sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Começa hoje o maior Carnaval da Paraíba; Alok é a grande atração da noite, que terá ainda Felipe Amorim

Começa nesta sexta-feira (28) o maior Carnaval da Paraíba. Com tudo pronto no Corredor da Folia e no Circuito Tradicional, Cajazeiras promete realizar a maior festa de Momo de sua história. Na noite de abertura, as atrações principais são o DJ Alok, Felipe Amorim, Gilson Mania e Luiza Nobre, mas haverá também desfile de blocos como Imprensados e Afoxé Orin Igbadu.

Este ano, Cajazeiras realiza o maior carnaval da Paraíba na época do carnaval com atrações em nível nacional e até internacional movimentando a economia e com grande geração de empregos temporários. O formato diferenciado do evento foi uma promessa da prefeita Corrinha, após sentar e dialogar com todos os setores da sociedade e, principalmente, a juventude. As grandes atrações da programação anunciada de forma antecipada pela gestora, transformam Cajazeiras no principal destino deste carnaval.

O comércio e a rede de hotelaria comemoram, também, a grandiosidade do evento. Desde o anúncio, que as vendas vêm aumentando a cada dia e, consequentemente, os serviços tendo um maior volume de procura, o que movimenta a geração de emprego e renda temporário para a população.

Corredor da Folia - Uma das atrações mais aguardada do Carnaval de Cajazeiras é o DJ Alok, que se apresenta na noite de hoje no Corredor da Folia, na avenida Francisco Arcanjo de Albuquerque. Nascido em Goiânia (GO), Alok ficou mundialmente conhecido com por seu sucesso "Hear Me Now". É atualmente o 4º melhor DJ do mundo segundo a revista britânica DJ Mag.

Felipe Amorim é cantor e compositor. Com carreira solo iniciada em 2020, o músico ficou conhecido pela mistura de vários gêneros, como forró, piseiro, funk, sertanejo e trap. Começou a ganhar popularidade em 2021 com os singles "Sem Sentimento", "No Ouvidinho", "Love Gostosinho" e "Toca o Trompete" ficaram entre as músicas mais executadas no Brasil entre 2022 e 2023.

Gilson Mania é cantor e locutor, com muito sucesso regional. Luiza Nobre é cantora e compositora. Os dois artistas já se tornaram referências na música regional.

Circuito tradicional - A noite de hoje reserva ainda desfile de dois blocos: Imprensados e Afoxé Orin Igbadu. O Imprensados reúne profissionais de imprensa de Cajazeiras e é um dos mais tradicionais do Carnaval do município. Os dois blocos se concentram na rua Cel. Juvêncio Carneiro.


Assessoria

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Inteligência Artificial desenvolvida na Paraíba pretende facilitar educação inclusiva

Iniciativa foi criada para tornar o ensino mais acessível para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outras neurodivergências

A educação inclusiva na Paraíba ganha um novo aliado com a plataforma Edutec Inclusiva, tecnologia inovadora desenvolvida pelas empresas paraibanas Zênite Tech e Logon Informática. Criada para tornar o ensino mais acessível para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outras neurodivergências, a ferramenta promete transformar a forma como escolas, professores e famílias acompanham o aprendizado.

A Edutec Inclusiva utiliza inteligência artificial para personalizar o ensino, permitindo um acompanhamento mais preciso do desenvolvimento dos alunos e fortalecendo a comunicação entre escola, família e terapeutas. Além disso, a plataforma foi projetada para otimizar a gestão escolar, reduzindo a evasão e contribuindo para um controle mais eficiente da frequência, fator essencial para a arrecadação do Fundeb.

Segundo Ricardo Leão, diretor de inovação da Zênite Tech, a iniciativa representa um avanço significativo para a inclusão educacional. “Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta que melhore a experiência de aprendizado das crianças com neurodivergências e facilite o trabalho dos educadores, tornando o ensino mais eficiente e humanizado”.

Na prática, a plataforma permitirá que professores registrem atividades, avaliações e observações personalizadas, enquanto pais e terapeutas poderão acompanhar o progresso dos alunos em tempo real. “Além disso, a tecnologia ajudará na gestão pedagógica, com relatórios detalhados que contribuem para um ensino mais estruturado e inclusivo”, explica Ricardo.

A proposta já vem despertando interesse entre gestores educacionais, abrindo caminho para um modelo de ensino mais inovador e adaptado às necessidades de cada estudante. Com uma interface intuitiva e acessível, a Edutec Inclusiva surge como uma solução promissora para tornar a educação mais inclusiva e eficiente na Paraíba e em todo o país.

Assessoria 

Ex-dirigente do Instituto de Previdência de Cajazeiras se livra do débito de R$ 315 mil e tem contas aprovadas

O Instituto de Previdência e Assistência de Cajazeiras teve as contas de 2013 aprovadas, nesta quinta-feira (27), em grau de recurso, pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, após exame da documentação que livraram o então gestor Francisco Gomes de Araújo do débito superior a R$ 315 mil que lhe fora imputado quando do primeiro exame da matéria. A decisão, por unanimidade, deu-se conforme voto do relator Renato Sérgio Santiago Melo.

Também tiveram suas contas anuais aprovadas as Câmaras Municipais de São Domingos e Sertãozinho, ambas atinentes ao exercício de 2023. Houve aprovação, ainda, às contas oriundas da Secretaria de Finanças de Campina Grande (2023) e dos Institutos de Previdência de Cacimbas (2022), Belém do Brejo do Cruz (2022) e Marizópolis (2023).

O órgão fracionário do TCE entendeu pela irregularidade de termos aditivos à contratação pelo DER da empresa ESSE Engenharia, Sinalização e Serviços Especiais Ltda. Cabe recurso. A Universidade Estadual da Paraíba obteve prazo de 30 dias para encaminhamento de informações relacionadas ao concurso público objeto do Processo de Inspeção de Gestão de Pessoal nº 08233/23, com relatoria do conselheiro Nominando Diniz.

