”, foi encontrado esfaqueado ao lado de um veículo, às margens do Rio Piancó

O corpo do jornalista José Carlos, conhecido como “Zeca”, foi encontrado esfaqueado ao lado de um veículo, às margens do Rio Piancó, na manhã deste sábado (25).

De acordo com informações iniciais, o corpo apresentava várias perfurações, o que levanta a suspeita de um crime brutal.

Zeca era bastante conhecido na cidade de Piancó, onde já manteve blogs e páginas de notícias locais, e atualmente trabalhava no departamento de mídia de uma clínica da região.

A notícia abalou familiares, amigos e colegas de profissão. Zeca vinha de uma família tradicional e bastante respeitada, sendo irmão de um juiz de direito, que esteve recentemente na cidade para comemorar o aniversário da mãe.

A Polícia Civil deve investigar o caso para identificar as circunstâncias e a motivação do crime.


Com Inf. da Folha Paraibana

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Em Bom Jesus, Prefeitura inicia cronograma de inscrições para o Garantia-Safra 2025/2026

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com os produtores rurais e o fortalecimento da agricultura familiar no município

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMPAER e o Sindicato Rural, dará início nos próximos dias ao cronograma de inscrições para o Programa Garantia-Safra 2025/2026. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com os produtores rurais e o fortalecimento da agricultura familiar no município.

De acordo com o cronograma, o primeiro atendimento ocorrerá no dia 23 de outubro, no CRAS do bairro São José, contemplando agricultores das localidades de Mata Fresca, Mastruz e Distrito São José.

No dia 29 de outubro, será a vez das comunidades de Cacaré, Serragem, Umari, Forno Velho, Timbaúba e Morada Nova, com as inscrições realizadas na Escola Nossa Senhora da Piedade, situada no Sítio Timbaúba.

O cronograma será concluído no dia 11 de novembro, com atendimento aos agricultores das localidades de Trapiá I e II, Logradouro, São Félix, Escurinho, Xerém e da sede, na própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A SEAGRIMA informa que, em todas as comunidades, o horário de atendimento será das 8h às 12h. Os agricultores devem comparecer portando os seguintes documentos: CPF e RG, CAR, contrato de parceria, CAF (antiga DAP) e número de telefone para contato.

Em demonstração de respeito e valorização a quem produz e garante o alimento na mesa da população, a gestão municipal de Bom Jesus mantém em dia a contrapartida de responsabilidade da Prefeitura junto ao programa. Dessa forma, o município assegura que, em caso de perdas decorrentes de seca ou excesso de chuvas, o agricultor beneficiado receba o valor de R$ 1.200,00, contribuindo para amenizar eventuais prejuízos.


Ascom - Bom Jesus/PB

Cabedelo reforça frota da Semob com entrega de novas, modernas e potentes motocicletas

Equipamentos estão entre os mais potentes do trânsito paraibano, garantindo mais agilidade, segurança e eficiência nas ações diárias da equipe

A Prefeitura de Cabedelo entregou, nesta sexta-feira (24), cinco novas motocicletas à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), ampliando a frota e fortalecendo o trabalho de fiscalização, patrulhamento e escoltas realizadas pelos agentes municipais.

Os novos equipamentos estão entre os mais potentes utilizados por órgãos de trânsito na Paraíba e garantem mais agilidade, segurança e eficiência nas ações diárias da equipe.

As novas viaturas são do modelo Honda NX 500 cc (ano/modelo 2025/2026) – motocicleta recentemente lançada pela montadora e reconhecida por sua robustez e desempenho. Com motor de 471 cilindradas, partida elétrica, injeção eletrônica e seis velocidades, as motos oferecem alto rendimento e controle de pilotagem, permitindo que os agentes atuem com mais precisão no ordenamento do trânsito e nas operações especiais de escolta.

“Estamos entregando o que há de melhor em equipamentos e tecnologia para que nossos agentes possam trabalhar com segurança e eficiência. Cabedelo tem uma gestão comprometida em modernizar os serviços e oferecer à população um trânsito mais organizado e seguro”, afirmou o prefeito André Coutinho.

As motocicletas foram personalizadas nas cores preto e amarelo-limão, padrão oficial dos órgãos de trânsito municipais, e contam com giroflex e sirenes mais potentes, além de baús e protetores de carenagem, garantindo mais segurança e visibilidade durante o serviço.

