A cidade de Cajazeiras amanheceu
neste último fim de semana com um cenário preocupante: lixeiras lotadas,
esquinas repletas de resíduos e moradores insatisfeitos com a precariedade na
limpeza urbana. Pontos críticos, como a área atrás da agência da Caixa
Econômica, no centro da cidade, e a esquina da Rua Ernesto Rolim com a Rua Tenente
Otacílio Fernandes, atrás de um posto de combustíveis, acumularam grande
quantidade de lixo, gerando desconforto e riscos à saúde pública. A Rua
Felismina Diniz, na lateral da Delegacia de Polícia Civil, também foi apontada
como um local com acúmulo constante de resíduos. “O cheiro de peixe e outros frutos do mar é insuportável”, relatou
um morador da região.
O transtorno surgiu após o
encerramento do contrato com a empresa Limpcar, responsável pela coleta de lixo
na cidade. Em nota oficial, a Prefeitura de Cajazeiras esclareceu que o
contrato foi finalizado de forma regular, com o município cumprindo todas as obrigações
contratuais. No entanto, uma ação judicial movida pelo Sindicato dos
Trabalhadores nas Empresas de Limpeza Urbana do Estado da Paraíba resultou no
bloqueio dos valores que a prefeitura ainda devia à Limpcar, devido ao não
pagamento de verbas rescisórias dos funcionários. O impasse jurídico teria
contribuído para a interrupção e precarização do serviço nos últimos dias.
Para resolver a situação,
a Prefeitura de Cajazeiras informou que realizou um processo licitatório e
contratou por R$ 650.350,41 mensais [por um ano], a empresa TFA Engenharia
Ltda., com sede física à Rua Santa Rita, nº 245 - na cidade de Icó/CE, que
assumirá a coleta de lixo a partir desta terça-feira (11). A administração municipal
garantiu que está tomando todas as medidas necessárias para viabilizar a
transição e minimizar os transtornos à população. O objetivo é restabelecer o
padrão de limpeza da cidade o mais rápido possível.
Com informações do Blog
Coisas de Cajazeiras