A denúncia que suscitava a ilegalidade da Resolução e da Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2023  (a primeira instituiu 1/3 de férias e, a segunda, o décimo terceiro salário aos vereadores de Areia) foi considerada “improcedente”, conforme voto do conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, relator do processo.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba tem como integrantes os conselheiros Antonio Gomes Vieira Filho (presidente), Nominando Diniz, Fernando Catão e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.


Ascom/TCE-PB

Hospital São Vicente oferece tratamento para os casos de leucemia e reforça compromisso no Fevereiro Laranja de conscientização à doença

A frase, “o sertanejo é antes de tudo um forte”, de autoria do escritor Euclides da Cunha em sua obra “Os Sertões” se aplica bem a realidade de duas irmãs de Cajazeiras-PB, no alto sertão paraibano, Kássia e Késsia, que juntas vivem a realidade da internação hospitalar, após a descoberta de uma leucemia que se manifestou de forma repentina em menos de uma semana na vida da técnica de enfermagem Késsia, e agora, está sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), 2ª referência em oncologia pelo SUS na capital.

O transcurso da vida nem sempre segue da forma esperada, e as surpresas acontecem muitas vezes para mostrar que haverá sempre uma jornada para ser superada, e está sendo assim na rotina da jovem Késsia, quis o destino, ao invés de continuar no cuidado aos doentes que lhes foram confiados, viver o outro lado da assistência na condição de enferma.

Ela relatou que tinha uma vida normal como mãe de família e trabalhadora da saúde. Não tinha nenhuma doença de base, à exceção de uma hipertensão arterial adquirida ainda na última gestação da terceira filha, mas alguns dias atrás, começou com fortes dores nos joelhos que vinham e iam embora na medida que tomava anti-inflamatórios. “Geralmente voltava à noite, de forma latejante, e esses sintomas aconteceram há quase três semanas, e daí a dor piorou como se estivesse subindo pelas pernas, coxa, virilha esquerda, foi quando decidi procurar ajuda para investigar”, lembrou.

Késsia começou a ser cuidada inicialmente em sua terra natal e passou pelos cuidados de três especialistas: a princípio um ortopedista para investigar as dores nos joelhos que diagnosticou uma artrose, depois um cirurgião vascular a fim de descartar uma possível trombose, mas afastada a suspeita, identificou um grande aumento dos gânglios nas virilhas, e por isso, foi recomendada a procurar um clínico que também se valeu de outros exames, pois desconfiava que as plaquetas estivessem baixas, e tinha a probabilidade de ser uma dengue ou chikungunya.

Entre idas e vindas aos médicos, sempre se queixava de fortes dores, ao ponto de sentir a vontade de arrancar os membros inferiores, tamanha era a dor. Sob os cuidados do clínico que decidiu pela internação para continuar com a investigação e se municiar de exames que pudessem respaldar o diagnóstico, os exames confirmaram a alteração das plaquetas, leucócitos e função hepática.

Para investigar melhor, o profissional que acompanhava o caso solicitou novos exames, dessa vez, uma ultrassonografia, tomografia, e uma série de outros exames de sangue, que novamente vieram com resultados nada favoráveis. “Foi quando o diretor clínico do hospital que estava internada, suspeitou de leucemia, mas ficou o impasse para a comprovação, pois só seria possível com a realização de uma punção da medula e lá não fazia”, relatou Késsia.

Segundo ainda a técnica de enfermagem, internada no hospital que trabalhava, ganhou a solidariedade dos colegas que perguntavam, davam opinião e tergiversavam sobre a possibilidade de ser uma doença autoimune, ou até mesmo, dengue hemorrágica, em razão da piora no quadro com apresentação de sangramento pela genitália, além do aparecimento de manchas roxas e pintas vermelhas por todo o corpo e olhos.

Diante do quadro, decidiram pela transferência da paciente e acionaram o sistema de regulação para a efetivação da internação num hospital de referência na capital, a fim de realizar a punção da medula e outros exames de sangue para confirmação da leucemia e o tipo.

Confirmada a leucemia, Késsia, desabafou que na espera do resultado do tipo, fica com um turbilhão de pensamentos e de cara, o medo do desconhecido. Não esconde a ansiedade e se questiona: “o que vou passar e o que ainda vou sentir? Vou me recuperar, me curar? Mas com certeza vem o pensamento da morte, pois a palavra câncer é muito forte”, lamentou entristecida.

Ela lembrou que para os dias nada fáceis, resta ficar rezando e confiando em Deus, e o sentimento que alivia é o de gratidão por estar sendo cuidada pelos outros. “Outros questionamentos chegam como o que se deve dar valor a vida e o que não se deve dar tanto valor assim. Tantas coisas que vai passando e a gente não percebe. Tudo muda. É como se você tivesse vivendo uma nova vida, mas os meus planos é de me recuperar e voltar a trabalhar para cuidar da vida do outro”, disse esperançosa.

Ela destacou que tanto a evolução da doença, como o cuidado foi muito rápido e que não faltou assistência, mas lamenta a dor que a família está passando, porém acredita na superação por ser de muita oração e fé. “A lição que fica é que a vida é passageira e nesse Fevereiro Laranja procurem se cuidar. Se sentirem uma dor na unha, vão atrás, e valorizem pequenos sinais. Façam check-up anual. Às vezes, sentia pequenos sintomas como dores nos ossos, principalmente no frio, ou até mesmo pinicões no corpo”, lembrou.

Késsia Pereira destacou que o atendimento no Hospital São Vicente está ótimo e vê que o hospital segue as linhas do cuidado. “A psicóloga veio me visitar e vi que outras pessoas tem se importado comigo, procuraram saber de mim. Já recebi doação de sangue, pois preciso muito, e todos esses gestos fortalecem muito a gente. Minha mãe tem orado por mim e meu esposo, que está cuidando das nossas filhas, todo dia envia mensagem”, disse.

Companhia fiel, a professora de ensino superior e irmã caçula, Kássia Pereira, deixou a família e emprego no sertão para cuidar da mana, pois sempre na família quando um precisa, o outro chega junto. “As coisas nos pegam de surpresa, mas é preciso reagir na hora, e ela sabe que não está sozinha e pode contar conosco”, desabafou.

