terça-feira, 22 de julho de 2025

Cabedelo promove 2ª Conferência de Políticas para Mulheres com foco em Democracia e Igualdade

Evento discutiu a condição da mulher local, impulsionando o desenvolvimento e a ampliação de políticas públicas

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana (SEPMDH) e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), realizou, nesta terça-feira (22), no IFPB - Campus Camboinha, a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.

Com o tema  “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas", o evento teve como objetivo fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas para as mulheres em diversas esferas. Ele integra a convocação nacional pela participação da sociedade na construção de estratégias que garantam a proteção social e integrem propostas para o fortalecimento e ampliação das Políticas Públicas para as Mulheres.

A vice-prefeita do município, Camila Holanda, participou da abertura e fez uma saudação às mulheres presentes, citando serviços de Cabedelo em que mulheres se destacam, ressaltando a necessidade do seu empoderamento e protagonismo em todas as áreas.

"Expressamos muita gratidão em participar deste momento tão importante de construção, e a gestão agradece o belíssimo trabalho desenvolvido na Secretaria da Mulher e também nas outras, nas quais são realizadas tantas ações e projetos buscando o protagonismo da mulher. Nós desempenhamos bem o nosso papel, mas não podemos esquecer que ainda vivemos uma triste realidade, na qual muitas mulheres são violentadas. Então, o fortalecimento das políticas públicas pode abrir portas, fornecer uma rede segura e  transformar a vida de muitas cabedelenses", destacou Camila.

Entre os principais objetivos da conferência estão ponto como o fortalecimento da participação feminina, o diagnóstico da realidade das mulheres, a construção de propostas e ações prioritárias, o fortalecimento das redes e articulações, a promoção da integração das políticas públicas e o debate permanente sobre o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres

"Estamos neste importante processo de dar voz às mulheres para que, juntas, possamos buscar mais igualdade e combater toda e qualquer violência. Daqui sairão diretrizes que vão nortear e pautar as nossas futuras conquistas. Precisamos fortalecer as políticas públicas e consolidar os nossos direitos", destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana de Cabedelo, Cynthia Cordeiro.

Programação – A programação da conferência teve início com uma participação artística de dança envolvendo a secretária da Pessoa com Deficiência, Gaby da Inclusão, e o cadeirante Jean Vitor, que deram um toque de sensibilidade ao evento. Em seguida, Lara Pontes - advogada criminalista, presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstic contra a Mulher da OAB Paraíba - ministrou a palestra tema da conferência. A palestrante ressaltou que a democracia só é completa com a participação ativa das mulheres e também defendeu a igualdade de direitos como base para novas conquistas sociais, políticas e econômicas, além de reforçar a importância da união e do protagonismo feminino na construção de um futuro mais justo para todas.

A conferência seguiu tomando como diretrizes os seguintes eixos: A Política Municipal para as Mulheres: avanços, desafios e papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres; Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres; Avanço e desafios dos instrumentos de avaliação das políticas de: na promoção a participação democrática; e Políticas públicas interseccionais, e transversais para as mulheres: avanços e desafios.

Análises e proposituras - A conferência faz parte de um processo que, muitas vezes, culmina em etapas estaduais e nacionais, onde as propostas levantadas em nível municipal são levadas para discussões mais amplas.

A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Paraíba (5ª CEPM/PB) está marcada para os dias 01 e 02 de agosto de 2025, em João Pessoa, enquanto a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), está marcada para acontecer entre 16 e 19 de setembro de 2025, em Brasília.


Assessoria