“Essas motos representam um salto de qualidade para a Semob. São equipamentos modernos, potentes e seguros, que oferecem aos nossos agentes condições ideais para desempenhar suas funções com eficiência e rapidez, especialmente diante das novas atribuições estabelecidas pela Lei nº 14.599/2023, que ampliou as competências dos agentes de trânsito, especialmente o dos agentes municipais”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Inácio Moraes.

Com sistemas eletrônicos de segurança como freios ABS, controle de tração e diferentes modos de pilotagem, a Honda NX 500 também proporciona melhor desempenho em operações de escolta e batedores de comboios, permitindo deslocamentos mais controlados e seguros.

Segurança - As prioridades em relação à segurança viária em Cabedelo têm se revelado em ações que abrangem áreas estratégicas do trabalho de orientação, fiscalização e prevenção.

Em termos de sinalização, a PMC deu início, pelo bairro de Intermares, ao projeto Cabe Mais Sinalização, enfatizando a importância da sinalização viva para a segurança nas vias.

Quanto à Educação no Trânsito, o destaque é o trabalho realizado em parceria com Secretaria de Educação nas escolas, onde as crianças aprendem desde cedo a respeitar as regras de trânsito, como usar a faixa para atravessar, e a importância do uso de equipamentos de segurança

Em relação a fiscalização, a aquisição dos veículos reforçam a importância do processo  como um dos pilares da segurança no trânsito, garantindo o cumprimento as leis sejam cumpridas.


Assessoria 

Após declarar sua pré-candidatura a deputado estadual José Aldemir se vê diminuído e grupo político pode “rachar” novamente

Com a confirmação publicamente feita recentemente, o ex-prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (PP), anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual. A decisão foi tomada segundo o mesmo, após conversas com sua base política e lideranças locais, que dessa forma – vai representar uma mudança no cenário político local, anteriormente, o ex-gestor cajazeirense dava indícios de uma candidatura a deputado federal.

Novo cenário após o anúncio

A confirmação da pré-candidatura de Zé Aldemir a deputado estadual para as eleições de 2026 tem gerado grande repercussão na política de Cajazeiras. O anúncio, que teria sido feito em uma coletiva de imprensa, muda os planos políticos na região.

Como fica Júnior Araújo: O anúncio de Aldemir representa uma reviravolta na aliança que o grupo mantinha com o deputado estadual Júnior Araújo (PSB). Essa manobra política gerou o que alguns analistas já chamam de "traição", colocando Júnior Araújo em uma posição delicada, já que teria perdido a garantia do apoio do grupo de Zé Aldemir para sua reeleição.

Como ficam os apoios do grupo político

A divisão de apoios entre os dois políticos dependerá da reação da base e das lideranças envolvidas.

Rompimento da aliança: O anúncio de Aldemir pode ser interpretado como um rompimento da aliança com Júnior Araújo, forçando o deputado a buscar novos apoios e estratégias para 2026.

Divisão da base: A base que antes estava unida para apoiar a prefeita Corrinha Delfino (PP), “afilhada” de Zé Aldemir, agora pode se dividir entre a lealdade a Aldemir e o apoio a Júnior Araújo.

A reputação de Zé Aldemir: A fama de "perseguidor" de Zé Aldemir, somada à quebra do acordo com Júnior Araújo, pode influenciar o posicionamento de alguns líderes e apoiadores, que podem ser forçados a escolher um lado ou a buscar novas alianças.

Em resumo

A pré-candidatura de Zé Aldemir a deputado estadual cria uma situação de conflito com Júnior Araújo e reorganiza o jogo político em Cajazeiras. A disputa por espaço na Assembleia Legislativa da Paraíba promete ser intensa, com os dois políticos lutando pelo apoio da mesma base eleitoral. O desfecho dessa disputa dependerá de como cada um dos grupos políticos reagirá nos próximos meses.


Redação

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Cícero ganha disputa com Efraim, terá apoio de Cunha Lima e Pedro na vice

O prefeito Cícero Lucena (MDB) já ganhou a disputa com o senador Efraim Morais (União) em torno do apoio do grupo Cunha Lima.