E quanta lição Kássia tem ensinado, não só aos seus alunos de uma faculdade privada em Cajazeiras, que ficaram na espera da mestra, mas naqueles que convivem ao ouvirem as confortáveis e sinceras palavras de fé e de esperança. “Por mais que tentemos buscar força nas coisas lógicas, é difícil, elas se vão, mas de fato é importante buscar apoio de Deus. Como tivemos uma educação muito religiosa, e na perspectiva, de estarmos no ano da esperança, me agarro ao pensamento que a esperança não decepciona, então isso acalma, deixa a gente mais tranquila”, desabafou.

Ela lembrou que vive um dia de cada vez, e por isso tem o dia de hoje, o agora.  “Pensar quantos dias vou ficar aqui, não me ajuda. É muito difícil ter que dar força a ela, nesse momento, por ser um momento inicial da descoberta, do choque, do impacto da hora. Num diálogo com ela disse que viver vale a pena, então é pensar em viver e não que vai morrer daqui a um ano ou não sei até quanto tempo, mas pensar que a gente tem o agora para viver, e viver da melhor forma possível, da melhor forma que se conseguir, aproveitar até mesmo aquelas coisas banais, do dia-a-dia, que a gente deixa passar, como estar na companhia dos filhos, das pessoas que a gente gosta, de coisas que a gente gosta de fazer, de fato, viver e encontrar o sentido e a força pra viver e lutar pela vida”, destacou.

Ela lembrou que nesse Fevereiro Laranja, faz um alerta as pessoas para a necessidade de ficarem atentas aos sinais e ainda considerarem o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para resolverem os sintomas que aparecem. “Em razão das ocupações da vida e do envolvimento com tanta coisa, a gente acaba esquecendo do principal que somos nós, da nossa vida. Não somente ter atenção, é fundamental, valorizar a nossa vida, buscar o nosso bem-estar e aquilo que realmente importa que é se cuidar”, advertiu.

CONSCIENTIZAÇÃO – Para a hematologista do HSVP, Carolina Rolo, o Fevereiro Laranja é um mês super-importante para a hematologia, pois conscientiza sobre as leucemias, educa a população e desmistifica sobre alguns subtipos da doença que normalmente assustam.

A médica destacou a necessidade da conscientização sobre os sintomas da leucemia aguda, o sinal quando procurar um serviço médico e também a importância como os profissionais da medicina podem conseguir ajudar um paciente com leucemia aguda. “E esse mês serve para nos alertar sobre a doação de sangue e de medula óssea”, lembrou.

Carolina Rolo explicou que a leucemia é um tipo de câncer das células do sangue, com a circulação de leucócitos tanto circulando, como pode estar infiltrando a medula óssea e que se divide em leucemias agudas e crônicas.

“As agudas são as mais famosas e mais graves, a instalação é muito rápida e ocorre uma parada na diferenciação de nossas células. A gente não vai mais conseguir formar células da medula maduras, e aos poucos, essas células que se chamam blastos vão infiltrar a medula óssea e essa infiltração é que vai gerar as principais complicações que vai ser anemia, plaqueta baixa e a diminuição da nossa defesa que são os neutrófilos, e isso tudo vai acarretar vários sintomas como fraqueza, facilidade para sangramento, como os sangramentos gengivais ou nasais espontâneos”, explicou a hematologista do HSVP.

Ela ainda lembrou que esses sintomas podem aparecer do nada, como também podem ser sangramentos graves, inclusive do sistema nervoso central, evoluindo com manifestações neurológicas. Além disso, o paciente pode ter perda de peso, febre, e suores noturnos, relacionados com a doença.

“Quando é de instalação rápida e tem o aparecimento dos blastos, a gente chama de leucemia aguda que pode se dividir em dois subtipos que é a Leucemia Mielóide Aguda (LMA) e a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), a última citada, mais comum na infância e ambas carecem de tratamentos agressivos que precisam exterminar essas células, mas com potencial curativo. Principalmente na infância, as chances de curar uma leucemia são muito altas”, disse a hematologista.

Ela também explicou que as leucemias crônicas, o mecanismo da doença é diferente, pois vai ter células maduras circulando, é muito comum ter os leucócitos muito altos, e ser um achado num exame. “Então é bem diferente da aguda que a gente descobre já com muitos sintomas”, informou.

“As crônicas, a gente descobre num achado de exame laboratorial quando o paciente faz um hemograma e percebemos um aumento de leucócitos ou linfócitos altos, neutrófilos subiram e iniciou essa investigação, mas ela pode gerar sintomas, principalmente, quando os leucócitos estão muito altos. Quando a linfocítica aguda está infiltrando a fábrica do sangue, pode causar anemia, plaqueta baixa e gerar sintomas parecidos com a da leucemia aguda, sendo que esses sintomas vão aparecer de forma arrastada e nos dá mais paciência para a investigação,” acrescentou Carolina.

Ela informou que as leucemias agudas normalmente quando diagnosticadas, se procura tratar para curar, não quer que a doença volte. A cura depende de vários fatores como a idade, o subtipo, a avaliação molecular e a performance do paciente. A cura nesses casos chega em torno de 50% dos pacientes.

Quanto às crônicas, ela lembrou que na maioria das vezes e normalmente, não se fala em cura, mas em controle, pois por exemplo, 1/3 dos pacientes com leucemias linfocíticas vão viver assintomáticos e que nunca vai precisar tratar. Já as mielóides crônicas, a identificação em 2000 foi uma revolução na onco-hematologia onde se descobriu um tratamento que antes para se conseguir controlar a doença de forma eficaz, quase todos os pacientes precisavam de transplantes alogênicos.

Ela lembrou que hoje esse tipo de transplante é exceção, pois existe uma terapia alvo administrada via oral que consegue controlar a doença e o paciente viver uma vida normal. “Alguns respondem muito bem, e depois de anos, conseguimos suspender a medicação e eles continuarem com a doença controlada, chamada de cura funcional,” explicou.

Na grande maioria das vezes, as suspeitas de leucemias agudas e crônicas são encaminhadas aos hospitais de referência como o Hospital São Vicente, que para a confirmação vai realizar uma série de exames como a coleta da medula óssea, imunofenotipagem e biologia molecular.

