terça-feira, 25 de junho de 2024

Mídia nacional cita a Paraíba como um dos estados onde se cobra as maiores taxas de ICMS; veja como isso impacta sua vida

A reportagem do portal ‘Edital Concursos Brasil’, referência nacional na analises de questões que impactam diretamente na vida dos brasileiros, trouxe que o estado da Paraíba, está entre os campeões na cobrança das maiores taxas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)no Brasil. Esse é um dos tributos mais importantes do Brasil. Afinal, ele incide sobre a movimentação de mercadorias, serviços de transporte interestadual e intermunicipal, e comunicação. Além disso, algumas prestações de serviços também são taxadas.

A cobrança do ICMS varia bastante entre os estados brasileiros. Ou seja, alguns estados têm alíquotas mais altas, impactando diretamente o bolso da população. Conforme o Comsefaz (https://comsefaz.org.br/novo/), alguns estados brasileiros cobram as maiores alíquotas de ICMS. Entre eles, o Maranhão lidera com uma taxa de 22%. Em seguida, temos o Piauí com 21%. Estão empatados com 20% estados como Roraima, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Tocantins e Rio de Janeiro. A Bahia e Pernambuco aplicam uma alíquota de 20,5%, enquanto Rondônia fecha a lista com 19,5%. VEJA DETALHES: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2024/06/mais-imposto-os-estados-brasileiros-que-cobram-maior-icms-veja-a-lista-completa/

Estados com menor ICMS - Por outro lado, alguns estados optam por cobrar alíquotas menores de ICMS, aliviando um pouco o bolso dos consumidores. Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo cobram 17%. Amapá, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte aplicam uma taxa de 18%. Sergipe, Alagoas, Paraná, Goiás e Pará têm alíquotas variando entre 19% e 19,5%.

Recentemente o site financeiro nacional Simtax, trouxe também uma matéria onde aborda o impacto do aumento da alíquota do ICMS da Paraíba para 20% é aprovado na Assembleia, onde o governador João Azevêdo (PSB) promulgou uma nova lei que prevê o aumento da alíquota modal do Imposto sobre o ICMS. A alteração já está em vigor desde o dia 1° de janeiro de 2024.

Analisando o Impacto - Para muitos, alterações como essa podem parecer pequenas à primeira vista, mas é essencial analisar o verdadeiro impacto dessas mudanças tributárias. Vamos a um exemplo, pratico. Considere uma loja de varejo com um custo de R$ 100,00 e uma meta de margem de lucro de 30% sobre a venda. Nesse cenário, a loja precisa calcular o ICMS sobre a venda para garantir sua lucratividade. Confira a análise completa:  https://simtax.com.br/aumento-da-aliquota-de-icms-na-paraiba-em-2024/#:~:text=Aumento%20da%20al%C3%ADquota%20do%20ICMS,%C2%B0%20de%20Janeiro%20de%202024. 


Redação