As conversas políticas avançaram nos últimos dias e o ex-senador Cássio Cunha Lima teria conseguido dobrar as resistências do ex-deputado Pedro Cunha Lima, que deverá ser o candidato a vice-governador na chapa de Cícero.

Do ponto de vista da posição política, Pedro teria sido convencido que é melhor para sua imagem a aliança de centro-esquerda com Cícero e Veneziano do que a aliança de direita mais próxima ao bolsonarismo do senador Efraim Morais.

Um acordo com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para composição de uma chapa de candidatos a deputado Federal com Mersinho Lucena e Wellington Roberto também pesou. Pedro não teria como contrariar o maior interesse de Kassab, que é aumentar a bancada federal. De sobra, o PSD ainda terá o candidato a governador.

Outro fator com forte influência na decisão teria sido a mudança da conjuntura política nacional, gerando perspectiva plausível de reeleição do presidente Lula. No jogo de estratégias políticas, o senador Veneziano Vital do Rego passaria a ser mais importante do que o senador Efraim Filho.

Nas avaliações locais, o sentimento é que a aliança com Cícero Lucena dá volume à oposição, produzindo um fato imediato para além da consolidação da chapa, que é, em tese, criar, para a propaganda, uma perspectiva de vitória desde o início da campanha.

Para o prefeito Cícero Lucena, a aliança com o grupo Cunha Lima é essencial para o projeto de candidatura porque produz a sensação de força majoritária nos dois maiores colégios eleitorais do Estado (João Pessoa e Campina Grande), produzindo impacto significativa nos grupos de oposição em todo o Estado.

Não consta nas avaliações do prefeito Cícero Lucena e dos Cunha Lima o temor de que a aliança de agora seja tomada como a reestruturação de velha oligarquia em busca da retomada do poder. Os dois grupos foram aliados em 1990 (chapa Ronaldo e Cicero) e em 2002 (chapa Cássio e Lauremília). Não tenham dúvidas, porém, que esse acabará sendo um dos temas principais da campanha.

De qualquer forma, o registro aqui é de que o acordo entre Cícero e o grupo Cunha Lima já está fechado. Falta apenas ser oficialmente anunciado.


Por Josival Pereira

OKTOBER FOODBOX promete um sábado de chopp, música e gastronomia em João Pessoa

O FoodBox Bancários realiza neste sábado (25) a primeira edição do Oktober FoodBox, evento inspirado nas tradicionais festas alemãs que celebram o chopp e os bons momentos. A programação começa ao meio-dia e segue até a meia-noite, reunindo música ao vivo, cervejarias artesanais e a diversidade gastronômica já conhecida do espaço.

A trilha sonora vai misturar o melhor do pop rock, samba, forró e outras boas surpresas que já fazem parte da energia do FoodBox. A partir das 13h, o público confere Rick Vibe com um repertório de pop rock; às 16h é a vez do Parathyba animar o público com muito samba; e às 20h, Pedrinho no Xote encerra a noite com forró e sertanejo. O evento contará ainda com a participação de cinco cervejarias convidadas - Philipeia, Ekäut, Birrificio, Erstesonne e Babylon, que levarão diferentes estilos de chopp artesanal para o público experimentar.

Os ingressos são limitados, custam R$60,00 e dão direito à entrada no evento, um copo oficial personalizado e dois vouchers de chopp. As vendas acontecem no próprio FoodBox Bancários e pelo site Outgo.

Com a proposta de unir gastronomia, música e boa companhia, o Oktober FoodBox acontece em um ambiente ao ar livre, com estrutura completa, espaço kids e boxes com opções gastronômicas para todos os gostos.

Localizado na Rua Maria José Mendes da Nóbrega, 270, ao lado do UNIPÊ e próximo à UFPB, o FoodBox Bancários se consolida como um dos principais pontos de encontro da Zona Sul de João Pessoa, oferecendo experiências que combinam sabor e entretenimento em um só lugar.

SERVIÇO - Oktober FoodBox

Data: 25/10/25 (sábado)

Horário: Das 12h às 00h

Local: FoodBox Bancários - Rua Maria José Mendes da Nóbrega, 270

Ingressos: R$ 60,00 (entrada + copo oficial + 2 vouchers de chopp)

Vendas: No FoodBox Bancários e em outgo.com.br/oktoberfest-foodbox

Mais informações: @foodboxbancarios e/ou @oktoberfoodbox


Assessoria