Após a confirmação do tipo, seja LMA ou LLA, o tratamento na grande maioria das vezes se inicia com a internação para a administração de um protocolo com vários tipos de quimioterapia, que após a remissão, o doente é encaminhado para a 2ª fase, dependendo do tipo, encaminhado para o transplante de medula alogênico em Natal ou Recife. “Quanto mais doadores cadastrados, mais aumenta a chance de conseguir um compatível”, informou Carolina.

Ela lembrou que o tratamento das leucemias crônicas é ambulatorial com a administração de drogas orais. “Chamamos a atenção da doação de sangue (principalmente plaquetas) e de medula óssea para salvarmos vida”, apelou a hematologista.

ESTRUTURA – O Hospital São Vicente conta com 10 leitos para internação da hematologia e quatro especialistas que atuam nas enfermarias e ambulatórios. A unidade hospitalar realiza por mês uma média de sete internações de pacientes com leucemia e cerca de 56 quimioterapias para o tratamento, dependendo do tipo da doença.


Assessoria

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Agora é oficial: Marcelo Queiroga assume presidência do PL na Paraíba

Ex-ministro da Saúde chega ao comando do partido de Bolsonaro no Estado após a destituição do deputado federal Wellington Roberto

O ex-ministro da Saúde no governo Bolsonaro e ex-candidato a prefeito de João PessoaMarcelo Queiroga, foi anunciado como o novo presidente do Partido Liberal (PL) na Paraíba. A decisão foi oficializada na tarde desta terça-feira (25) pela Executiva Nacional da legenda, liderada por Valdemar Costa Neto.

A mudança marca uma reestruturação significativa no comando do partido no Estado, que vinha sendo presidido pelo deputado federal Wellington Roberto, destituído do cargo no início deste mês.

A nova composição do diretório estadual do PL na Paraíba reflete uma tentativa de reorganização interna e fortalecimento da legenda no Estado, especialmente em um momento de articulações políticas visando as eleições 2026.

Mudança no comando e contexto político

A destituição de Wellington Roberto da presidência do PL paraibano gerou repercussões nos bastidores políticos. Roberto, que é um dos principais articuladores do partido no Estado, vinha enfrentando pressões internas e externas, especialmente após divergências com lideranças do partido mais identificadas com o bolsonarismo, como os deputados Cabo Gilberto (federal) e Walber Virgolino (estadual).

A troca de comando tem sido vista como uma estratégia para alinhar o diretório estadual às diretrizes nacionais e fortalecer a legenda em um estado onde o PL busca ampliar sua base de apoio.

Marcelo Queiroga, que ganhou notoriedade nacional durante sua gestão como ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro, assume o comando do partido com a missão de liderar o PL em um cenário político desafiador.

Além de consolidar a presença do partido na Paraíba, Queiroga terá o papel de articular candidaturas competitivas e estabelecer um palanque bolsonarista para a disputa presidencial do ano que vem.

Confira abaixo como ficou a nova direção do PL paraibano

  • Marcelo Queiroga – Presidente
  • Cabo Gilberto Silva – Primeiro vice-presidente
  • Wallber Virgolino – Segundo vice-presidente
  • Nayana Gomes – Tesoureira
  • Marco Antônio – Secretário-geral
  • João Gomes – Secretário
  • Alexandre Inocêncio – Vogal
  • Antônio Cristóvão – Vogal
  • Luan de Almeida – Vogal
Fonte: Paraíba Já

TCE aprova contas de secretaria e imputa débito de R$ 11 milhões à OS ex-gestora do Hospital Metropolitano

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido nesta quarta-feira (26), em sessão ordinária híbrida, imputou um débito de R$ 11 milhões à Organização Social Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional – IPCEP, unidade gestora que administrou o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires no exercício de 2018, em decorrência de contrato firmado com a Secretaria de Saúde do Estado, tendo como responsáveis a ex-secretária Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras e o presidente do Instituto, Luiz Felipe Silva de Abreu.

O Processo nº 01364/19 tem como relator o conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho e trata de inspeção especial com o objetivo de avaliar a execução das despesas e dos contratos realizados pela OS, durante a gestão do Hospital Metropolitano, ocorrida no exercício de 2018. Foram várias as irregularidades apontadas, conforme enumerou o relator, entre as quais, transferências bancárias não justificadas, superfaturamento, pagamentos ao próprio Instituto, reembolsos injustificados e pagamentos ilegítimos a empresas, além de outras despesas sem comprovação.

Na decisão, por maioria, os membros da Corte responsabilizaram o ex-presidente do IPCEP, Luiz Felipe Silva de Abreu, pelos prejuízos causados aos cofres públicos, com a responsabilização para ressarcir ao Estado no prazo de 60 dias, o montante de R$ 11.196.909,58, referente às inúmeras irregularidades apontadas pela Auditoria, além de multa e representação ao Ministério Público para avaliar supostos atos de improbidade administrativa e a possibilidade de ilícitos penais. 

O conselheiro Fernando Catão, em seu voto, divergiu da decisão, apenas em relação à imputação do débito. Ele entende que a responsabilização, quanto aos valores a serem ressarcidos, deve ser solidária com a ex-secretária Cláudia Mascena Veras, a quem coube apenas a aplicação de multa, posição também seguida pelo conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias. O presidente Fábio Nogueira, apesar de não votar, manifestou seu entendimento, também, pela responsabilidade solidária dos responsáveis.

Regulares – As contas da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, sob a responsabilidade do Sr João Alves de Albuquerque, relativas a 2023, foram julgadas regulares. O Pleno ainda deu provimento parcial ao recurso interposto pelo então prefeito de Nova Olinda, Diogo Richelli Rosas, referente às contas de 2021, apenas para reduzir o débito imputado, quando da apreciação da PCA (proc. nº 04135/22). Da mesma forma, em relação ao recurso impetrado pela ex-prefeita de Diamante, Carmelita de Lucena Mangueira (proc. nº 03009/19).

