quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vice-prefeito de Cajazeiras diz ser favorável a reforma política, mas é contra realização de plebiscito

junior araujoSecretário Institucional de Comunicação do Município volta a produzir matérias, ao retornar de jogo do Brasil em Salvador e informa, que o vice-prefeito de Cajazeiras, Junior Araújo disse na tarde da última terça-feira (25), que é favorável a reforma política, mas discorda da proposta da presidente Dilma Rousseff (PT) de realizar plebiscito. Para ele, a proposta é ineficiente e não agrada a muitos.
Advogado, Junior reafirmou que defende tudo que venha melhorar o atual sistema político brasileiro, contudo que as medidas possam ser fundamentadas e com responsabilidade. “Depois dessa proposta notamos que as opiniões são diferentes até de aliados da presidência,” disse.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa afirmou que distorções no modelo político brasileiro reforçam a necessidade de uma reforma institucional urgente. Para ele, as mudanças no processo político devem envolver, por exemplo, a substituição do voto obrigatório pelo voto facultativo e alterar o sistema de voto proporcional pelo sistema de voto distrital.
Para Barbosa essas mudanças fariam com que os parlamentares tivessem mais representatividade. “[O modelo atual] não contribui para que tenhamos representação clara e legítima. Passados dois anos ninguém mais sabe em quem votou”, criticou. “Teríamos que dividir o País em 513 distritos, onde cada cidadão votaria em quem conhece”, completou.
Secretaria de Comunicação