Composição - O TCE-PB realizou sua 2.483ª sessão ordinária remota e presencial, sob a presidência do conselheiro Fábio Nogueira. Na composição do quórum estiveram presentes os conselheiros Fernando Rodrigues Catão, Nominando Diniz Filho, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias (online) e Renato Sérgio Santiago Melo. Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador geral Marcílio Toscano da Franca.


Ascom/TCE-PB

Tatico será o grande homenageado da Praça do Frevo no Carnaval de Cajazeiras em 2025

O comunicador e artista Francisco Alves (Tatico) será o grande homenageado este ano na Praça do Frevo, durante o maior Carnaval da Paraíba, realizado em Cajazeiras.

Tatico, como é mais conhecido, é um dos nomes mais atuantes da imprensa paraibana. Atualmente, ele atua na Difusora Rádio Cajazeiras, com dois programas diários.

Mas já atuou antes em outras emissoras, inclusive de outros estados do Nordeste.

Além de comunicador, é cantor e compositor, tendo uma legião de fãs na região. É um dos maiores entusiastas da Praça do Frevo, que funciona durante o carnaval cajazeirense.

A homenagem é considerada justa por tudo que Tatico faz em defesa de Cajazeiras, principalmente em épocas como o Carnaval e o São João.


Assessoria 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Estado paga servidores com adicional do retroativo de janeiro do reajuste linear de 5%, nesta quinta e sexta-feira

pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de fevereiro começa nesta quinta-feira (27), quando recebem aposentados e pensionistas; e segue na sexta-feira (28), com o pagamento dos servidores da ativa. Serão injetados R$ 783.629.246,49 na economia paraibana, valor esse que inclui os reajustes anunciados pelo governo em janeiro.

A Secretaria de Estado da Administração ressalta que o reajuste salarial linear de 5% será pago nesta folha de fevereiro com o adicional retroativo de 1º de janeiro, ou seja, os servidores receberão seus salários atualizados em fevereiro, com o adicional da diferença relativa ao mês de janeiro, quando o reajuste entrou em vigor.

Calendário

27/02 - pagamento do salário de fevereiro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

28/02 - pagamento do salário de fevereiro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta


Secom

Dois homens são condenados por crimes de feminicídio na Comarca de Sousa

O julgamento de dois casos, envolvendo crimes de feminicídio, marcaram a 1ª Reunião Ordinária do Tribunal de Júri Popular da Comarca de Sousa, de 2025. As sessões aconteceram, respectivamente, nos dias 04 e 14 de fevereiro. Dos 15 processos pautados para este mês, 11 já foram julgados até o momento. O que corresponde a mais de 70% dos processos que serão julgados até a quinta-feira, dia 27 de fevereiro.

No primeiro caso (n. 0802084-61.2024.815.0371), um homem foi condenado a 30 anos de reclusão por matar a tiros a companheira. O caso aconteceu na cidade de Marizópolis, em fevereiro do ano passado.

Já no segundo processo (n. 0124273-55.2016.8.15.0371), houve o júri de um homem que tentou matar a tiros a mulher com quem convivia. O Conselho de Sentença condenou o réu a pena de 18 anos e quatro meses de reclusão. O fato aconteceu em abril de 2016, zona rural de São José da Lagoa Tapada/PB. Ambos os réus condenados, já estão cumprindo a pena em regime fechado, na Colônia Penal Agrícola do Sertão, em Sousa.

O juiz titular da 1ª Vara Mista de Sousa, José Normando Fernandes, que preside as sessões do júri, pontuou a importância do quantitativo de processos pautados para julgamento, enfatizando os casos de feminicídio que causaram grande repercussão na cidade.

“A pauta está sendo cumprida com muita dedicação e zelo, não só com a atuação do magistrado, mas também, por todos os servidores que integram a 1ª Vara Mista de Sousa. Cumprindo com o dever de dar uma resposta justa a sociedade”, salientou o juiz José Normando.

O magistrado esclareceu, ainda, que, além de Sousa, fazem parte da região da Comarca os municípios de Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Uiraúna, Poço Dantas e Joca Claudino.

O chefe do Cartório da 1ª Vara Mista, José de Anchieta da Silva Júnior, ressaltou que os processos foram pautados e estão sendo julgados, “com muito trabalho e empenho de todos os servidores que integram a unidade judiciária”.


Assessoria de Comunicação - TJPB

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

MP investiga ilegalidade na gestão de Zé Aldemir na Prefeitura de Cajazeiras

Promotoria poderá requisitar documentos, ouvir testemunhas e solicitar esclarecimentos da gestão de Corrinha Delfino

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para investigar a possível ilegalidade na criação do cargo comissionado de Assessor de Educação no Trânsito na Superintendência Cajazeirense de Transporte e Trânsito (SCTRANS), após denúncia apontar que o cargo não possui atribuições legais descritas em lei.

A investigação teve início a partir de Notícia de Fato, que indicou que a Lei Municipal 2.996/2022, criada ainda na gestão de Zé Aldemir (PP), responsável por modificar a estrutura da autarquia, não regulamentou as funções do cargo.

O promotor Levi Emanuel Monteiro de Sobral determinou a realização de diligências para aprofundar a apuração dos fatos e adotar as medidas cabíveis, sejam judiciais ou extrajudiciais.

“Após analisar as legislações municipais que fazem previsão dos cargos da Autarquia Municipal de Trânsito, de observou que a Lei Municipal n. 2.996/2022 promoveu alterações na Lei Municipal n. 2.916/2021, modificando a estrutura organizacional da SCTRANS de Cajazeiras, de forma que houve a criação do cargo comissionado de Assessor de Educação no Trânsito, sem, contudo, existir regulamentação legal de suas atribuições na Lei Municipal n. 2.916/2021”, versa trecho do inquérito.

O MPPB poderá requisitar documentos, ouvir testemunhas e solicitar esclarecimentos da gestão de Corrinha Delfino (PP) na Prefeitura de Cajazeiras para esclarecer a situação. Caso fique comprovada a irregularidade, o órgão poderá ingressar com ação civil pública para corrigir a ilegalidade.


Confira documento do MPPB


Paraíba Já

TCE-PB determina bloqueio das contas bancárias de 12 prefeituras e 5 câmaras por atraso no envio de balancetes

As contas bancárias de 12 prefeituras e cinco câmaras municipais foram bloqueadas pelo Tribunal de Contas do Estado, que expediu ofícios à Superintendência Regional do Banco do Brasil, nesta segunda-feira (24), em virtude do atraso no envio dos balancetes mensais referentes ao mês de dezembro de 2024. O Ofício Gapre-TCE nº 087/2025 é assinado pelo presidente da Corte, conselheiro Fábio Nogueira.

Deixaram de encaminhar os respectivos balancetes mensais ao TCE os municípios de Aguiar, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Coxixola, Curral de Cima, Esperança, Ingá, Mãe D’Água, Maria, Mulungu, Paulista e Santa Rita. Entre as casas legislativas municipais, constam as câmaras de vereadores de Bom Sucesso, Cacimba de Areia, Cuité, Mãe D’Água e Soledade.

A medida implica a total impossibilidade de movimentação da conta, por meio de cheque ou qualquer outro documento hábil, sendo permitida, porém, a realização de depósitos ou transferências para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos, e semente poderá ser levantado dito bloqueio com a autorização do Tribunal, conforme especifica o expediente oficial, ao citar o descumprimento da Resolução Normativa 07/2024.

O bloqueio das contas municipais ocorre quando os gestores não cumprem a obrigação de enviar os balancetes mensais ao Tribunal de Contas. Esses documentos são essenciais para a fiscalização e o controle das finanças públicas, permitindo que o Tribunal verifique a regularidade das despesas e receitas dos municípios. A ausência desses balancetes impede a análise adequada das contas, comprometendo a celeridade, a transparência e a prestação de contas à sociedade.


Assessoria de Comunicação-TCE/PB

Circuito Oficial do Carnaval de Cajazeiras vai tomando forma a cada dia, festa tem início na sexta 28

Estão acelerados os trabalhos de montagem da estrutura do Carnaval 2025 de Cajazeiras que esse ano será realizado na Avenida Francisco Arcanjo de Albuquerque, saída para a BR-230 zona sul da cidade.

Desde a semana passada, a empresa responsável pela instalação dos camarotes vem intensificados os serviços para que a montagem esteja pronta em tempo hábil para as vistorias dos órgãos de fiscalização e segurança.

Na última quarta-feira (19) foi iniciada a montagem do palco principal do evento, bem como, as barracas para comercialização de bebidas dentro do Circuito Oficial da Folia.

Por sua vez, a secretaria de infraestrutura, por determinação da prefeita Corrinha Delfino, continua os serviços de melhoramentos na avenida, agora restaurando o canteiro central que está recebendo piso de concreto, evitando, assim, o acúmulo de água no local em caso de chuvas.

Em 2025 Cajazeiras realiza o maior carnaval da Paraíba na época do carnaval com atrações em nível nacional e até internacional movimentando a economia e com grande geração de empregos temporários. O formato diferenciado do evento foi uma promessa da prefeita Corrinha, após sentar e dialogar com todos os setores da sociedade e, principalmente a juventude.

O início do evento está programado para a próxima sexta-feira (28) com o DJ ALOK e Felipe Amorin como atrações principais, que deverão atrair foliões de toda região e estados vizinhos.

As grandes atrações da programação anunciada de forma antecipada pela gestora, transformam Cajazeiras no principal destino deste carnaval.


Secom

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Justiça Eleitoral de SP torna Pablo Marçal inelegível por 8 anos

Juiz da decisão disse que Pablo Marçal fez abuso de poder político, econômico, uso indevido de meios de comunicação e captação ilícita

A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou nesta sexta-feira (21/2), o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) por abuso de poder político e econômico durante a sua campanha pela Prefeitura de São Paulo, em 2024. A decisão tornou o ex-candidato inelegível por oito anos.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral da capital paulista entendeu que Marçal fez abuso de poder político, abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita de recursos.

A decisão foi tomada em primeiro grau, portanto cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A vice de Marçal na chapa, Antônia de Jesus Barbosa Fernandes, foi absolvida.


Por Metrópoles 

Eleito novo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Cajazeiras

Foi realizada na quarta-feira, dia 19, na sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, a eleição do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Cajazeiras.

Na ocasião, foram eleitas Gecianne Vieira, como presidente, representando o governo municipal, Sofia Dionísio, como vice-presidente, representando a sociedade civil, e Tamires Paulino, como secretária, também representante da gestão.

Para a secretária Léa Silva, isso vem reforçar o compromisso da gestão da prefeita Corrinha Delfino com as políticas públicas para as mulheres cajazeirenses.

Ela lembrou que o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres tem por finalidades principais "formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas a promoção dos direitos das Mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade que visem a eliminar a discriminação e violência contra a mulher, assegurando-lhe a plena participação nas atividades políticas, econômicas e sociais".

Secom

PL encabeçado pelo CRA-PB busca incluir Administradores no cargo de Perito Criminal da Polícia Federal

Uma importante conquista para os profissionais de Administração está em andamento no Congresso Nacional. O Projeto de Lei nº 529/2025, apresentado pelo deputado federal Ruy Carneiro, propõe a inclusão dos administradores entre as formações exigidas para o cargo de Perito Criminal da Polícia Federal. A iniciativa nasceu de uma campanha idealizada pelo presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Marcos Kalebbe; com apoio fundamental e estratégico do vice-presidente André Coelho; e levada adiante pelo Sistema CFA/CRAs para corrigir uma injustiça histórica com a categoria.

A proposta busca alterar o Decreto-Lei nº 2.320/1987, que atualmente não contempla a Administração como uma das graduações aptas a concorrer ao cargo de Perito Criminal da PF. Desde o início do movimento, o CRA-PB atuou ativamente para sensibilizar parlamentares e fortalecer o pleito da categoria.

Durante reunião em Brasília, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo Macedo, destacou a importância do projeto e agradeceu ao parlamentar pelo compromisso com os administradores. O encontro contou com a importante presença do vice-presidente do CRA-PB, André Coelho, reforçando o envolvimento direto do Regional paraibano no avanço da pauta. "A inclusão dos administradores no cargo de Perito Criminal da Polícia Federal é um passo fundamental para o reconhecimento das competências da nossa profissão. Essa é uma luta que começou no CRA-PB e que agora ganha força em nível nacional. Seguimos mobilizados para que essa mudança se torne realidade declarou André Coelho. “O deputado está comprometido com as causas da Administração. A dedicação dele a frente desse Projeto tem sido fundamental para o fortalecimento da nossa categoria e para a conquista de importantes avanços”, afirmou o presidente do CFA.

O deputado Ruy Carneiro, que também é administrador, reconheceu a necessidade da mudança. "O Projeto de Lei 529/2025 busca resolver uma injustiça histórica com os administradores. Atualmente, mais de 25 profissões podem disputar esse cargo, mas os administradores ficaram de fora. Essa exclusão não faz sentido, pois a atuação do perito criminal envolve competências que fazem parte da formação de um administrador, como gestão, planejamento, auditoria e análise financeira", explicou.

O presidente do CRA-PB, Marcos Kalebbe, celebrou o avanço da proposta e destacou o impacto positivo da medida. "Os administradores já exercem atividades periciais no âmbito judicial e empresarial. A ampliação desse campo de atuação fortalece a categoria e gera novas oportunidades de trabalho em um setor altamente qualificado. Estamos empenhados em garantir que essa mudança seja aprovada e traga mais reconhecimento para os profissionais da Administração" afirmou.

O Projeto de Lei nº 529/2025 propõe a alteração do artigo 7º do Decreto-Lei nº 2.320/1987, permitindo que administradores possam disputar as vagas de Perito Criminal da Polícia Federal. O cargo exige a realização de exames periciais, análise de documentos e auditorias financeiras, atividades plenamente alinhadas às competências de um administrador.

Na justificativa da matéria, o deputado Ruy Carneiro lembrou que os administradores já atuam como peritos judiciais em áreas como falências, fraudes, gestão financeira, contratos e processos licitatórios, demonstrando aptidão para o exercício da função dentro da Polícia Federal. Tribunais de justiça também já reconhecem a capacidade desses profissionais em atuar como peritos em áreas como contabilidade, desde que possuam os conhecimentos técnicos necessários.

A tramitação do Projeto de Lei nº 529/2025 será acompanhada de perto pelo CFA e pelos Conselhos Regionais, especialmente pelo CRA-PB, que continuará trabalhando para garantir que a Administração seja reconhecida como essencial no cenário pericial federal.

Assessoria 

Criançada abre o pré-carnaval de Cabedelo com muita alegria, música e diversão no Bloquinho Kids

Festa contou com a animação da Orquestra Formosa do Frevo e da equipe Imaginart

Com muito agito e energia, o Bloquinho Kids, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, abriu os festejos pré-carnavalescos da cidade na tarde desta quinta-feira (20). 

Uma festa linda e cheia de cores que teve concentração no fim da rua Coronel José Teles e que seguiu em direção ao Dique de Cabedelo. 

No local, uma grande estrutura montada com um palco onde os artistas, dentre animadores e músicos, deram continuidade à festa. Baby Shark, Homem Aranha, Capitão América, Príncipe e Cinderela, Lilo e Stitch, Teco e Teca, Palhaços e tantos outros personagens se misturaram durante a folia com adultos e crianças.

A criançada ainda desfrutou da distribuição de pipocas, algodão-doce e também das brincadeiras e coreografias conduzidas pela turma de artistas da Imaginart. 

A folia segue na cidade portuária nesta sexta-feira (21) em clima de nostalgia. Para relembrar antigos carnavais e tradições, acontece o Baile de Máscaras da Melhor Idade, na Fortaleza de Santa Catarina, com a animação da Orquestra Formosa de Frevo. O evento tem início às 16h

"A nossa cidade já é pura expectativa pelo carnaval, a programação foi divulgada com antecedência e enquanto as pessoas se preparam pra vir pra Cabedelo, a gente dá o pontapé inicial com importantes eventos inclusivos: na quinta, o bloquinho com crianças e pessoas com deficiência; e na sexta, um baile com o pessoal da Terceira Idade. É a nossa gestão com carinho e sensibilidade demonstrando que, aqui na cidade, tem folia para todas as idades", destacou o prefeito André Coutinho.

O Bloquinho Kids foi comandado pela orquestra Formosa do Frevo, que levou toda a energia dos ritmos carnavalescos tradicionais, embalando o percurso com muito frevo e alegria. A festa também contou com a participação especial da equipe Imaginart, trazendo personagens lúdicos que encantaram as crianças e tornou a experiência ainda mais mágica. 

O bloquinho foi uma iniciativa conjunta das Secretarias de Cultura (Secut), Educação (Seduc), Assistência Social (Semas e Pessoa com Deficiência (SPcD), garantindo um carnaval acessível, inclusivo e repleto de diversão para os pequenos foliões e suas famílias.

"Estamos voltando com as  festividades de carnaval de Cabedelo em um local novo, iniciando pelas festividades infantis, para que as crianças já entrem no clima carnavalesco. Teremos festa no Corredor da Folia, no Dique, nos bairros e, pra isso, a nossa expectativa é muito grande! A nossa estimativa é que nestes festejos, a gente possa atrair uma média de vinte mil pessoas por noite, já que foi feito o maior investimento público no carnaval da cidade. Investimos também nos blocos de rua, nas Donzelas por exemplo, que terão atenção especial e levarão o bloco para a BR 230 - fato que o nosso público tanto queria. E desde o lançamento  da programação entendemos que o carnaval de Cabedelo será uma grande celebração da arte da cultura popular", concluiu Igobergh Bernardo, secretário de Cultura.

Encantados com a animação das personagens e com o ritmo do frevo, as crianças se esbaldaram, dançando, correndo e pulando na folia.

"Foi muito divertido e seguro, principalmente para nós crianças. Brincamos à vontade, até cansar. Seria uma maravilha se todos as festas fossem assim" afirmou a pequena estudante Lohanny Abimaelly, de apenas 7 anos, fantasiada de menina aranha.

A pré adolescente Sofia Chaves  não parou de dançar as coreografias durante o percurso e também na festa do palco. "A gente tem energia pra muito mais. Esse bloco foi muito legal. Os personagens que gostamos e todos aqui pertinho e animados dançando conosco".


Assessoria

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Sessão da 1ª Câmara do TCE tem reprovação das contas de 2023 da Câmara de Monteiro

O não empenhamento de despesas previdenciárias e despesas não comprovadas com serviços de advocacia contribuíram para a desaprovação, na manhã desta quinta-feira (20), pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado, das contas de 2023 apresentadas pela Câmara dos Vereadores de Monteiro. Mas o presidente Idervaldo Campos Beliz, a quem foi imposto débito superior a R$ 11 mil, ainda pode recorrer dessa decisão tomada conforme voto do conselheiro Fernando Catão, relator do processo.

No transcurso da mesma sessão, tiveram suas contas aprovadas a Câmara de Serra da Raiz (2023), os Institutos de Previdência de Nova Palmeira (2021), Remígio (2023), Poço de José de Moura (2015) e, ainda, o Instituto Cachoeirense de Previdência Municipal (2016), em todos os casos com ressalvas.

O órgão fracionário do TCE também entendeu pela regularidade dos repasses previdenciários promovidos pela Procuradoria Geral de Justiça, no exercício de 2023. O DER teve denegado o provimento a recurso de reconsideração com o qual pretendia modificar o acórdão AC1-TC-0877/24 que lhe fora desfavorável quando do julgamento de Termo Aditivo a contrato para manutenção da malha rodoviária.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba tem como integrantes os conselheiros Antonio Gomes Vieira Filho (presidente), Nominando Diniz, Fernando Catão e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). O quorum desta quinta-feira foi completado, quando do julgamento dos dois primeiros processos, pelo conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias. O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.


Assessoria de Comunicação/TCE-PB

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

André Coutinho anuncia Concurso Público para a Semob de Cabedelo

Edital com todos os detalhes e prazos será lançado em breve no site oficial da PMC

Há pouco mais de 2 meses à frente da Prefeitura de Cabedelo, o prefeito André Coutinho anunciou, nesta sexta-feira (14), o 1º concurso público de sua gestão. 

O certame será para preencher vagas no quadro da Secretaria de Mobilidade Urbana. O edital com todos os detalhes e prazos será lançado em breve no site oficial da PMC.

“Este é mais um passo para fortalecer nossa cidade e melhorar a mobilidade urbana e oferecer ainda mais segurança e qualidade de vida à nossa população”, disse André.

Recentemente, o prefeito empossou 107 novos servidores públicos nas áreas de saúde, educação e administrativo, reforçando seu compromisso com a probidade e a eficiência dos serviços públicos prestados à população de Cabedelo. 


Assessoria André Coutinho

Marçal e Gusttavo Lima se reúnem nos EUA e traçam planos para 2026

Segundo o presidente do PRTB, os dois podem fazer uma chapa à Presidência; pesquisas eleitorais definiriam o candidato a chefe do Executivo

O influenciador e empresário Pablo Marçal (PRTB) e o cantor sertanejo Gusttavo Lima se encontraram na última terça-feira (11/2), em Miami (EUA), para discutir estratégias para as eleições de 2026.

Em publicação nas redes sociais, Marçal afirmou que ambos poderiam deixar o Brasil, mas optaram por ficar. “Existe um amor pelo povo e pelo chamado do brasileiro. A cada conversa com o Gusttavo (Lima), a minha certeza aumenta. Os bons se levantarão. Aqueles que não precisam de dinheiro público, mas desejam, de toda alma, transformar o Brasil”, declarou o ex-coach, que foi candidato à Prefeitura de São Paulo neste ano.

Apesar de ser cortejado por outras siglas, Marçal é o nome escolhido pelo PRTB para disputar a Presidência da República, conforme adiantou ao Metrópoles o presidente nacional do partido, Leonardo Avalanche. Sobre a parceria com Gusttavo Lima, o dirigente explicou que os dois pretendem construir um projeto conjunto e que a definição sobre quem lideraria a chapa dependerá das pesquisas eleitorais.

“Os dois estiveram juntos (nos EUA) e vão fazer uma construção em conjunto. Na atualidade, ambos são candidatos à Presidência da República e lá na frente vão estreitar assim: aquele que tiver melhor na pesquisa e mais articulado será candidato a presidente, com apoio do outro”, afirmou Avalanche.

Segundo ele, há diversas possibilidades para a configuração da chapa. “Um sendo vice do outro (à Presidência), candidato a governador em São Paulo ou pode ser simplesmente fazer parte da coordenação da chapa. Eles estão bem alinhados no propósito, enxergando que o Brasil precisa passar por uma transformação maior. Hoje, o nosso candidato é o Pablo Marçal.”

Gusttavo Lima não se pronunciou sobre a reunião.

Desejo do partido é Safadão, mas cantor recusa

Mais cedo, o PRTB manifestou interesse em lançar Wesley Safadão como candidato ao Senado pelo Ceará em 2026. A expectativa era que o cantor se filiasse ao partido até o próximo mês, segundo confirmou Avalanche. Atualmente, Safadão não está filiado a legendas partidárias.

A ideia, no entanto, já esbarrou em um obstáculo: o próprio cantor, que descartou abandonar a música para ingressar na política. Em nota, sua assessoria de imprensa agradeceu o convite do PRTB, mas foi enfática. “Mas [ele] não tem intenção de entrar na política. O negócio dele é música e vaquejada.”

Recentemente, Safadão demonstrou apoio à possível candidatura de Gusttavo Lima à Presidência da República. O cantor chegou a compartilhar, nas redes sociais, uma chamada de vídeo ao lado do Embaixador, com a legenda: “Meu presidente”.

Em entrevista à coluna Grande Angular, do Metrópoles, Lima revelou que pretende disputar o Palácio do Planalto em 2026.


Metrópoles